A ALTIVEZ DO HOMEM DIANTE DA VONTADE DE DEUS
Texto: João 3:22-30
22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. 23 Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado. 24 Pois João ainda não tinha sido encarcerado. 25 Ora, entre os discípulos de João e um judeu suscitou-se uma contenda com respeito à purificação. 26 E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro. 27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada. 28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor. 29 O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim. 30 Convém que ele cresça e que eu diminua.
INTRODUÇÃO
O texto através de João Batista nos ensina lições importantes de como procedermos na vida cristã e que simplesmente a finalidade de cada um, não é de dar glória a si mesmo e sim de transferi-la para Deus.
O PRINCÍPIO DA RENÚNCIA
Lucas 9:23 – Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
– QUE DIMINUA O EU. (Colossenses 2:18) – Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
– QUE DIMINUA A JUSTIÇA PRÓPRIA. (Romanos 10:3) – Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.
– QUE DIMINUA A NATUREZA DO PECADO. (Salmo 51:2) – Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
PRECISO RENUNCIAR A MIM MESMO, POIS CRISTO QUE VIVE EM MIM
Gálatas 2:20 – logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
A ÚNICA ESPERANÇA DE GLÓRIA QUE PODEMOS TER É CRISTO EM NÓS
Colossenses 1:27 – Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;
DEUS NÃO DÁ SUA GLÓRIA A NINGUÉM
Isaías 42: 8 – Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.
O CARÁTER É FORJADO NO DESERTO
Þ Abraão – Teve sua fé provada por muitas vezes nos desertos da vida.
Þ Povo de Israel no Egito – Antes de chegarem à Canaã passaram pelo deserto para ter suas atitudes corrigidas e para se livrarem do Egito que existia dentro deles.
Þ Moisés – Mesmo depois de tanto luxo na casa de Faraó seu caráter se revelou e foi tratado por Deus no deserto.
Þ Jesus – Lucas 4. 1 – O Filho de Deus foi ao deserto como exemplo para nós para sabermos que podemos vencer as tentações no deserto.
JOÃO BATISTA NOS ENSINA UMA LINDA LIÇÃO DE HUMILDADE
– SEMPRE SOUBE QUAL SERIA SUA MISSÃO– 28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor.
– NUNCA SE DEIXOU INFLUENCIAR– 28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor.
– CUMPRIU SUA MISSÃO E SE RETIROU– 30 Convém que ele cresça e que eu diminua.
JOÃO BATISTA VEIO AO MUNDO PARA ANUNCIAR A CRISTO E NADA MAIS DO QUE ISSO.
JOÃO BATISTA VEIO PARA PROCLAMAR JESUS E NÃO EXALTAR A SI MESMO.
Provérbios 25:2 – A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.
Conclusão
Se quisermos ser grandes no reino de Deus precisamos entender que ser grande em seu Reino significa ser o menor, significa se humilhar, significa que muitas vezes o deserto será visitado para que o caráter de Cristo seja forjado em nós.
Devemos ter o mesmo objetivo de vida que teve João Batista e desejar que Jesus, cresça e que cada um de nós diminua. Não haja concorrência entre nós e o Senhor, pois qualquer concorrência com o Todo Poderoso é uma grande tolice, pois só a Ele a honra, a glória e o poder. Ele é excelso e exaltado, não há ninguém que se compare a Ele. Somos seus filhos, seus cooperadores nesse mundo, somos responsáveis por levar sua mensagem de amor e viver de modo digno de sermos chamados pelo seu nome.
Não a nós Senhor, não a nós, mas a Ti TODA A GLÓRIA!!!
Uma consideração sobre “A ALTIVEZ DO HOMEM DIANTE DA VONTADE DE DEUS”