A Visão do Purê de Batatas – Com vídeo

 

 

A.        INTRODUÇÃO:

 

A visão do “Purê de Batata” parte do princípio bíblico da unidade expressa na oração sacerdotal de Jesus em Jo. 17:20-23.  É necessário que a Igreja Local tenha como todo essa visão para que haja unidade no Corpo. A Célula é o lugar ideal para aprender e praticar a unidade. Ser “um” e ser “família de Deus”; é a expressão verdadeira da unidade do Corpo de Cristo – começando pelas células .

A Célula não pode ser como um saco de batatas aonde não existe unidade (somente união); ele tem que ser um purê de batata aonde as batatas foram amalgamadas de tal forma que é impossível separar uma da outra. Quando a Célula põe em prática a visão do “Purê de Batata” ele sempre se tornará uma Célula atraente e gostosa de participar.

B.        UNIDADE VERDADEIRA

 

1.         Princípios de se tornar um;  At 2:46.

 

a.         Unânimes, definição: “Que é do mesmo sentimento ou da mesma opinião”.

b.        “No templo, …de casa em casa”

 

  • A Igreja primitiva diariamente cultivava a unidade no templo (nos cultos de celebração) e nas casas (Células).

c.         Três palavras importantes em Atos 2:46:

  • Perseveravam: demonstra compromisso e seriedade com o plano de Deus de se tornar um.
  • Alegria: demonstra prazer e gozo na unidade.  É uma escolha.  Em outras palavras nem sempre nossa carne achará gostoso o sacrificar do nosso tempo, planos individuais, etc.,  para cultivar unidade – mas o plano de Deus é que façamos isso com muita alegria genuína!
  • Singeleza: Simplicidade de visão!  Temos que deixar de ser tão complicado,  cheios de  desejos próprios e opiniões egoístas.  Singularidade e simplicidade de visão promove unidade nos seguidores ou cumpridores da mesma.

2.         Resultados de se tornar um;  At 2:42-47.

a.         Mais milagres;  vs. 42-43.

b.         Ajudar as pessoas necessitadas;  vs. 44-45.

c.         Construir relacionamentos fortes;  vs. 46.

d.         Atrair o povo para Jesus;  vs. 47.

3.           A importância de se tornar um.

a.         Abundante graça sobre os cristãos; At 4:32-34.

b.         Crescimento autêntico da igreja; At 5:14; Jo 17:20-23

(… “para que o mundo creia…”)

4.         Como se tornar um em cada Célula? Exemplo do Purê de Batatas:

a.         Com batata crua … Não dá!

b.         Como fazer o purê?

  • Água: Palavra de Deus; Is. 55:11
  • Fogo: Espírito Santo (orar em fé, orar em línguas, guerra espiritual, etc.).  As batatas cruas não podem ver o fogo mas podem sentir o seu efeito.
  • Descascar a batata:  Tirar a máscara; não precisamos tentar parecer alguém espiritual, etc. Temos que ser quebrantados, admitindo que temos muito para aprender e crescer,  Pv. 28:13; Tg. 5:16.

c.         Uma vez prontas, as batatas tem que estar sempre juntas para se almagamarem. At 2:44.  Exemplos:

  • Café da manhã.
  • Almoço no domingo.
  • Praticar esportes juntos.
  • Estimular uns aos outros para crescerem espiritualmente e motivar uns aos outros a uma maior intimidade com Deus e uns com os outros; Hb. 10:24-25.
  • Discipulado vertical e horizontal  um com o outro.
  • Evangelismo juntos (fazer visitas juntos!!).
  • Orar juntos, vigílias, etc.
  • Brincar juntos.

d.         Para evitar que o Purê de Batatas azede:

  • Atmosfera de confiança e transparência.
  • Correr o risco de se abrir sem medo de fofoca.
  • Às vezes tem que confrontar de acordo com  Mt 18:15-17 com firmeza e muito amor.
  • Se humilhar para receber conselho e oração.
  • Evitar a todo custo panelinha (grupinhos introvertidos).  O segredo da Célula ter um “Purê de Batata” gostoso e atraente é trazer e envolver as novas pessoas. Todos os membros da Célula devem ter um coração muito aberto a se envolver com os visitantes e os irmãos das outras Células. Já que queima no coração de cada participante o desejo forte de expandir o Reino de Deus através do crescimento e multiplicação da Célula, uma atmosfera extrovertida permeia o “Purê de Batata” e assim acelera a integração de novas pessoas com muita facilidade.

Pr Abe Huber (Igreja da Paz) Fortaleza

12 comentários em “A Visão do Purê de Batatas – Com vídeo”

  1. a paz de cristo amodos. sou o pastor aguinaldo pacheco, pastor de uma pequena igreja em s.joaquim sc. qui somos apenas 1% de evangélicos. estamos em oração para entrarmos nessa visão e tambem estamos pesquisando materiais de pastores que já estão nessa visão a mais tempo. nos ajude como vcs puderem por favor principalmente em oração.

    Curtir

    1. A paz, pastor Agnaldo, vi seu post e quero dizer que também tenho aprendido desta visão e estou implementando na comunidade em que pastoreio, tem sido uma revolução. Vou orar por Ti. Um grande abraço, Pr. Jean

      Curtir

    2. A paz amado, sou Pr.Adauto da assembléia de Deus em São Ludgero estou fazendo a transição é extraordinário e como voce esta ai agora? sua postagem foi em 2012 mais vim aqui para dizer que estamos nessa visão. Pode me passar seu contato? meu contato para voce Pr (048-999772713) abraço.

      Curtir

  2. Deus tem falado ao meu coracao, a visao o pure de batatas, e algo notavel,vou viver em unidade Deus vai me amalgamar e serei um discipulo verdadeiro

    Curtir

  3. Estamos engatinhando nessa verdade, mas já é claro que somente no amor podemos vivemos a visão do purê de batatas. Deus abençoe.

    Curtir

  4. Que Bênção esta visão, eu como crente as mais de 15 anos sempre imaginei estes textos que foram ministrados que não aconteciam com a igreja, mas hoje sei como aplicar em nossa vida e ministério, hoje como pastor eu quero aplicar em minha vida e na nossa igreja local e sei que este e só o começo .
    Obrigado Pr Abe Huber pela sensibilidade com Deus para descortinar esta visão e colocar a nossa disposição.

    Curtir

  5. A paz a tds quero aqui compartilhar da alegria de fazer parte desse projeto MDA sou ovelha do pastor Marivaldo açailandia ma. E com meus 50 anos de vida cristã, estou vivendo e aprendendo como nunca, a cuidar de vidas a consolidar nos pés do Senhor !!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.