DESENVOLVENDO UMA PERSPECTIVA VENCEDORA
Pr. Argenildo Carvalho – Igreja da PAZ (Santarém)
Nm. 13.1-3; 17-33 – 1 Então disse o Senhor a Moisés: 2 Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel. De cada tribo de seus pais enviarás um homem, sendo cada qual príncipe entre eles. 3 Moisés, pois, enviou-os do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; eram todos eles homens principais dentre os filhos de Israel. 17 Enviou-os, pois, Moisés a espiar: a terra de Canaã, e disse-lhes: Subi por aqui para o Negebe, e penetrai nas montanhas; 18 e vede a terra, que tal é; e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se pouco ou muito; 19 que tal é a terra em que habita, se boa ou má; que tais são as cidades em que habita, se arraiais ou fortalezas; 20 e que tal é a terra, se gorda ou magra; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. Ora, a estação era a das uvas temporãs. 21 Assim subiram, e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate. 22 E subindo para o Negebe, vieram até Hebrom, onde estavam Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque. (Ora, Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito); 23 Depois vieram até e vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um só cacho, o qual dois homens trouxeram sobre uma verga; trouxeram também romãs e figos. 24 Chamou-se aquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel. 25 Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra. 26 E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 27 E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. 28 Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do Negebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão. 30 Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. 31 Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos. 32 Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos.
INTRODUÇÃO
Antes de entrarem na Terra da Promessa, os Israelitas teriam que conquistá-la através do desafio de expulsar os inimigos que a ocupavam por séculos. Assim é as conquistas na vida cristã. Eles entenderam que nasceram para ser um povo dominante, mas sua mentalidade e sua atitude destruíam suas conquistas. Temos que ter a perspectiva correta diante das conquistas do dia-a-dia.
- LIDANDO COM DESAFIOS E PROBLEMAS
Diante dos desafios e problemas na vida iremos manifestar uma de duas atitudes:
- A atitude de suportar (sobreviver).
- A atitude de vencer (triunfar).
A diferença está na mentalidade que carregamos e nas atitudes que temos diante dos desafios.
ATITUDE DO MENDIGO NA FÉ
Você poderá ter um pequeno desafio ou problema e ficar focalizando nele. Isso acabará roubando a sua alegria e fazendo você se sentir miserável e derrotado.
ATITUDE DO HOMEM DE FÉ
Você pode ter um grande problema, um grande desafio; mas se você souber que Deus está no controle e que Ele está trabalhando por trás das cortinas, você terá a perspectiva de um vencedor.
- APRENDENDO MAGNIFICAR A DEUS
Magnificar Significa – aumentar o tamanho aparente de algo, com instrumento óptico. Isso significa fazer parecer maior.
Magnificar o Senhor – significa magnificar a sua perspectiva de Deus e não magnificar o problema.
TEMOS QUE PROCLAMAR A GRANDEZA DO SENHOR
Salmos 34.3 – “Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome”.
ENGRANDECENDO A DEUS, NÃO O PROBLEMA.
Salmos 35.27 – “Cantem de alegria e regozijo todos os que desejam ver provada a minha inocência, e sempre repitam: O Senhor seja engrandecido! Ele tem prazer no bem estar do seu servo”.
REALÇANDO O PODER DE DEUS
2 Coríntios 4.7-8“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados”. (Atitude)
- DESENVOLVENDO UMA PERSPECTIVA ETERNA SOBRE AS CIRCUNSTÂNCIAS
A perspectiva eterna e esperança em Deus nas coisas por vir sustentaram Paulo no meio de um sofrimento temporário.
Ele chama seus sofrimentos de “… leve e momentânea…” Nada mais. CONFESSE: “Deus está no controle”.“Eu posso vencer esse desafio”.
OLHANDO ALÉM DO PROBLEMA
2 Coríntios 4.17-18 (NVI) – “Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos, estão produzindo para nós, uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. (Como vemos as coisas)
2 Coríntios 6.4-10 – “Ao contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns”
2 Coríntios 6.4-10 – “Em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero; na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa”
2 Coríntios 6.4-10 – “Por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros; como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos”.
2 Coríntios 6.4-10 – “Entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos outros; nada tendo, mas possuindo tudo”.
- O QUE DEUS FAZ NA GUERRA E NA TEMPESTADE
- ELE RENOVA AS MINHAS FORÇAS
Isaías 40.31“Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.
- ELE GUERREIA AS MINHAS GUERRAS
Salmos 18.28-29 – “Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas. Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas”.
- TEMOS QUE TER UMA ESPECTATIVA DE FÉ.
Louvar a Deus em suas dificuldades e viver pela Fé, aumenta a nossa força.
FÉ DIANTE DOS DESAFIOS
Hebreus 11.32-34 – “Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões”.
Hebreus 11.32-34 – “Apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram- se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros”.
A IGREJA É UM EXÉRCITO
- 34 – “Apagaram o poder do fogo, escaparam de serem mortos pela espada. Eles eram fracos, mas se tornaram fortes; eles eram fortes nas batalhas e derrotaram exércitos estrangeiros”.
Eles se posicionaram como valentes na batalha
- 34b – “Suas fraquezas se tornaram forças. Eles se tornaram fortes na batalha e colocaram exércitos inteiros em fuga”.
VEJAMOS UM EXEMPLO
Números 13.1-2 (NVI) – “E o Senhor disse a Moisés: Envie alguns homens em missão de reconhecimento à Terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados”.
Números 13.30 (NVI) – “Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela”.
Números 13.31-33 (NVI) – “Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós”. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura”.
Números 13.33 (NVI) – “Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.
DUAS ESPECTATIVAS DIFERENTES
Os dois grupos viram os mesmos gigantes (desafios ou problemas).
Um grupo focalizou no tamanho do inimigo.
O outro grupo focalizou no tamanho do seu Deus.
UMA MENTALIDADE DE GIGANTE VERSUS MENTALIDADE DE GAFANHOTO
10 espias misturaram os fatos com falta de fé e levaram o povo a duvidar.
Josué e Calebe misturaram os fatos com fé e tiveram uma vida vitoriosa.
UMA MENTALIDADE DE GIGANTE
1 Samuel 17.32 – “Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”.
1 Samuel 17.45-46 – “Davi, porém, disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o SENHOR o entregará nas minhas mãos.”
- NÃO IMPORTA O DESAFIO OU O PROBLEMA, DEUS ESTÁ CONTIGO.
Romanos 8.28 – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.
Salmos 112:4a – “A luz raia nas trevas para o íntegro”.
Tiago 1:2- 4 NVI – “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.
CONCLUSÃO
Você está mostrando para Deus o tamanho de seus problemas? ou você está mostrando para os seus problemas o tamanho do seu Deus?
Aprenda a magnificar o seu Deus e não os seus problemas e Ele lutará as suas batalhas e te dará a vitória, em NOME DE JESUS.
Uma consideração sobre “DESENVOLVENDO UMA PERSPECTIVA VENCEDORA – Série Inéditos 11”