6- NOVA CRIATURA Lição 6 O BATISMO

Resultado de imagem para batismos

O que é batismo?
É um testemunho público do poder transformador de Jesus

A palavra batismo significa imersão ou aspersão?

Para refletirmos:
  A ênfase do batismo está no que significa, e não propriamente no modo como é feito. Paulo batizou o carcereiro e sua família sem indicar como foi feito tal batismo. Muitos cristãos do primeiro século devem ter sido batizados nas prisões usando dos meios e condições disponíveis. Se perguntasse a um muçulmano se ele não veria problema em eu batizar seu filho em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo tenho certeza de que ele iria se opor, independente se o batismo fosse por imersão ou aspersão. No entendimento de um muçulmano uma pessoa batizada se torna cristã, um entendimento que infelizmente muitos cristãos não têm.

Batizar é uma ordem que foi dada a quem batiza, portanto fica a critério deste como proceder, desde que seja com água, muita ou pouca.

“Quanto à imersão, por causa de 1 Coríntios 10 eu fico um pouco em dúvida se o batismo seria exclusivamente por imersão, mas não creio que originalmente ele tenha sido praticado por aspersão. No sistema (religioso) inglês, no início, a aspersão era permitida em caso de comprovada fragilidade da criança. No sistema grego a aspersão não é permitida de modo nenhum. Sepultado e morto é a ideia que traz a imersão, ao menos no sentido de se entrar na água e então ser coberto ou tê-la derramada sobre a cabeça, como aconteceu no mar e pela nuvem. Mas eu não repetiria um batismo feito com a intenção correta, só em função da quantidade de água utilizada ter sido muita ou pouca” J. N. Darby – Letters Vol. 1, number 253.

“A força do termo ‘batismo’ no Novo Testamento não depende nem um pouco da maneira como é realizado. Quando, no caso de Israel, ‘todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar’ (1 Co 1:10) eles não foram imersos nem numa ocasião, nem na outra, e tentar fazer a passagem significar que tivessem sido (imersos) seria absoluta tolice. Daquela maneira maravilhosa eles foram retirados de seu passado no Egito e introduzidos na escola de Moisés, tendo sido tal admissão acompanhada de uma maravilhosa lição do poder e majestade de um Deus Salvador… 

“Quanto à maneira do batismo, alega-se que deve ser por imersão por causa do significado original da palavra que traz a ideia de sepultamento que sempre demos à mesma. Todavia, o fato de as cerimônias [judaicas] de aspersão mencionadas em Hebreus 6:2 serem chamadas de batismos destrói o argumento geralmente feito de que apenas a imersão pode ser chamada de batismo. Também fica evidente que a palavra é usada em outras ocasiões onde não ocorreu imersão, como no caso do Mar Vermelho, e que a ênfase é colocada não sobre a maneira, mas sobre seus efeitos. Eu creio que seria impossível provar de vez que o modo bíblico seria a imersão, e muito menos que é disso que tudo depende. 

“Não existe um mandamento para todos serem batizados, como se fosse imperativo que cada crente por si mesmo tivesse a iniciativa de se batizar. O mandamento universal é dado apenas ao que batiza, deixando margem para ser aplicado de maneiras diferentes em diferentes casos. ‘Quem crer e for batizado’ é acrescentado à ordem de pregar o evangelho, que é o assunto; mas alguém que tenha sido batizado na infância e depois venha a crer já possui estes dois requisitos (crer e ser batizado). Que a ênfase está em crer no evangelho fica claro pela conclusão da passagem, ‘quem não crer será condenado’. Ninguém aplicaria isto às crianças.

“O fato de o batismo não ser para se entrar na igreja demonstra que não tem a ver com a casa de Deus, que é a igreja. Também demonstra a razão porquê uma diferença de interpretação acerca disso não poder excluir alguém da mesa do Senhor, a qual é o sinal de membresia no ‘um só corpo’ de Cristo (1 Co 10:17). O batismo é algo individual; a ceia do Senhor é uma comunhão coletiva”. – F. W. Grant, “Reasons for My Faith as to Baptism”.

“Fica evidente que a imersão era o procedimento bíblico, porém a aspersão se tornou comum e a profissão cristã é assim reconhecida. A água (muita ou pouca) significa associação com a morte de Cristo. O batismo não se refere ao estado subjetivo de espírito da pessoa no momento. O batismo não confere qualquer virtude ao batizado, é algo totalmente objetivo.” T. Oliver – “Scripture Quarterly” 

1. Como Jesus foi batizado (Mateus 3:13 a 17)? ________________________________________________________________

2. Jesus foi batizado como adulto ou como criança (Lucas 3:21-23)?_____________________________________________________________
a) A Bíblia em nenhum lugar menciona o batismo de crianças, considerando que uma criança com sua mente limitada não compreende o que significa crer e se arrepender, e a respeito delas a bíblia diz: “Dos tais é o reino de Deus” (Mateus 10:14).
3. Jesus mandou que nós fôssemos batizados no nome do __________, do___________ e do _______________ _____________ (Mateus 28:19).
4. Isto foi uma ordem ou uma sugestão? ___________________________________________________________

Cinco razões para sermos batizados nas águas:
1. O batismo é uma ordenança de Jesus.
a. Porque temos que guardar (obedecer) tudo o que Jesus nos ordenou. E Ele mandou que seus discípulos fossem batizados (Mateus 28:20).
b. “Quem crer e for _______________, será _____________” (Marcos 16:16).
c. Qual dos dois: “crer” ou “ser batizado” vem primeiro? _________ (Marcos 16:16).
d. “Mas, quem não for batizado será condenado” (Marcos 16:16).
( ) Verdadeiro ( ) Falso
e. “Mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16).
( ) Verdadeiro ( ) Falso
f. O ladrão que fez de Jesus Rei de sua vida foi salvo? ___________
g. Ele foi batizado (Lucas 23:42-43)? _________

2. O batismo é um testemunho público do poder transformador de Jesus.
O Batismo é um testemunho perante Deus e perante os homens da sua salvação completa deste mundo perdido. Por isso é muito importante no seu batismo, você convidar todos os seus amigos e parentes para assistirem a essa demonstração do poder transformador de Jesus.
3. O batismo é a “aliança” da sua união com Cristo.
Um exemplo que nos ajuda a entender o Batismo nas águas é o seguinte:
Duas pessoas se casam, e depois usam a aliança demonstrando ao mundo que estão casadas. Assim, você também faz de Jesus o Rei de sua vida, e depois é batizado, demonstrando ao mundo que você é um Servo do Rei Jesus e uma Nova Pessoa. O Batismo, então, é também um símbolo da sua união com Jesus. Mas, primeiro vem a união com Jesus, depois segue-se o símbolo dessa união.
4. O batismo é a demonstração do seu culto fúnebre e da sua ressurreição para uma nova vida. No batismo, você está demonstrando o que já aconteceu na sua vida, ou seja, a sua união com Ele na sua morte, sepultamento e ressurreição em Cristo. Quando nascemos de novo, o velho homem morreu, mas no batismo nos apropriamos do enterro e sepultamento deste velho homem e liberamos a fé de que, ao sairmos das águas, somente o novo homem permanecerá em nós.
a. O Batismo significa o nosso ____________________ com Jesus na sua morte, e a ___________________ dentre os mortos pela glória do Pai.
b. “Assim também andemos nós em___________ de _______ (Rm. 6:3-4).
5. O batismo é um contato de Fé.
Se Jesus for o Rei e Senhor da sua vida, você já é uma Nova Pessoa (II Cor. 5:17), mas você precisa se apropriar disso pela ______ (Hb. 11:6).
O Batismo, então, torna-se um contato de fé, onde você se apropria, daquele momento em diante, ainda mais desta maravilhosa realidade, que você é uma Nova Criatura em Jesus. Não é o Batismo que nos faz uma Nova Criatura. É preciso ser uma Nova Criatura antes de batizar-se. O Batismo, porém, é um meio pelo qual você pode se apropriar pela fé ainda mais daquilo que você já é: uma Nova Criatura. (Romanos 6:3-11).
“Assim também vós considerai-vos _____________________ para o _____________, mas _____________ para ____________ em Cristo Jesus. Não reine portanto, o __________________ em vosso corpo mortal de maneira que ____________ ás suas _______________; nem _________________ cada um os membros do seu ______________ ao ______________ como instrumento de __________________; mas _________________ a Deus Como ___________________, dentre os ______________ e os vossos membros a Deus como ____________¬____ de _______________ “ (Rm. 6:11-13).

Anúncios

6 comentários sobre “6- NOVA CRIATURA Lição 6 O BATISMO

  1. ESTANISLAU disse:

    Sou dirigente da Igreja Batista PALAVRA DA VIDA em Porto Velho-RO, este assunto é exencial para orientar-mos os que estão na dúvida. Obrigado

  2. Diná disse:

    Graça e paz ,irmão eu nasci em um lar de Cristãos meu Pai e minha mãe eram crentes em Cristo ,eu afastei do caminho porque não era crente ou seja não era salva ,me casei e me separei ,conheci outro rapaz me casei e constitui família, quando minha filha estava com dois anos de idade tive um verdadeiro encontro com Cristo ,É agora vivo pela fé em Cristo ,Mais não fui batizada e não entendo porquê, gostaria que o irmão puder me esclarecer algumas dúvidas, sei que não vou perder a salvação por não ser batizada .

    • Graça e Paz…. Realmente o Batismo não salva, o ladrão da cruz é o maior exemplos bíblico para afirmarmos isso… Entretanto, Jesus não teria necessidade de se batizar também, afinal, Ele é o filho de Deus, porém, mesmo assim, foi até João Batista para ser batizado, nos deixando exemplo… Por isso a exemplo de Cristo, devemos ser batizados…. O Batismo é o nosso sinal público que estamos vivendo uma Nova Vida em Cristo….fico a disposição querida irmã!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s