TOMANDO ATITUDES NA VIDA DIÁRIA

TOMANDO ATITUDES NA VIDA DIÁRIA

ÊXODO 14.15: “Então disse o Senhor a Moisés: porque clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.”

JOSUÉ 7.10: “Então, disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Porque estás prostrado assim sobre o rosto?”

Deus disse para Moisés: Porque vocês clamam a mim, quando o que vocês precisam fazer é tomar uma atitude? – “Dize aos filhos de Israel que marchem”.

INTRODUÇÃO: Atitude é um comportamento ditado por uma disposição interior, que nos leva a agir, para mudar as circunstâncias ao nosso redor.

ELEMENTOS QUE DETERMINAM NOSSAS ATITUDES DIARIAMENTE:

. Nosso estado emocional.

Pv.24.10 – “Se te mostras frouxo no dia da peleja, a tua força será pequena”.

Se por qualquer problema na vida você fica desanimado, deprimido, angustiado, depressivo, pra baixo, isso poderá te impedir de tomar atitudes certas diante das adversidades.

  1. A maneira como vemos a vida.

Mt.6.22-23 – “Se os teus olhos forem bons, o teu corpo terá luz; se teus olhos forem maus o teu corpo será tenebroso”.

Se na vida só enxergarmos problemas, desgraças, misérias, crises e coisas ruins, fica muito difícil tomar atitudes certas. Alguns, por verem a vida desse jeito ficam dizendo que no mundo não tem nada de bom para elas, e oram para Jesus voltar logo.

3.Nossa fé em relação a nós mesmos.

Fl.4.13 – “Tudo posso naquele que me fortalece”.

Deus não investe em quem não acredita no potencial que possui, nem os líderes que Deus tem colocado na igreja acreditam em quem não acredita em si mesmo. Alguns jogam a culpa em Deus e nos outros.

Tem gente que joga a culpa em Deus quando não conquista, quando nem em si mesmo ele acredita; se não acredita em seu potencial, em si mesmo, como acreditar em Deus?

  1. Nossa fé em relação a Deus.

I Cr.4.9-10 – “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alarguem as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.

Colocar tudo diante de Deus através de uma vida de oração, crendo na palavra de Deus, desenvolvendo comunhão com Ele, com determinação de fé a qual se expressa em uma confiança diante de Deus pela oração.

A pessoa não diz: “Seja o que Deus quiser”, mas, “Senhor, sozinho é difícil, mas sei que estás comigo, e eu vou fazer, vou conseguir, por causa da sua graça que opera em mim”. Ela toma uma atitude diante de Deus, e Deus gosta disso.

VERDADES IMPORTANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATITUDE:

a) Sonho sem atitude é ilusão de preguiçoso, sem propósito na vida e sem determinação. Fica esperando que as coisas caiam do céu sem esforço.

b) Agora, um sonho com atitudes corretas, isso nos leva à vitórias constantes e certas. Temos o exemplo de José, Daniel e outros mais.

c) Quanto mais e melhores forem nossas atitudes, mais longe iremos chegar. Podemos usar os mesmos exemplos de José e de Daniel.

d) As atitudes que tomamos na vida vão determinar as atitudes que a vida nos devolverá. Não fica esperando a coisa acontecer, mas faz acontecer.

e) Não reclame da vida: Aquilo que você é hoje é resultado de suas atitudes passadas, e que você será no futuro, será resultado das atitudes de hoje.

f) Verifique hoje onde você tem que mudar em suas atitudes, corrija-as, e construirás um futuro glorioso, cheio de esperanças, alegrias e realidades.

g) Tome uma atitude em relação a tudo o que você faz diariamente, se prepare, invista e veja as mudanças acontecerem diante de seus olhos.

h) Unção sem atitude não leva a nada; seja cheio do fogo, mas mude de atitude, tome atitudes corretas diante das circunstâncias que surgem.

i) Mudanças nas atitudes trazem mudanças nas realizações pessoais… etc.

EXEMPLOS DE HOMENS QUE TOMARAM UMA ATITUDE E VENCERAM:

NOÉ – Tomou a atitude de viver uma vida limpa e correta no meio de uma sociedade corrupta.

ABRAÃO – Tomou a atitude de obedecer a Deus incondicionalmente; se tornou o pai da fé e da Nação de Israel.

– Tomou a atitude de não blasfemar contra Deus, orar por seus amigos, e Deus lhe deu tudo em dobro.

DAVI – Tomou a atitude de lutar com o gigante Golias e se tornou o maior rei da Nação de Israel.

ISAIAS – Tomou a atitude, aceitando a chamada de Deus (Is.6.8), e se tornou o maior profeta da história.

DANIEL – Tomou a atitude de não se contaminar com as iguarias do rei e se tornou primeiro ministro de três províncias no império persa.

PAULO – Tomou a atitude de não viver para si mesmo, mas para Cristo, e se tornou o maior apóstolo do Novo Testamento.

JESUS – Tomou a atitude (Fl.2.5-8), de abrir mão de sua glória celestial para morrer em uma cruz, e hoje está assentado a direita de Deus, contemplando a igreja comprada pelo seu sangue.

O MUNDO ESTÁ CHEIO DE PESSOAS QUE NÃO TOMAM UMA ATITUDE:

a) Pais que não tomam atitude em relação aos seus filhos.

b) Maridos e esposas que não tomam a atitude de mudar seu jeito.

c) Patrões que não tomam atitudes em sua equipe de funcionários.

d) Pastores que não tomam uma atitude em relação a seus liderados.

e) Filhos que não tomam a atitude de mudar dentro de sua casa.

f) Crentes que não tomam uma atitude em relação ao seu pecado.

O POTENCIAL HUMANO ESTÁ RELACIONADO A UMA VIDA DE ATITUDE

Sem atitude o potencial fica limitado. Em quem você poderá se tornar se simplesmente tomar uma atitude na vida? Um pastor de multidões? Um empresário de sucesso? Um grande empreendedor; Um grande parlamentar?

Com boas atitudes você poderá se tornar, um homem ou mulher de Deus, que deixará uma história de vida para sua descendência. Quem é você agora e quem você se tornará depende de uma atitude que tomar hoje.

CONCLUSÃO: Toda decisão requer uma atitude. A salvação depende de uma atitude (Graça e Fé). O resgate da humanidade dependeu de uma atitude do Pai Celestial, mas para que ela aconteça na vida pessoal de cada pessoa, cada um precisa tomar uma atitude de fé, sair de seu lugar e mudar de vida. Nesse caso não depende mais de Deus, mas de você. Deus te abençoe.

Anúncios