O Centro da Vontade do Coração de Deus é o GERAR FILHOS

INTRODUÇÃO

O Pr Aluizio ao elogiar a cidade de Londrina disse: O que de fato torna essa cidade bela são os irmãos, não são as suas ruas, suas alamedas, suas praças, são os irmãos cheios do Espírito Santo que estão por toda banda aqui, multiplicando célula, gerando discípulos, gerando filhos para Deus, mudando a história desta geração… os irmãos sãos instrumentos para esta geração.

Essa mensagem o pastor Aluízio escreveu um livro.

O que será compartilhado aqui não simplesmente a argumentação daquilo que nós fazemos e porque nós fazemos

Porque somos uma Igreja em célula? Será que é porque queremos ser diferente dos outros, estamos querendo seguir apenas um projeto diferente, queremos ser exóticos aos olhos de outras igrejas evangélicas, certamente que NÃO.

NÓS SEGUIMOS A VISÃO QUE ESTA NO CENTRO DO CORAÇÃO DE DEUS, nós praticamos isso por um entendimento bem claro, NÓS QUEREMOS FAZER A VONTADE DE DEUS!

QUANTOS QUEREM FAZER A VONTADE DE DEUS?

Mais qual é a vontade de Deus? Essa questão é fundamental !

Corremos o risco de investir nossa vida toda fazendo algo para Deus e chegar no final e descobrir que aquilo era o que Deus não queria! Não te dá uma angustia de pensar isso! Sempre gosto de dizer: citando uma ilustração – o Pr Aluízio ministrava em uma Igreja e tinha um irmãos que o nome dele era Cedro e o pastor Aluízio nunca se esqueceu dele por causa do nome, e o Pr Aluízio disse: irmão Cedro, vamos supor que o irmão quisesse fazer um bolo para Jesus, aí o irmão disse: aí o irmão levantou o dedinho e disse – pastor eu sou fabricante de bolo, o pastor disse: não podia ser mais direto então. Vamos supor que ele quer fazer um bolo de chocolate para Jesus, e ele então fica a sua vida toda, com muito zelo, coletando os ingredientes, os melhores possíveis, porque são para Jesus; aí então ele vai trabalhar naquela massa, vai trabalhar, ele esta investindo a sua vida fazendo um bolo que tem que ser o melhor, por que é para Jesus. Um dia ele parte para a Glória, ele é crente, ele é salvo, ele vai entrando então pelos portais da Glória, e lá esta o SENHOR para recebê-lo, VINDE BENDITO DE MEU PAI, e lá vai o irmão Cedro com o seu bolo de chocolate.

O SENHOR percebe que o irmão esta com algo na mão e pergunta: FILHO, ESTOU VENDO ALGO NA SUA MÃO! O QUE É ISSO? Ah, foi bom o SENHOR TER PERGUNTADO (falou o irmão Cedro), eu preparei um bolo de chocolate para o SENHOR, aí o SENHOR disse para ele, NÃO TE CONTARAM NÃO,EU NÃO GOSTO DE BOLO DE CHOCOLATE! EU PREFIRO O DE BAUNILHA! MAIS NÃO TEM PROBLEMA NÃO, VOCÊ PODE DAR PARA O GABRIEL E OS ANJOS ALÍ, PORQUE ELES ADORAM UM BOLINHO DE CHOCOLATE!

Você consegue imaginar a cara do irmão Cedro? O SENHOR não vai fazer uma desfeita dessa comigo! É assim que fala aqui em Londrina também, porque lá em Goiás é assim, você não vai fazer desfeita não, vai comer o bolo que eu fiz sim! Funciona assim com Jesus? Funciona assim com o pastor, não é verdade, quando vai visitar os irmão eles fazem alguma coisa, uma lazanha, um pão de queijo. Querendo não o pastor é obrigado a comer, lá em Goiás quando você não come as pessoas ficam de beiço caído com você! Então pra ninguém ficar ofendido agente acaba engordando!!!!!

O Pr Aluízio contou outra ilustração, ele gosta muito de doce e disse que até troca o prato de comida por doce!! Pois bem foi assim o ocorrido:

Ele foi fazer uma visita com sua esposa e tem um doce que ele não gosta que é a marmelada dura, e irmã disse: pastor eu que o senhor gosta de doce e eu comprei um doce que o senhor vai gostar – a marmelada dura (justamente o doce que ele não gosta). Ele guardou a marmelada dura na bolsa de sua esposa, quando a irmã gostou ela disse: pastor você gosta mesmo de doce hem!!! Vou te dar mais um pedacinho!!!! E trouxe uma “chulapa” de doce.. rsrsrs .. Ele comeu para não fazer desfeita.

Agora você consegue imaginar o Senhor Jesus agindo assim na Glória? Só porque o irmãozinho querido fez para ELE um bolo de chocolate, ELE vai ter que comer? Foi feito com amor e carinho que diz o Pr Abe. É amor e carinho, mais não o que ELE queria!! Não é a vontade d’ELE. Na nossa relação com o SENHOR, ELE é o Senhor e nós somos os seus servos, portanto quem te que agradar o Senhor somos nós, e não o Senhor ter que mudar a sua vontade para se adequar a nossa! Daí há algo fundamental nessa história, estamos falando de princípios espirituais. Isso significa que não adianta fazermos algo para Deus. Esse é o entendimento de muita gente, querem fazer algo para Deus, e não importa o que. Esse é o entendimento comum na Igreja hoje, essa é a compreensão comum, de que a vontade de Deus é o que você gosta, porque se você não gosta, Deus também não gosta! Já ouviram isso? Talvez você não ouviu desse jeito, mais já ouviu algo parecido.

O que importa é a vontade de Deus. É possível que a vontade de Deus seja aquilo que você não quer… é possível sim!!!

Uma das coisas mais angustiantes na vida é investirmos nossa vida, ministério, décadas, trabalhando, fazendo algo, e chegar diante de Deus e aquilo ser consumido pelo fogo, como diz Paulo em 1Co.3, porque não era o que Deus queria.

Se não é o que o SENHOR quer, não tem utilidade para ELE.

Nossa vida precisa ser investida em algo que esteja no centro do coração e da Vontade e Deus!

Isso é chave para nós!

Ministério não é fazer o que você gosta, é descobrir o que Deus deseja!

O maior encargo de um crente é descobrir o que Deus deseja. Por vivermos em um Cristianismo tão egocêntrico, egoísta, nos preocupamos só com o que nós desejamos. E o pastor se preocupa com o que os irmãos desejam, e o culto é feito para agradar os irmãos, e o corinho que cantam aqui é o que os irmãos gostam. Não vai cantar o corinho que o povo não gosta!! Mais e se Deus gostar?

A Igreja que cresce e rompe é aquela que os líderes entenderam que precisão buscar de todo o coração a vontade de Deus. E se a Vontade de Deus for diferente do homem carnal, então vai ter um problema de conflito. Mais é a Vontade de Deus que será feita

Gn.1:28

28 e os abençoou, dizendo:

— Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. NTLH

Para saber o significado as tres palavras principais no original (heb) clique aqui – Fecundos, multiplicar e encher

A maneira de saber o que esta no coração de alguém é o que ele fala freqüentemente, Jesus disse que a boca fala do o que o coração esta cheio, aquilo que é freqüentemente dito, repetido, com certeza é aquilo que esta no coração. As primeiras palavras e as ultimas palavras de um governante são o que há de mais importante.

Como que eu posso fazer para saber o que esta no coração de Deus? Aquilo que se fala frequentemente é aquilo que esta no coração, ou as primeiras palavras, ou o primeiro discurso do presidente do US parou o mundo. Este texto é a primeira coisa que Deus esta falando, Deus abençoou e depois disse: sede fecundo, multiplique-se e encha a terra

Deus deseja que Adão tenha filhos. Deus quer filhos. Até aqui Adão não havia pecado e Deus deseja muitos filhos, Adão carrega a imagem de Deus e seus filhos serão seram a imagem de Deus – isso se revela em Rm 8 – o primogênito entre muitos irmãos. O Coração de Deus e para ter filhos. O centro do coração de Deus é GERAR.

Édem significa – delícias

É muito fácil classificarmos as Igrejas. Existem as Igreja em Células e as Igreja de Programa.

A igreja e células é um paradigma que tem como centro gerar filhos para Deus. Na Visão celular tudo se multiplica – Lideres, células, igrejas.

A Igreja de Programa, o seu centro e fazer algo para Deus, cheia de atividades, muitos programas para completar agenda.

Existem somente dois tipos de Igrejas:

Igrejas que fazem

Igrejas que geram

Você vai fazer ou gerar?

Os três começos de Deus.

Tres começos porque precisou começar três vezes mesmo até que o propósito de Deus fosse alcançado.

O primeiro começo de DEUS é CRIAR o homem

1º – Deus cria o homem, para que? Para fazer ou gerar? Deus não mandou Adão fazer nada, Deus cria o ser humano e o coloca no Jardim do Édem- (sig. delícias), isso é algo muito sugestivo, Adão foi criado por Deus para gerar e não para fazer, Deus não o colocou em uma fábrica, Deus o colocou em um jardim, um jardim é um lugar que se vai para desfrutar. Deus colocou o homem naquele jardim porque ELE queria desfrutar do homem naquele jardim.

Ele foi criado no sexto e o 1º dia do homem foi o sétimo dia – dia de descanso – Deus fica cansado? Descanso na bíblia significa desfrute.

O que interessa para Deus é gerar filhos. Se você puder pagar para alguém para fazer as coisas na Igreja, pague, porque o que interessa é gerar filhos.

O que interessa é saber onde estão os filhos!

Gerar é o centro do coração de Deus

Adão cometeu alta traição contra Deus e foi destituído da Glória de Deus. Gn. 5:3 ( gerou filhos conforme sua semelhança e imagem de Deus). Depois do pecado a imagem passou a ficar desfigurada.

Quando Jesus veio foi estabecida uma nova raça

O 1º Adão era alma vivente, o ultimo Adão é espírito vivificante

1Co.15:45 – Jesus é ESPÍRITO VIVIFICANTE

VS. 47 – 1º terreno e o 2º do céu

Na terra existem duas raças a luz da Palavra de Deus. A raça do primeiro Adão e do Ultimo Adão. Aqueles que são almas viventes e aqueles que são espíritos vivificantes

O primeiro Adão gerava, alma vivente, hoje precisamos gerar filhos espirituais, no segundo Adão VS. 47.

Existe na Igreja uma tensão entre o fazer e o gerar . Ver Gn. 4:17:26

Caim construiu uma cidade, fez (fazer) – ele até gerou – Caim era pai de uma atividade – se existisse uma revista de talentos eles seriam

Gn.5:4 ,7, 10 – filhos e filhas – estes geraram.

A diferença básica entre estes dois grupos era que um fazia e outro gerava. Os homens do capítulo 4 não temos a informação

2º- Começo – Noé gerou algo para Deus, o foco era gerar, aos olhos dos homens Noé fez alguma coisa para os homens se comparando com os filhos de Caim?

Pro mundo gerar não significa nada, uma perda de tempo – é o mesmo que as pessoas pensaram de Noé, é o mesmo

Noé fez com o foco em gerar isso é diferença.

Contou sobre um fato que aconteceu de um canal na Cultura de Goiás e com uma conversa com o governador eles tiveram o horário de volta.

O mundo não precisa de cura ele esta morto, precisa de vida, Salvação

Vamos mudar essa geração ganhando vidas!

A luz da Bílbia

1Pe.2:9

Deus resolveu começar denovo

Gn.9:1 é igual a Gn. 1:28

A geração que veio de Nóe falhou também Gn. 11:1 (celebre – famoso).

Em Gn. 4 temos uma mentalidade de Caim –

Babel vira babilônia

0894 בבל Babel

procedente de 1101, grego 897 Βαβυλων; DITAT – 197; n pr loc

Babel ou Babilônia = “confusão (por mistura)”

1) Babel ou Babilônia, o antigo lugar eóu capital da Babilônia (atual Hillah) situado junto ao Eufrates

Na célula precisamos gerar, porque o fazer acaba.

Quando temos um filho cuidamos por amor, cuidamos mesmo sem motivação

O Verdadeiro líder de célula tem prazer de ver o filho e a verdadeira motivação vem do filho. Quem esta fazendo precisa ter alguém sempre puxando, sempre falando, quem gera

Deus esta procurando verdadeiros adoradores porque existem poucos e precisam ser gerados. Em Jo. 4:24 A mulher samaritana ao se converter, gerou filhos.

Gerar filhos para o mundo não é nada, o fazer é mais importante.

Tem que se valorizado quem gera

Um irmão disse um dia disse: ah… o pastor não esta entendendo direito as coisas, o centro do coração de Deus não é ter filhos, Deus procura adoradores. Lá Jo. 4:24 – Deus procura verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade, Deus procura ou não procura. Aí o irmão disse, sabe porque Deus procura pastor? Porque a Igreja não adora! Pode ser que tenha irmãos assim, aí o pastor disse que iria dizer o por que Deus procura, não é porque não tem, Deus tem adoradores, e ELE esta procurando porque quer mais adoradores.

Deus quer que geremos adoradores. O Centro da Visão celular é gerar. É 1ª condição para se assumir ministério na Igreja. O pastor disse que recebe muitos pastores em sua Igreja e que ele com muito respeito diz que essa pessoas só irá continuar sendo pastor quando ele tiver as suas ovelhas. Pastor que é pastor tem ovelhas. Pastor não é um título isso se deve ao fato de que há uma valorização no gerar.

Se uma irmã resolve parar com o trabalho para cuidar de filho, o que o pessoal fala dela: a irmão Monica tem seus pais simples, que deram muito duro para pagar a faculdade de medicina, muito caro, pagou seis anos, aí casou e chega para o pai e fala que vai lagar a medicina para cuidar dos filhos.. o que o pai vai falar dela? Ter filho não é nada, ser médico é tudo. Crianças não são nada na Igreja. Temos que ganhar essa geração, que é a próxima.

3º- começo – Gn.12

Para Adão e Noé – Deus os abençoou

Para Abraão – se tu uma bênção

Seja uma benção , em ti serão abençoadas todas as famílias da terra. O nome Abrão significa

Abrão – 087 אברם ’Abram

forma contrata procedente de 48; n pr m

Abrão = “pai exaltado”

1) nome original de Abraão

Deus muda o nome de Abrão para Abraão.

085 אברהם ’Abraham

forma contrata procedente de 1 com uma raiz não usada (provavelmente significando ser populoso), grego11 Αβρααμ; DITAT – 4b; n pr m

Abraão = “pai de uma multidão” ou “chefe de multidão”

1) amigo de Deus e fundador da nação dos hebreus através da aliança e eleição de Deus

Quando Deus da o nome, ELE esta contando o que se espera.

Você é pai. To te chamando para isso. Para que Deus chamou Abraão? Para fazer algo para Deus? O que Abraão fez para Deus? Abraão não fez anda! Ele é o pai da fé, mais ele não fez nada. Deus só disse uma coisa para ele: Abraão EU só quero que você tenha filhos. Porque EU quero abençoar a muitos através de você, você vai gerar muitos filhos. Abraão e Sara tinham um probleminha, eles não podiam ter filhos. O que você sentiria se Deus te mandasse fazer algo que você não consegue? Ele poderia dizer : SENHOR per qualquer outra coisa pra mim, porque eu e minha esposa não vamos poder ter filhos. Porque Deus faz questão de pedir algo a alguém que não pode? Isso se aplica a nós. Qual que é a coisa que mais incomoda pastor. É perguntar quanto membros tem na Igreja dele! Tem gente que a quando nós perguntamos quantos membros tem, eles fecham a cara. Em uma dessas conferências um irmão disse ao Pr Aluízio, Pr eu não tenho o poder de converter ninguém não e você acha que tem o poder de gerar? E o pastor disse: acho e você é como Sara, estéril. Mas Deus falou para Sara: Você vai ter esse menino. Sabe qual foi a única atitude de Sara? Concordar com Deus e dizer concordo e creio, vou chorar, vou jejuar, vou gemer mais os meus filhos vão aparecer. Porque que não gera filhos? Porque se acomoda nesta postura. (Eu não tenho poder de gerar não, de converter alguém, imagina se eu tenho esse poder de converter alguém, isso é obra de Deus). É verdade, isso é obra de Deus, mais vai usar você como instrumento, a Palavra vai sair da sua boca, vai germinar e você vai gerar filho para Deus. Você não tem o poder, mai o Espírito Santo tem esse poder! Agora, óbviu que isso vai gerar em você crise, conflito, angustia. Para isso tem que ter o encargo, líderes que tem esse encargo, que respondem a Deus, esse vão ver os filhos, para isso vão ter que superar o de Babel que é a atitude de fazer coisas o tempo inteiro. Sua célula não pode ser algo que você faz. O líder da célula te um desafio em Goiania, lá se faz 6 encontros por semana, no mínimo o líder da célula tem o desafio de enviar 6 pessoas por ano para esse encontros. Um a cada 2 meses. Um líder de célula que, é um departamento da Igreja, 1º qual é a atitude dele: quarta feira de manhã ele acorda e diz: ai meu Deus tem célula hoje, ele vai porque ele é um responsável, um bom crente, ele vai cumprir a atividade que é designada a ele, ele vai para célula, dirige a reunião, acabou a célula ele cai no sofá e diz: aahhh agora só quarta feira que vem!! Aleluia….. tipo assim: Fiz meu serviço!! Ele está gerando? NÂO… Ele fez algo, fez a célula. Não podemos confundir as coisas. Podemos ter uma igreja com muitos grupos pequenos que ainda não entenderão o que é gerar até hoje! Aí um líder de célula diz que o pastor falou (de alguma igreja local) que o nosso encontro é semana que vem e temos que mandar algum irmão, aí os irmãos da célula notam que não tem ninguém pra gente mandar, aí alguém fala: eu tenho um primo aí que disse que pagarem para ele, ele vai. Aí este irmão diz: aí gente, vamos fazer uma vaquinha, vamos fazer uma vaquinha para levar o primo do fulano, porque ele vai ter que ir no encontro então. Aí faz a inscrição do fulano e no dia do encontro, sexta feira a noite, coloca o rapaz dentro ônibus e depois dizem: Graças a Deus, já fizemos o nosso trabalho. Agora é com os pastores, vamos ver ser eles tem unção agora. Se converte ou não converte e daí, nós fizemos a nossa parte! Isso não é gerar, quem gera tem um encargo com aquilo que faz. Como seria um líder que tem esse encargo de gerar: 1º ele não faz em função de um evento, ele constantemente tem o encargo de orar na célula por pessoas, quem sabe tem até o mural com os nomes das pessoas e o líder pergunta para os irmãos durante a semana se alguns destes irmãos tem dado algum sinal de estar aberto, se não eles continuam orando, chorando, jejuando. Eles tem um encargo em Deus. Até que um dia alguém abriu-se e dirá que tem um primo ou conhece alguém que esta em crise, ele esta aberto, quer ir ao encontro. E todo o processo da volta do encontro!!!!!!

Nós geramos filhos para Deus.

Abrão teve um conflito.

As coisas que são feitas por si só se perdem. Vamos levar para Deus os muitos filhos que o Senhor nos deu.

1Co. 3 – um fogo que vai testar

Madeira, palha e feno – Tudo aquilo que você pode fazer

Ouro – Tudo aqui que Deus pode fazer

Hb. 1:7 – “Fogo não destrói o fogo” – Fogo só aumenta fogo. Deus deseja filhos que sejam semelhantes a ele. Aqui o que fazemos passa, o geramos permanece

Jesus só gerou, não construiu, não organizou uma entidade chamada igreja, ELE ficou gerando durante três anos e meio seus discípulos. Quem não tem discípulos não tem nada.

Dar presente é uma arte e a melhor maneira e descobrir o que o outro gosta e uma outra maneira é descobrir o que o outro o gosta e não tem. Uma coisa Deus não tem – ele pede filho dá-me o seu coração, o do vizinho. Deus não tem o tanto de filho que gostaria de ter.

Nada mais motiva o pai a não ser vendo o filho. O Verdadeiro Líder de célula está gerando filhos para Deus.

Não preciso receber elogios de mais ninguém, basta eu ver os filhos. Quem esta fazendo precisa de ter alguém ali, pra levar ele adiante. Isso acontece quando valorizamos o gerar filhos para Deus.

Gerar é importante

Evangelizar não é gerar

Ser fecundo é evangelizar, mais multiplicar-se é discipular

Pr Andre Henrique Torres Ribeiro

[1]Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada – Com Números de Strong . Sociedade Bíblica do Brasil

[2]Sociedade Bíblica do Brasil. 2000; 2005. Nova Tradução na Linguagem de Hoje . Sociedade Bíblica do Brasil

3 comentários sobre “O Centro da Vontade do Coração de Deus é o GERAR FILHOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s