DESENVOLVENDO UMA PERSPECTIVA VENCEDORA – Série Inéditos 11

DESENVOLVENDO UMA PERSPECTIVA VENCEDORA

Pr. Argenildo Carvalho –  Igreja da PAZ (Santarém)

Nm. 13.1-3; 17-331 Então disse o Senhor a Moisés: 2 Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel. De cada tribo de seus pais enviarás um homem, sendo cada qual príncipe entre eles. 3 Moisés, pois, enviou-os do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; eram todos eles homens principais dentre os filhos de Israel. 17 Enviou-os, pois, Moisés a espiar: a terra de Canaã, e disse-lhes: Subi por aqui para o Negebe, e penetrai nas montanhas; 18 e vede a terra, que tal é; e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se pouco ou muito; 19 que tal é a terra em que habita, se boa ou má; que tais são as cidades em que habita, se arraiais ou fortalezas; 20 e que tal é a terra, se gorda ou magra; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. Ora, a estação era a das uvas temporãs. 21 Assim subiram, e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate. 22 E subindo para o Negebe, vieram até Hebrom, onde estavam Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque. (Ora, Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito); 23 Depois vieram até e vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um só cacho, o qual dois homens trouxeram sobre uma verga; trouxeram também romãs e figos. 24 Chamou-se aquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel. 25 Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra. 26 E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 27 E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. 28 Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do Negebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão. 30 Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. 31 Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos. 32 Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos.

 

INTRODUÇÃO

Antes de entrarem na Terra da Promessa, os Israelitas teriam que conquistá-la através do desafio de expulsar os inimigos que a ocupavam por séculos. Assim é as conquistas na vida cristã. Eles entenderam que nasceram para ser um povo dominante, mas sua mentalidade e sua atitude destruíam suas conquistas. Temos que ter a perspectiva correta diante das conquistas do dia-a-dia.

  1. LIDANDO COM DESAFIOS E PROBLEMAS

Diante dos desafios e problemas na vida iremos manifestar uma de duas atitudes:

  1. A atitude de suportar (sobreviver).
  2. A atitude de vencer (triunfar).

A diferença está na mentalidade que carregamos e nas atitudes que temos diante dos desafios.

ATITUDE DO MENDIGO NA FÉ

Você poderá ter um pequeno desafio ou problema e ficar focalizando nele. Isso acabará roubando a sua alegria e fazendo você se sentir miserável e derrotado.

ATITUDE DO HOMEM DE FÉ

Você pode ter um grande problema, um grande desafio; mas se você souber que Deus está no controle e que Ele está trabalhando por trás das cortinas, você terá a perspectiva de um vencedor.

  1. APRENDENDO MAGNIFICAR A DEUS

Magnificar Significa – aumentar o tamanho aparente de algo, com instrumento óptico. Isso significa fazer parecer maior.

Magnificar o Senhor – significa magnificar a sua perspectiva de Deus e não magnificar o problema.

TEMOS QUE PROCLAMAR A GRANDEZA DO SENHOR 

Salmos 34.3 Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome”.

ENGRANDECENDO A DEUS, NÃO O PROBLEMA.

Salmos 35.27“Cantem de alegria e regozijo todos os que desejam ver provada a minha inocência, e sempre repitam: O Senhor seja engrandecido! Ele tem prazer no bem estar do seu servo”.

REALÇANDO O PODER DE DEUS

2 Coríntios 4.7-8“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados”. (Atitude)

  1. DESENVOLVENDO UMA PERSPECTIVA ETERNA SOBRE AS CIRCUNSTÂNCIAS

A perspectiva eterna e esperança em Deus nas coisas por vir sustentaram Paulo no meio de um sofrimento temporário.

Ele chama seus sofrimentos de “… leve e momentânea…” Nada mais. CONFESSE: “Deus está no controle”.“Eu posso vencer esse desafio”.

OLHANDO ALÉM DO PROBLEMA

2 Coríntios 4.17-18 (NVI)“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos, estão produzindo para nós, uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. (Como vemos as coisas)

2 Coríntios 6.4-10“Ao contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas;  em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns”

2 Coríntios 6.4-10“Em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero; na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa”

2 Coríntios 6.4-10“Por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros; como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos”.

2 Coríntios 6.4-10“Entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos outros; nada tendo, mas possuindo tudo”.

  1. O QUE DEUS FAZ NA GUERRA E NA TEMPESTADE
  2. ELE RENOVA AS MINHAS FORÇAS

Isaías 40.31“Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.

  1. ELE GUERREIA AS MINHAS GUERRAS

Salmos 18.28-29 – “Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas. Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas”.

  1. TEMOS QUE TER UMA ESPECTATIVA DE FÉ.

Louvar a Deus em suas dificuldades e viver pela Fé, aumenta a nossa força.

FÉ DIANTE DOS DESAFIOS

Hebreus 11.32-34“Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões”.

Hebreus 11.32-34“Apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram- se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros”.

A IGREJA É UM EXÉRCITO

  1. 34 “Apagaram o poder do fogo, escaparam de serem mortos pela espada. Eles eram fracos, mas se tornaram fortes; eles eram fortes nas batalhas e derrotaram exércitos estrangeiros”.

Eles se posicionaram como valentes na batalha

  1. 34b“Suas fraquezas se tornaram forças. Eles se tornaram fortes na batalha e colocaram exércitos inteiros em fuga”.

VEJAMOS UM EXEMPLO

Números 13.1-2 (NVI)“E o Senhor disse a Moisés: Envie alguns homens em missão de reconhecimento à Terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados”.

Números 13.30 (NVI) – “Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela”.

Números 13.31-33 (NVI)“Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós”. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura”.

Números 13.33 (NVI)“Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.

DUAS ESPECTATIVAS DIFERENTES

Os dois grupos viram os mesmos gigantes (desafios ou problemas).

Um grupo focalizou no tamanho do inimigo.

O outro grupo focalizou no tamanho do seu Deus.

UMA MENTALIDADE DE GIGANTE VERSUS MENTALIDADE DE GAFANHOTO

10 espias misturaram os fatos com falta de fé e levaram o povo a duvidar.

Josué e Calebe misturaram os fatos com fé e tiveram uma vida vitoriosa.

UMA MENTALIDADE DE GIGANTE

1 Samuel 17.32 – “Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”.

1 Samuel 17.45-46 – “Davi, porém, disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o SENHOR o entregará nas minhas mãos.”

  1. NÃO IMPORTA O DESAFIO OU O PROBLEMA, DEUS ESTÁ CONTIGO.

Romanos 8.28 – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.

Salmos 112:4a – “A luz raia nas trevas para o íntegro”.

Tiago 1:2- 4 NVI – “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.

CONCLUSÃO

Você está mostrando para Deus o tamanho de seus problemas? ou você está mostrando para os seus problemas o tamanho do seu Deus?

Aprenda a magnificar o seu Deus e não os seus problemas e Ele lutará as suas batalhas e te dará a vitória, em NOME DE JESUS.

 

Anúncios

Um comentário sobre “DESENVOLVENDO UMA PERSPECTIVA VENCEDORA – Série Inéditos 11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s