MESTRES QUE ENCANTAM OS SEUS ALUNOS

MESTRES QUE ENCANTAM OS SEUS ALUNOS

 

 

O alvo do Ensino é Transformar Vidas, e Garantir-lhes um Futuro Eterno e Seguro

Nossa tarefa não é apenas causar uma boa impressão naqueles a quem ensinamos, mas provocar neles um impacto. Não apenas convencê-los, mas levá-los a uma transformação de vida.

O MESTRE FIEL

Transmitir com Fidelidade

13 Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.

14  Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

15  Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.

16  Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.(I Timóteo 4.13-16)

O MESTRE FIEL

Transmitir com Fidelidade(Precisão)

                E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros. (2Tm 2:2)

Paulo instruiu Timóteo a ensinar com a mesma precisão e fidelidade com que recebeu dele. Como mestre fiel Timóteo não poderia emitir sua opinião própria nem omitir palavra alguma de tudo que aprendera. Deveria ser simples e passar com fidelidade o que Paulo lhe ensinara.

“Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido”. (1 Tm 4.6)

O MESTRE FIEL

Seguir de perto

Timóteo seguia de perto o viver de Paulo, seus ensinos, seu procedimento, e isso o capacitava a ser um mestre digno de ser ouvido.

“Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,” (2 Tm 3.10)

O MESTRE FIEL

Ser preciso

A terceira qualidade de um mestre fiel é ouvir e transmitir com

precisão. Isso é muito sério, mas geralmente não damos

importância.

Fazer da mesma maneira que aprenderam, pensando a

mesma coisa, o mesmo amor, a mesma alma e sentimento.

Por exemplo: Filipenses 2:2 Completai a minha

alegria, de modo que penseis a mesma coisa,

tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma,

tendo o mesmo sentimento.

 

1Coríntios15:1-6

1 venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; 2 por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. 3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,4e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 5  E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. 6  Depois, foivisto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais amaioria sobrevive até agora; porém alguns já dorme.

Se nesse ponto nosso caráter não for correto, não poderemos falar pelo Senhor. Precisamos ouvir com precisão e também falar com precisão.

O MESTRE FIEL

Gastar tempo com a Palavra do Senhor

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”,

a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.(2 Tm3:16,17)

Quando investimos mais tempo para ler e reler várias vezes. Ouvir mais vezes palavras pregadas, algumas verdades começarão a “brilhar” para nós. Quanto mais tempo gasto, mais “tesouros” serão descobertos. ( A isso chamamos de R e v e l a ç ã o )

O MESTRE FIEL

Gastar tempo com a Palavra do Senhor

O ministério da palavra é algo muito sério, e só conseguiremos fazê-lo com excelência se investirmos tempo. Pois quem fala pelo Senhor não pode misturar suas opiniões pessoais.

Quem fala pelo Senhor precisa laborar  a Palavra(orar, ler, estudar, meditar, considerar) a ponto das palavras que eram exteriores se transformem em convicções profundamente enraizadas.

Um ensino da Palavra, com opiniões pessoais misturadas, não terá o devido peso espiritual e nem suprirá os ouvintes com o espírito e vida, sendo de quase nenhum proveito.

O MESTRE FIEL

Remir o Tempo

Remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5:16).

Uma qualidade essencial do mestre fiel: possui um caráter cingido e não desperdiça nenhum minuto do seu tempo. Remir é usar bem.

Ser ministro da Palavra não é apenas uma questão de dom. Muitos têm o dom de falar e até o fazem de maneira eloqüente. Mas o que a igreja precisa é de pessoas que falam pelo Senhor.

Estamos em um processo de aperfeiçoamento. Se gastarmos tempo na Palavra, seremos competentes para transmiti-la fielmente a outros e seremos portadores do ministério da profecia.

O MESTRE FIEL

Se você deseja ser alguém que fala pelo Senhor, então deve praticar cada um desses pontos todos os dias, gradativamente.

Aproveite cada minuto em exercitar a Palavra, quer seja por leitura da Bíblia seja por anotações. Palavra pregada ou uma literatura saudável.

Aproveite cada minuto. Precisamos usar bem nosso tempo. Isso é ser mestre fiel! Volte sempre para o Senhor que habita em nosso espírito e considere toda Palavra diante Dele.

NOSSO OBJETIVO:

Esclarecer (gerando sempre revelação).

Mudança de mentalidade (Transformação de vida).

Gerar Santidade (Estimular disposição a ação do Poder da Cruz).

Prepará-los para a vida cristã vitoriosa. (Canaã)

Marcar a vida deles. (Marcos de mudanças)

Ter aulas intensas, profundas, ungidas, alegres e estimuladoras.

Características de mestres que fascinam os alunos

Contador de histórias

A tarefa do professor é despertar a mente do aluno, é estimular idéias, através do exemplo pessoal, e de todos os meios que puder utilizar para isso, isso é, fornecendo-lhe lições objetivas para os sentidos e fatos para a inteligência… O maior dos mestre disse: “A semente é a palavra”.

O verdadeiro professor é o que revolve a terra e planta a semente. Ele colherá abundantemente.

Características de mestres que fascinam os alunos

Contador de histórias.

                Conte suas experiências. Procure exemplificar os princípios que você está ensinando.

Uma aula ilustrativa é mais agradável e não se torna cansativa, além de prender a atenção dos alunos.

Não tenha medo de se expor. Nossos erros e acertos, se bem usados, são como facas cortantes, podem ser uma poderosa fonte de influência para a obediência.    (II Coríntios 1:4 no próximo slide)

Características de mestres que fascinam os alunos

Seja Sorridente.

                Um professor sorridente demonstra prazer, alegria e contagia o ambiente, deixando as pessoas mais a vontade. Gera um ambiente de aceitação também.

                É claro que temos que ser moderados em tudo; cuidado com excessos de brincadeiras, brincadeiras de duplo sentido e em baixar o nível das palavras. Haverá momentos de seriedade.

Características de mestres que fascinam os alunos

Domine o assunto.

                O professor tem que demonstrar segurança no que fala. Demonstre controle sobre a turma. Não permita qualquer desordem.

                Para você demonstrar firmeza, você precisa estudar muito bem a lição anteriormente até ter domínio completo. (Se possível durante as aulas leia apenas os tópicos).

                Não se amendronte com nada. Fale a verdade com cara de verdade.

                ***Ilustração do pastor e o mentiroso.

Como um professor pode deixar de manifestar uma atitude empolgada e inspirativa se o assunto de que trata é tão impregnado de verdade?

Características de mestres que fascinam os alunos

Seja firme.

O professor deve conhecer muito bem o assunto que está ensinando. Um fraco domínio do conteúdo resulta num ensino deficiente. Um princípio permanente é que geramos segundo nossa espécie. Sementes fracas, árvores estéreis.

Características de mestres que fascinam os alunos

 Seja agradável

   O ensino eficaz começa na conquista do coração dos alunos. O ensino que causa impacto não é o que é transferido de uma mente para outra, mas o que é transferido de um coração para outro.

                Nunca discuta com os alunos. Evite rispidez ou qualquer tipo de grosserias ou falta de educação. Demonstre amor e carinho no trato com cada um deles.

                Seja atencioso. Só assim você conquistará as vias do coração de seus alunos, garantindo a você trânsito livre nelas.

                 

Características de mestres que fascinam os alunos

 Seja agradável

Transferir conhecimento de intelecto para intelecto é a coisa mais simples do mundo. Mas fazer esse trajeto pela via do coração é um pouco mais difícil, todavia muito mais compensador, pois atinge nosso alvo supremo: transformação de vida

Características de mestres que fascinam os alunos

 Contra o pecado.

                Estamos formando uma geração de vencedores. Temos que ser completamente taxativos contra o pecado. Não podemos ser flexíveis para o diabo na vida das pessoas.

                Pregamos o ARREPENDIMENTO.

Características de mestres que fascinam os alunos

 Seja Organizado.

               

Faça seu planejamento de aula:

Os jogadores sempre fazem exercícios de alongamento antes dos jogos.

Os músicos de uma orquestra sempre afinam os seus instrumentos antes de um concerto.

Professores despreparados para a aula são como mensageiros sem mensagem. Falta-lhes entusiasmo necessário para produzir os resultados esperados de sua matéria. O prejuízo corresponde aos benefícios que deixarão de ser alcançados.

                 

Características de mestres que fascinam os alunos

 Aulas participativas

                               É importante os alunos participarem de suas aulas. É através dessa participação que você vai medir a espiritualidade e compreensão dos seus alunos. Mantenha o controle sobre os alunos monopolizadores.

        A participação dos alunos é também um excelente aferidor do nível de interesse que sua aula estará causando em cada aluno.

Características de mestres que fascinam os alunos

 Tenha vida de oração e leitura da Palavra.

                Para que suas aulas tenham unção é preciso que você seja cheio de unção. Nós só damos o que temos.

Se encha de Deus diariamente e ore por seus alunos.

Lembre-se que sua boca falará daquilo que estiver cheio o seu coração. A escolha é sua.

VOCÊ ESTÁ EDIFICANDO NÃO SOMENTE ESTA GERAÇÃO, MAS VÁRIAS QUE SEGUEM A PARTIR DE UMA PESSOA QUE VOCÊ INSTRUIR COM UMA VERDADE PROFUNDA E MARCANTE!

 

Um comentário sobre “MESTRES QUE ENCANTAM OS SEUS ALUNOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s