COMO DESCOBRIR A
MARAVILHOSA VIDA CHEIA
DO ESPÍRITO
A Bíblia diz que há três espécies de pessoas:
1. O Homem Natural
Aquele que ainda não recebeu a Cristo. “O homem que não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-Ias, porque elas são discernidas espiritualmente” (I Coríntios 2.14).
VIDA CONTROLADA PELO “EU”
O “EU” no centro da vida. CRISTO do
lado de fora da vida. Ações e atitudes
controladas pelo “EU”, resultando em
discórdias e frustrações.
2. O Homem Espiritual
Aquele recebeu a Cristo e tem a sua vida dirigida pelo Espírito de Deus. “0 homem espiritual discerne todas as coisas” (I Coríntios 2.15,16).
VIDA CONTROLADA POR CRISTO
CRISTO no centro da vida. O “EU”
fora do centro. Ações a atitudes
controladas por CRISTO,
resultando em harmonia com o plano
de Deus.
3. O Homem Carnal
Aquele que já recebeu a Cristo, mas vive em derrota, porque confia em seus próprios esforços para viver a vida cristã.
“Irmãos, não Ihes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-Ihes leite e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições para isso. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Pois, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?’ (I Coríntios 3.1-3).
VIDA CONTROLADA PELO “EU”, O
“EU” entronizado. CRISTO
destronado. Ações e atitudes
controladas pelo “EU”, resultando em
discórdias e frustrações.
1. Deus Providenciou para nós Uma Vida Frutífera e Abundante
• Disse Jesus: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10.10).
• “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15.5).
• “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5.22,23).
• “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:8).
O Homem Espiritual
Algumas características pessoais resultantes da sua confiança em Deus:
• É Cristocêntrico
• É dirigido pelo
Espírito Santo
• Conduz outros a
Cristo
• Possui vida
efetiva de Oração
• Conhece a
Palavra de Deus
• Confia em Deus
• Obedece a Deus
Amor
Alegria
Paz
Paciência
Bondade
Fé
Fidelidade
Mansidão
Domínio
próprio
À medida que o cristão vai confiando no Senhor em todos os detalhes da sua existência e segundo a sua maturidade em Cristo, essas características se manifestam em sua vida. Aquele que está apenas começando a compreender o ministério do Espírito Santo não deve desanimar, se não é tão frutífero como cristãos mais maduros que já experimentaram esta verdade por um período mais extenso.
Por que a maior parte dos cristãos não está experimentando esta “vida
abundante”?
2. O Homem Carnal não pode experimentar a vida cristã abundante
e frutífera
O Homem carnal confia em seus próprios esforços para viver a vida cristã:
1. Ou ele não está informado a respeito do amor de Deus, seu perdão e poder ou se esqueceu deles (Romanos 5.8-10; Hebreus 10.1-25; I João 1; I João 2.1-3; 11 Pedro 1.9; Atos 1.8).
2. Tem uma experiência espiritual cheia de altos e baixos.
3. Não entende a si mesmo – deseja fazer o que é certo, mas não consegue.
4. Deixa de receber o poder do Espírito Santo para viver a vida cristã.
(I Coríntios 3.1-3; Romanos 7.15-24; 8.7; Gálatas 5.16-18).
O Homem Carnal
Algumas ou todas as características seguintes identificam. o cristão que não confia plenamente em Deus:
• Ignorância de sua
herança
espiritual
• Incredulidade
• Desobediência
• Perda do amor
para com Deus e
com os outros
• Vida pobre de
oração
• Falta de desejo
de estudar a
Bíblia
• Atitudes
legalistas
• Pensamentos
impuros
• Ciúmes
• Inveja
• Preocupação
• Desânimo
• Espírito de
crítica
• Frustração
• Falta de
propósito na
vida
A pessoa que se declara cristã, mas continua na prática do pecado, deve compenetrar se de que talvez não seja verdadeiramente cristã, de acordo com (I João 2.3; 3.6, 9;Efésios 5.5).
3. Jesus prometeu a vida abundante e frutífera como resultado da plenitude (controle e poder) do Espírito Santo
A vida cheia do Espírito é a vida dirigida por Cristo, pela qual Cristo vive sua vida em nós e através de nós, no poder do Espírito Santo (João 15).
• Uma pessoa se torna cristã através do poder do Espírito Santo, conforme João 3.1-8. Desde o nascimento espiritual de novo o Espírito Santo permanentemente no cristão (João 1.12; Colossenses 2.9, 10; João 14.16,17). Embora o Espírito Santo habite em todos os cristãos, nem todos os cristãos são cheios (vivem sob o controle e poder) do Seu poder.
• O Espírito Santo é a fonte da vida transbordante (João 7.37-39).
• O Espírito Santo veio para glorificar a Cristo (João 16:1-15). Quando alguém é cheio do Espírito Santo, ele é um verdadeiro discípulo de Cristo.
• Antes de ascender aos céus, Cristo prometeu enviar-nos o poder do Espírito Santo para nos capacitar a fim de sermos suas testemunhas (Atos 1.1-9).
Então, como alguém pode ser cheio do Espírito Santo?
4. Somos cheios do Espírito Santo pela fé
Podemos, então, experimentar a vida abundante e frutífera que Cristo prometeu a todo cristão. Você pode ser cheio do Espírito Santo agora mesmo, se você:
• Desejar sinceramente ser controlado e fortalecido pelo Espírito Santo (Mateus 5.6; João 7.37-39).
• Confessar os seus pecados. Pela fé agradeça a Deus o fato de lhe haver perdoado todos os pecado – passados, presentes e futuros – porque Cristo morreu por você Colossenses 2.13-15; I João 1; 2.1-3; Hebreus 10.1-17).
• Apresente cada área de sua vida a Deus (Romanos 12.1-2).
• Pela fé tome posse da plenitude do Espírito Santo, de acordo com:
1 . Sua Ordem – Seja cheio do Espírito Santo. “E não vos embriagueis
com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”
(Efésios 5.18)
2. Sua Promessa – Ele responderá quando orarmos de acordo com
Sua vontade. “E esta é a confiança que temos Nele, que, se
perdirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E,
se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos
que alcançamos as petições que lhe fizemos”. (I João 5.14,15).
A fé pode ser expressa através da oração …
Como orar com fé para ser cheio do Espírito Santo
Somos cheios do Espírito Santo pela fé. Entretanto, a verdadeira oração é um modo de expressar a sua fé. Sugerimos a seguinte oração:
“Querido Pai, eu preciso de Ti. Reconheço que tenho procurado dirigir a minha própria vida e como resultado, tenho pecado contra Ti. Te agradeço pelo perdão dos meus pecados através da morte de Cristo na cruz. Agora convido a Cristo para tomar novamente a direção da minha vida. Enche-me do teu Espírito como ordenastes que eu fosse cheio e como prometeste em Tua Palavra que farias se pedisse com fé. Peço isto no nome de Jesus. Como expressão da minha fé, agradeço-te agora por dirigir a minha vida e encher-me do teu Espírito Santo. Amém”
Esta oração expressa o desejo do seu coração? Se é assim ore a Deus e confie em que Ele o encherá do Espírito Santo agora mesmo.
Como saber que você está cheio do Espírito Santo?
Você pediu a Deus que o enchesse do Espírito Santo? Você sabe que está cheio do Espírito Santo agora? Baseado em quê? (Na fidelidade do próprio Deus e Sua Palavra), (Hebreus 11.6; Romanos 14.22, 23).
A nossa autoridade é a promessa da Palavra de Deus, a Bíblia, e não as nossas emoções. O cristão vive pela fé (confiança) na fidelidade de Deus e de Sua Palavra. O diagrama do trem ilustra a relação entre fato (Deus e Sua Palavra), fé (nossa confiança em Deus e em Sua Palavra), e emoção (o resultado da nossa fé e obediência) (João 14.21).
A locomotiva correrá com o vagão ou sem ele. Entretanto, seria inútil o vagão tentar puxar a locomotiva. Da mesma forma, nós, como cristãos, não dependemos de sentimentos ou emoções, mas colocamos a nossa fé (confiança) na fidelidade de Deus e nas promessas de Sua Palavra.
Como andar no Espírito
A fé (confiança em Deus e em Suas Promessas) é o único meio pelo qual um cristão pode viver uma vida dirigida pelo Espírito Santo. A medida que você continua confiando em Cristo momento após momento:
1. Sua vida demonstrará mais e mais o fruto dó Espírito (Gálatas 5.22,23) e será cada vez mais transformado à imagem de Cristo (Romanos 12.2; II Coríntios 3.18).
2. Sua vida de oração e seu estudo da Palavra de Deus se tornarão mais significativos.
3. Você experimentará o Seu poder ao testemunhar (Atos 1.8).
4. Você estará preparado para o confronto espiritual contra o mundo (1 João 2.15- 17); contra a carne (Gálatas 5.16-17); e contra Satanás (I Pedro 5.7-9; Efésios 6.10-13).
5. Você experimentará o poder de Deus para resistir à tentação e ao pecado (I Coríntios 10.13; Filipenses 4.13; Efésios 1.19-23; II Timóteo 1.7; Romanos 6.1- 16).
Respiração Espiritual
Pela fé você pode continuar a experimentar o amor de Deus e Seu perdão.
Se você percebe que algo em sua vida (atitudes ou ações) desagrada a Deus, mesmo que esteja andando com Ele e sinceramente deseje servi-Io, agradeça a Deus o perdão dos seus pecados – passados, presentes e futuros – mediante a morte de Cristo na cruz. Pela fé receba o amor e perdão de Deus e continue a ter comunhão com Ele.
Se você retomar o trono de sua vida através de algum pecado – o que é um ato definido de desobediência – respire espiritualmente.
Respiração Espiritual
Exalar o que é impuro e inalar o que é puro é um exercício de fé que permite a você continuar a experimentar o amor e o perdão de Deus.
1. Exale – confesse o pecado – reconheça que este pecado (ou pecados) é errado e desagrada a Deus e agradeça-lhe pelo seu perdão, de acordo com I João 1.9 e Hebreus 10.1-25. A confissão também envolve arrependimento – uma mudança de atitude que gera um mudança de ação.
2. Inale – submeta o controle de sua vida a Cristo e pela fé aproprie-se da plenitude do Espírito Santo. Confie em que agora Ele o dirige e fortalece de acordo com a ordem de Efésios 5.18, e a promessa de I João 5.14,15.
Uma consideração sobre “COMO DESCOBRIR A MARAVILHOSA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO”