SETE PROPÓSITOS DAS CÉLULAS.

 SETE PROPÓSITOS DAS CÉLULAS.

  1. Fazer Discípulos. (Mt 28; 19-20).

 

  • “Fazer discípulos” (vs.19) mateteuo=fazer discípulos, o modelo do cristianismo.
  • “Ensino” (vs.20) disdasko=ensinar, tanto o fazer discípulos quanto o ministérios do ensino são extremamente necessário, não existe substituto para o discipulado e o ensino, é algo repassado dia a dia, cada experiência um aprendizado, isso não se constroem da noite pro dia. (Gl 2;1;9)

 2 . Desenvolver Uma Vida de Oração.

 

  • Mc 1;35 – A vida de oração de Jesus: os discípulos aprenderam a orar vendo Jesus orar, não simplesmente ouvindo um ensino de acerca de oração, eles o viram intercedendo, falando com o pai. Às vezes queremos que nossos discípulos sejam humildes, obedientes, ensinável, tratável, educados, mas a pergunta é nós estamos sendo exemplo?

 

  • Quando confrontados como reagimos? Sempre temos uma desculpa? Quando aconselhados aceitamos humildemente? “Tirar proveito de um bom conselho exige mais sabedoria do que dá-lo.” “Você pode pregar um sermão melhor com as suas atitudes do que com os seus lábios”.

 

3.Desenvolver Uma Comunhão Intima. (At 2;42)koinonia, purê de bata

 

  • Essa comunhão leva a célula a uma amizade verdadeira, e nessa amizade surge oportunidade para os irmãos desenvolverem seus dons e talentos isso resulta em crescimento e multiplicação. “De todas as coisas concedidas pela sabedoria, nenhuma é maior, ou melhor, do que a amizade.”

 

4. Ministério do Corpo. (I Co 14; 26).

 

  • Providenciar oportunidade para cada membro ministrar no culto de domingo a noite é impossível levaria muito tempo, então, onde seria o local certo para o desenvolvimento de cada cristão? Na célula.

 

  1. A igreja de Jerusalém tinha grandes grupos para equipar os santos e grupos pequenos para praticar aquilo que foi ensinado. Na maioria das igrejas é apenas um punhados de pessoas que fazem todo o ministério. E aqueles que não estão envolvidos no ministério da igreja são apenas “espectadores dos dons” (I Co 12;12-25).o chamados de Deus é para todos e não apenas para um seleto grupos de pessoas.

 

5. Cuidado Pastoral (Mt 9;35-38, Jo 10;1-14)

 

  • Jesus não podia ministrar efetivamente a milhares de ovelhas, ninguém pode. Uma ovelha precisa mais do que apenas um toque de milagres, precisa de pastoreamento, apascentamento “A verdade sem o amor é brutalidade. O amor sem a verdade é hipocrisia”.O pastoreamento deve trazer ao trato com as ovelhas esse amor genuíno, puro, paciente, compaixão.

 

“Deus trabalha de dentro para fora”.

O mundo trabalha de fora para dentro.

O mundo tira as pessoas das favelas. Cristo tira as favelas de dentro das pessoas e depois tira as pessoas das favelas.

O mundo molda os homens mudando seus ambientes. Cristo muda os homens, que então mudam seus ambientes.

 

 

O “mundo modela o comportamento humano, mas Cristo é capaz de mudar a natureza humana”.

 

E só o pastoreamento feito com amor tem esse poder de transferência, Jesus vivia esse amor. A igreja clama por pastores assim, e a única forma de multiplicação é o discipulado intensivo. Cremos que a maioria das necessidades dos novos crentes pode ser cuidada pelos lideres das células, por aqueles que mostram amor e cuidado genuíno.

 

E como esse pastoreamento não pode ser feito apenas por um grupo de pessoas Deus deu a sua uma estratégia infalível, “Modelo Jetro” (Êx 18; 14-22).onde todos são chamado ao trabalho do pastoreamento, quando esse de lideres são interligados é criado uma grande “rede de pastoreamento e cuidado”

6. Levantar Novos Lideres (II Tm 2;2).

 

  • O nosso ministério é desenvolvido por mãos-á-obra, nas células, é na pratica, Timóteo aprendeu nas viagens com seu Discipulador o Apostolo Paulo, 95 % daqueles que apenas recebem ensinamento teórico jamais chegam ao missionário, um missionário primeiro é missionário na sua vizinhança e depois nos outros lugares.

 

  • Pode levar um tempo para a preparação de um líder, mas não se deve polir demais um líder, tem que liberar e treinando aquele líder, ninguém nasce sabendo tudo, você vai dando tarefa sempre com muito cuidado e amor e principalmente com tempo para aquela pessoa se preparar, a forma como você treina a sua liderança vai fazer a diferença no resultado.

 

7.Evangelismo (At 2;46-47)

  • Uma das razões mais forte da existência da célula é o evangelismo, através das células pode haver um crescimento diário, a seara esta madura no Brasil.

 

  • Alcançando nossos vizinhos com amor de Deus. Convidando-os para as células, onde serão amados, pastoreados, cuidando formando uma geração de lideres pastores com o coração de Jesus.

2 comentários em “SETE PROPÓSITOS DAS CÉLULAS.”

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.