Tornando-se um Modelo de Igreja em Células
por Joel Comiskey
Nós chegamos ao último blog do tema de setembro sobre a importância dos valores e princípios em construir modelos fortes. Nós temos falado sobre a necessidade de categorizar e promover aqueles valores na congregação, líder de célula e equipe de liderança. O objetivo de cada igreja é tornar-se um modelo em sua própria cultura, contexto e local de trabalho. Ainda, quando nós usamos a palavra “modelo” , com frequência nós visualizamos a “full gospel Yoido”, Betânia ou Elim.
Primeiro, o modelo não precisa ser uma grande igreja. Pequenas igrejas em células também podem ser modelos de saúde, transformação pessoal e evangelismo. Crescimento numérico é relativo à localidade, receptividade da cultura, etc. Eu tenho feito seminários e consultorias na Espanha. No centro da Espanha, uma igreja de 8-10 células seria considerado um modelo de igreja em célula. Em lugares mais restritos ao redor do mundo, modelos de igreja em células podem ser muito menores.
Segundo, foco na saúde é a fundação para o crescimento de um modelo de igreja em células. Eu gosto de um dos princípios que Mario Vega ressaltou no blog da última quinta do Randall Neighbour. O princípio é assim: “Multiplicação é um sinal visível de discipulado e saúde espiritual.” Esta única frase deveria guiá-lo no desenvolvimento de uma ministração de células efetivas. .
Terceira, nem toda igreja grande é modelo. De fato, há muitas igrejas em células grandes que eu nunca as promoveria. Por que? Porque a igreja tem uma mentalidade de construir castelos e estão tentando promover a si mesmo. Quando uma igreja se torna um exemplo de igreja em células no qual outras são estimuladas a seguir, o pastor e a igreja jamais deveriam agir como se eles tivessem o único modelo correto. Ao invés disso o pastor deveria promover os princípios e valores que o tornaram modelo! Elim é um bom exemplo de ser capaz de poder olhar além do seu próprio exemplo com intuito de promover os princípios da igreja em células ao redor do mundo. Nós temos aprendido de Elim que as chaves são paixão e persistência—não seguir exatamente sua estrutura.
Assim que você seguir os valores bíblicos + princípios testados pelo tempo, você crescerá com a igreja que Deus deseja que vc seja para que outros sejam encorajados pelo seu exemplo.
Comentários?
Joel
Uma consideração sobre “Tornando-se um Modelo de Igreja em Células por Joel Comiskey”