6- NOVA CRIATURA Lição 6 O BATISMO NAS ÁGUAS

O que é batismo?
A palavra batismo significa imersão ou aspersão?

1. Como Jesus foi batizado (Mateus 3:15)? ________________________________________________________________

2. Jesus foi batizado como adulto ou como criança (Lucas 3:21-23)?_____________________________________________________________
a) A Bíblia em nenhum lugar menciona o batismo de crianças, considerando que uma criança com sua mente limitada não compreende o que significa crer e se arrepender, e a res¬peito delas a bíblia diz: “Dos tais é o reino de Deus” (Mateus 10:14).
3. Jesus mandou que nós fôssemos batizados no nome do __________, do___________ e do _______________ _____________ (Mateus 28:19).
4. Isto foi uma ordem ou uma sugestão? ___________________________________________________________

Cinco razões para sermos batizados nas águas:
1. O batismo é uma ordenança de Jesus.
a. Porque temos que guardar (obedecer) tudo o que Jesus nos ordenou. E Ele mandou que seus discípulos fossem batizados (Mateus 28:20).
b. “Quem crer e for _______________, será _____________” (Marcos 16:16).
c. Qual dos dois: “crer” ou “ser batizado” vem primeiro? _________ (Marcos 16:16).
d. “Mas, quem não for batizado será condenado” (Marcos 16:16).
( ) Verdadeiro ( ) Falso
e. “Mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16).
( ) Verdadeiro ( ) Falso
f. O ladrão que fez de Jesus Rei de sua vida foi salvo? ___________
g. Ele foi batizado (Lucas 23:42-43)? _________

2. O batismo é um testemunho público do poder transformador de Jesus.
O Batismo é um testemunho perante Deus e perante os homens da sua salvação completa deste mundo perdido. Por isso é muito importante no seu batismo, você convidar todos os seus amigos e parentes para assistirem a essa demonstração do poder transformador de Jesus.
3. O batismo é a “aliança” da sua união com Cristo.
Um exemplo que nos ajuda a entender o Batismo nas águas é o seguinte:
Duas pessoas se casam, e depois usam a aliança demons¬trando ao mundo que estão casadas. Assim, você também faz de Jesus o Rei de sua vida, e depois é batizado, demonstrando ao mundo que você é um Servo do Rei Jesus e uma Nova Pessoa. O Batismo, então, é também um símbolo da sua união com Jesus. Mas, primeiro vem a união com Jesus, depois segue-se o símbolo dessa união.
4. O batismo é a demonstração do seu culto fúnebre e da sua ressurreição para uma nova vida.
No batismo, você está demonstrando o que já aconteceu na sua vida, ou seja, a sua união com Ele na sua morte, sepultamento e ressurreição em Cristo. Quando nascemos de novo, o velho homem morreu, mas no batismo nos apropriamos do enterro e sepultamento deste velho homem e libe¬ramos a fé de que, ao sairmos das águas, somente o novo homem permanecerá em nós.
a. O Batismo significa o nosso ____________________ com Jesus na sua morte, e a ___________________ dentre os mortos pela glória do Pai.
b. “Assim também andemos nós em___________ de _______ (Rm. 6:3-4).
5. O batismo é um contato de Fé.
Se Jesus for o Rei e Senhor da sua vida, você já é uma Nova Pessoa (II Cor. 5:17), mas você precisa se apropriar disso pela ______ (Hb. 11:6).
O Batismo, então, torna-se um contato de fé, onde você se apropria, daquele momento em diante, ainda mais desta maravi¬lhosa realidade, que você é uma Nova Criatura em Jesus. Não é o Batismo que nos faz uma Nova Criatura. É preciso ser uma Nova Criatura antes de batizar-se. O Batismo, porém, é um meio pelo qual você pode se apropriar pela fé ainda mais daquilo que você já é: uma Nova Criatura. (Romanos 6:3-11).
“Assim também vós considerai-vos _____________________ para o _____________, mas _____________ para ____________ em Cristo Jesus. Não reine portanto, o __________________ em vosso corpo mortal de maneira que ____________ ás suas _______________; nem _________________ cada um os membros do seu ______________ ao ______________ como instrumento de __________________; mas _________________ a Deus Como ___________________, dentre os ______________ e os vossos membros a Deus como ____________¬____ de _______________ “ (Rm. 6:11-13).

Anúncios

4 comentários sobre “6- NOVA CRIATURA Lição 6 O BATISMO NAS ÁGUAS

  1. ESTANISLAU disse:

    Sou dirigente da Igreja Batista PALAVRA DA VIDA em Porto Velho-RO, este assunto é exencial para orientar-mos os que estão na dúvida. Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s