ELEMENTOS HUMANOS COMPONENTES DE UMA CÉLULA

Membros: Todos aqueles que se reúnem regularmente, no grupo pequeno, com a intenção de exercer as funções e princípios já estudados nesta lição, de acordo com o modelo adotado e praticado na Igreja Batista da Glória. Normalmente é alguém convertido e que já está sendo devidamente acompanhado por um discipulador. Se não, isso deve ser corrigido o mais rápido possível.

Anfitriões: É aquele que abre a sua casa com disposição e amor para o funcionamento da célula. Deve ser hospitaleiro e receber bem os irmãos. Deve manter sempre um sorriso aberto para com todos. É possível uma casa hospedar mais de uma célula em dias diferentes da semana. Também é normal haver uma célula de adultos e outra de crianças se reunindo simultaneamente na mesma casa.

O ideal é termos grupos somente em casas onde os dois cônjuges são crentes. Entretanto, há circunstâncias onde este padrão não pode ser seguido. Existem bons grupos, que funcionam em casas onde apenas um dos cônjuges é convertido. Se o não convertido não se opõe, podemos ter uma célula saudável em sua casa.

Líder da célula: É um membro que amadureceu, entendeu a visão e o propósito do Reino de Deus e da igreja local, e está disposto a exercer o sacerdócio em benefício dos outros irmãos. Ele doa seu tempo, dons e talentos para ver a Grande Comissão de Jesus se cumprir na sua vida, sua família, sua igreja e no mundo.

O líder de células é alguém que cumpriu com todos os requisitos para assumir tal função. Ele está avançando no Trilho de Liderança da igreja, o que significa dizer que ele tem discipulador e discípulos, e reúne-se regularmente com todos eles. Ele freqüenta o Culto de Celebração e o Tadel, é dizimista fiel, tem uma família exemplar, entre outros requisitos. Mais detalhes serão abordados a fundo no decorrer deste treinamento.

Supervisores: São aqueles líderes que já multiplicaram suas células várias vezes e agora funcionam na posição de “bispos”, ajudando a garantir o bom andamento das células. Os Supervisores de Setor, que cuida de cinco ou mais células, assim como os Supervisores de Área, Pastores de Distrito e Região, bem como os Pastores de Rede, são todos supervisores, apenas com a diferença de que alguns têm responsabilidades maiores do que outros.

Pastor da Visão: É o pastor titular da igreja, o coração central onde todas as “veias” da igreja estão ligadas. A visão e a responsabilidade final das células são dele, não podendo ser transferidas ou delegadas, apenas compartilhadas com todos os demais níveis acima. Se não for assim a igreja sofrerá, e não refletirá os anseios do Espírito Santo para o cuidado eficiente do rebanho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s