OITO FATORES INDISPENSÁVEIS A TODAS AS CÉLULAS

 

 1.    Louvor e Adoração: Deve ser alegre, animado, empolgante. De preferência usamos um CD com as músicas mais conhecidas e usadas no momento pela igreja. Em ocasiões especiais, como o dia de compartilhamento livre, pode-se tocar um instrumento ou usar outras maneiras criativas. Para mais sobre louvor e adoração na célula, reveja a lição dois deste material.

 2.    Avisos da Agenda: Sobre o Culto de Celebração, TADEL e outros eventos importantes. Devem ser feitos não como simples repasse de informações ou anúncio, mas com alegria, motivação contagiante. Não podem ser simplesmente lidos da folha de estudo como algo mecânico, mas compartilhados com vibração e graça.

 

O bom líder transfere o crescimento para a igreja mãe. Para um ramo dar fruto, ele tem que estar ligado ao tronco;

v  A célula que cria raízes próprias e deixa de se conectar ao tronco, à raiz principal, torna-se um monstrinho à parte, um órgão desconectado do corpo.

 

Qualquer célula que está crescendo, mas não consegue levar o povo à celebração, tem alguma coisa errada com ela. Pode ser que esteja filhos desnaturados, com raízes próprias. O bom líder sabe que sua célula tem que estar ligada com a celebração. Se o crente é fiel ao culto de celebração e à célula, mais cedo ou mais tarde ele consegue vencer, superar as barreiras e crescer espiritualmente.

 3.    Oferta da célula: com muita alegria e empolgação, explicando o destino dos valores arrecadados. A seguir veja como ministrar uma boa oferta, na célula ou no culto de celebração.

 4.    Oração abençoando os alimentos da “Marcha”. A Marcha do Amor é parte da ação social permanente da célula. Os membros e visitantes não são obrigados, mas todos os membros são encorajados a trazer semanalmente um ou mais quilos de alimentos secos não perecíveis para ajudar alguém em necessidade. Quando se formar uma cesta, a célula pode abençoar alguém. Quando não há ninguém na célula precisando, os alimentos são direcionados para a igreja, que lhes dará o devido destino.

 

 5.    Passar a visão: Visão de comunhão, de evangelismo, de discipulado, de crescimento. Além de outros aspectos da visão, deve-se enfatizar sempre a multiplicação, ressaltando a sua data. Mais sobre isto na lição três: um bom enxerto para as duas células, e na última lição desse material, específica sobre a multiplicação.

 6.    Testemunho: Pode ser testemunho de conversão. Nesse caso, fale sobre como foi sua vida antes, fale como você conheceu Jesus e como é sua vida agora depois de conhecer a Jesus. Pode ser testemunho de cura, de bênçãos financeiras ou alguma intervenção sobrenatural de Deus na sua vida ou de sua família. Mais sobre o compartilhamento do testemunho veja adiante nesta lição.

 7.    Palavra com criatividade: Faça-o com dinamismo e unção. Ministre o estudo da folha Mensagem para as Células. É disso que trataremos em toda esta lição. Veja também a lição dois deste material, sobre revelação na palavra.

 8.    Oração pelas necessidades: De maneira dinâmica e criativa, alguém delegado pelo líder da célula pode ministrar esse momento.

Algumas células usam uma caixinha fechada, onde as pessoas escrevem e colocam os pedidos, e todos oram de maneira genérica. Outras vezes podemos coletar os pedidos escritos e lê-los para todos, e todos oram;

 

Os pedidos podem ser escritos num cartaz, e todos oram olhando para o pedido escrito;

v  Podemos também ouvir todos os pedidos e distribuí-los entre os presentes: “esse ora por esse”, “aquele ora por esse”, “você ora por ela”, “vocês dois eram por isso”, etc.;

v  Dependendo do pedido, podemos fazer um clamorzão, todos orando ao mesmo tempo;

Há outras maneiras criativas que o Espírito vai dar para o líder e para os membros. Sejam sensíveis e façam tudo com graça e empolgação.

v  Não podemos esquecer de orar pelos pedidos da Folha de Alvos que a igreja fornece no início do ano. Aqueles que tiverem sido respondidos, basta agradecer a Deus pela resposta.

Além dos fatores acima, podemos e devemos fazer um apelo evangelístico, sempre que haja pessoas não crentes na célula e sempre que o Espírito Santo assim dirigir. Não insista muito, não force ninguém, não fale da religião dos outros. Lembre-se que você quer que eles, e assim haverá outras oportunidades, se eles não se converterem logo de primeira.

 

 

Alguém deve cuidar para que sempre haja comes e bebes ao final da célula, ainda que seja algo simples e barato, como pipoca ou cafezinho com biscoitos. As pessoas não devem sair correndo quando a reunião termina. Deve-se dar bastante atenção para os visitantes. Esse momento deve ser encorajado e praticado com toda a atenção, pois ele gera comunhão e solidifica vínculos e compromisso.

Um comentário sobre “OITO FATORES INDISPENSÁVEIS A TODAS AS CÉLULAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s