A UNIDADE E FUNCIONALIDADE DO CORPO DE CRISTO -1

A UNIDADE E FUNCIONALIDADE DO CORPO DE CRISTO

AJUSTANDO OS MEMBROS UNS AOS OUTROS

A IDENTIDADE DO CORPO É A UNIDADE EM AMOR

 

Ef. 4.15-16

 

“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”.

 

INTRODUÇÃO

 

Há uma grande deficiência que precisamos reconhecer e pedir que Deus nos perdoe como Corpo de Cristo, no que diz respeito a nossa atitude de independência uns dos outros. Porque fomos constituídos por Deus para conduzir os membros da nossa igreja local a unidade com os membros de todo o corpo de Cristo.

 

“O CORPO DE CRISTO NÃO É UM AMONTOADO DE MEMBROS INÚTEIS, CADA UM BUSCANDO O SEU PRÓPRIO INTERESSE; MAS SIM UM CONJUNTO DE TODOS OS MEMBROS BEM ORDENADOS, CADA UM DELES EXECUTANDO SUA RESPECTIVA FUNÇÃO EM FAVOR DE TODOS OS OUTROS”.

 

“Que ridículo seria se sua mão dissesse: “Não é justo que toda a comida que eu pegue vá para a boca e não para mim; não vou mais fazer isso”. Da mesma forma seria ridículo se sua boca dissesse: “Ei, eu faço todo o trabalho, mastigando a comida para o corpo e o que eu ganho com isso? Nada além de dentes sujos “”.

OS PERIGOS DA DESUNIÃO

I Co. 1.10

“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer”.

 

ALGUMAS ATITUDES DE UNIDADE NESTE TEXTO

 

1-QUE TODOS FALEM A MESMA COISA.

2-QUE NÃO HAJA ENTRE VÓS DIVISÕES.

3-ANTES SEJAIS INTEIRAMENTE UNIDOS.

4-ESTEJAM NA MESMA DISPOSIÇÃO MENTAL.

5-ESTEJAM NO MESMO PARECER.

AS CAUSAS DA DESUNIÃO

Fl.2.3-5

“Nada façais por partidarismos (ambição) ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmos. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu (interesse), senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento (atitude) que houve também em Cristo Jesus”.

 

1-AMBIÇÃO PESSOAL

Pessoas que se importam mais com os seus interesses do que com os interesses do Reino de Deus. As obras do Reino podem até avançar, mas são secundárias aos seus interesses pessoais e autopromoção.

 

2-PRESTÍGIO PARA SI

Pessoas que são fascinadas pela admiração e pelo respeito dos outros; buscam os primeiros lugares porque amam ficar conhecidos e serem honrados. São pessoas que vendem a sua própria imagem tentando se exibir diante das pessoas. Obras feitas em secreto glorificam o Pai.

3-EGOCENTRISMO

Significa ter o foco em si mesmo. Os olhos dos homens e mulheres a nossa volta não devem estar voltados para nós, mas para Deus. Divisões, contendas e rachas em igrejas mostram que muitos daqueles que alcançaram a graça abusam dela buscando o poder.

 

QUATRO RESULTADOS DA DESUNIÃO

1-FRIEZA ESPIRITUAL

Quantas igrejas que existem são tão frias espiritualmente, e geralmente essas igrejas frias são resultado de divisão.

 

2-AMBIENTE DE DISCÓRDIA

Formação de grupos isolados dentro da igreja. Fermentação entre os relacionamentos, conversas contagiosas sobre os outros, contendas e comentários peçonhentos. Comandos sem a direção da cabeça.

 

3-MANIPULAÇÃO HUMANA

Onde a vontade das pessoas predomina a vontade de Deus não se manifesta. O Senhor da igreja é Jesus Cristo; aquilo que Ele fala é o que se deve fazer e não as nossas idéias.

 

4-PERDA DA MISSÃO

As pessoas focalizam os problemas e perdem o foco na salvação dos perdidos. Concentram-se nos problemas que tem a resolver e perdem as almas pelas quais Cristo morreu e ressuscitou.

 

CONCLUSÃO

Ajuste-se ás outras pedras que constroem o edifício de Deus – A Igreja. Muitas pedras se recusam a serem postas em seus lugares; são pedras teimosas.

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “A UNIDADE E FUNCIONALIDADE DO CORPO DE CRISTO -1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s