Três Atitudes que Multiplicam Células

Texto Base: Mateus 6: 2-4;5-8;16-18.  

Muitas vezes não conseguimos entender porque nossa célula não rompe, porque não frutificamos a 100/1 como está escrito no evangelho de Marcos no capitulo 4.

Creio que podemos obter a resposta no texto de Mateus 6.  Neste capítulo gostaria de ressaltar 03 verbos, pois eles indicam uma ação. Vejamos:  No versículo 2, temos o verbo DAR (Quando, pois, deres esmola,…). O primeiro dever de um cristão é a generosidade. Não podemos nos limitar ao pobre, mas se aplica também as ofertas. Em Atos 20:35 temos a seguinte afirmação “Mais bem-aventurado é dar que receber”.

No versículo 5 temos o verbo ORAR (E, quando orardes,…).O segundo dever de um cristão é a oração. Em 1Tes 5:17 nos exorta a “orar sem cessar”.

No versículo 16 temos o verbo JEJUAR (Quando jejuardes,…). O terceiro dever de um cristão é o jejum. Em Mateus 9:15b, diz “Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias hão de jejuar”.  Observe que Jesus diz “QUANDO”, ou seja, “NO MOMENTO EM QUE”, isso significa que não é uma ação ocasional ou esporádica, mas acontece sempre, faz parte de nossa rotina. Jesus apenas nos orienta como fazer algo que deve ser praticado diariamente. Ex: o dentista ao nos ensinar a escovar os dentes diz: QUANDO for escovar os dentes faça assim e assim, há o pressuposto, para o dentista, que fazemos isso todos os dias após as refeições.

Amados, estas são as atitudes que um líder de célula deve praticar e ensinar na sua célula. Uma célula em que os membros são desprendidos das coisas naturais, são generosos com os pobres e nas ofertas, mas não ora e jejua, só colherá 30/1.

Se os membros da célula são generosos e tem uma vida de oração, então ela colherá 60/1,  mas se os membros de uma célula são generosos, tem uma vida de oração e jejum, então esta célula colherá a 100/1.

Devemos entender que estas três atitudes são fundamentais para a vida de todo cristão, por quê?

DAR – porque quem “dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.” (Prov 11:24), “O cobiçoso cobiça todo o dia,  mas o justo dá e nada retém.” (Prov 21:26). Devemos ser generosos.

ORAR – porque Jesus baseou seu ministério na oração. “E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho (Mat 14:23)”. E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar. (Mar 6:46). Devemos orar sempre, independente das circunstâncias.

JEJUAR – porque Jesus deu inicio ao seu ministério após jejuar 40 dias no deserto. “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome”. (Mat 4:2), alguns tipos de demônios só saem com jejum. “Mas esse tipo de demônio só pode ser expulso com oração e jejum”. (Mat 17:21)

Creio que através destas praticas seremos levados a um nível de santidade tal, que experimentaremos o que os cristãos de Atos 2:47 experimentaram: “… Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

Deus os abençoe.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.