O Dia de Josué

O Dia de Josué

por Daphne Kirk, www.gnation2gnation.com

Me perguntam com frequência: “Qual deve ser minha prioridade – família ou servir a Deus?”. Eu acredito que essa é a pergunta errada! Josué não disse “Eu servirei ao Senhor e depois servirei minha família”. Ele também não disse “Vou priorizar minha família e depois vou servir ao Senhor”. Ele disse: “Eu e minha casa, NÓS serviremos ao Senhor” (Josué 24:15). Sem priorizar. Ele simplesmente confirmou que nós faremos isso juntos, e eu mostrarei o caminho.

Infelizmente eu vejo famílias destruídas pelo ministério. Eu também vejo o corpo negando os dons por causa desse senso de escolha.

Líderes de célula não precisam escolher. A realidade é que as famílias podem servir a Ele juntos, sejam elas homogêneas ou multigeracionais. Vou dar três exemplos simples que eu espero que inspirem, motivem, tragam uma revolução na forma como os líderes servem com suas famílias e removam o conceito de que eles estão “muito ocupados” para um ou para o outro.

Exemplo 1: Visitar um membro doente da célula pode ser feito frequentemente acompanhado por um dos filhos do líder. Juntos eles podem orar pelo membro ou levar flores ou cartões feitos por toda a família. Depois o(a) líder pode passar um tempo com sua criança no trajeto e talvez parar para tomar algo antes de voltar para casa. Assim, juntos eles servem ao Senhor.

Exemplo 2: Um líder de célula se preparando para a reunião da célula pode sentar com a família, compartilhar o que vai acontecer, ter ideias e orar juntos. Ele ou ela pode lhes dizer depois o que aconteceu na reunião como resultado de sua participação… Juntos eles servem ao Senhor.

Exemplo 3: Os treinadores deveriam ocasionalmente se encontrar, idealmente, não só com o líder de célula, mas também com a família do líder. Quando os pastores têm dias para os líderes de célula, eles podem preparar algo muito especial para seus filhos, para que assim essas crianças possam entender que é um privilégio estar envolvido no ministério.

Eu acredito que a razão para nós termos a síndrome de “Filho de Pastor” ou “Filho de Missionário” ou potencialmente “Filho de Líder de Célula” é porque a liderança não envolveu as crianças no ministério. Quando Deus chamou o pai/mãe para a liderança, Ele tinha a intenção de que esse chamado abençoasse toda a família. É tempo de restaurar os dias de Josué quando as famílias, pais, adolescentes e crianças serviam ao Senhor e ninguém estava “muito ocupado” para o outro.

Daphne