DESPERTANDO A IGREJA PARA A GRANDE COLHEITA

 

DESPERTANDO A IGREJA PARA A GRANDE COLHEITA

Argenildo Carvalho

Mt. 9.35-38

35 E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. 36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. 37 E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Lc. 10.1-2

1 Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. 2 E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Jo. 4.35-37

35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. 36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. 37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. 38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

 

INTRODUÇÃO

A nossa maior tarefa como igreja é buscar a salvação de almas para Cristo, e assim estaremos fazendo a grande colheita e cumprindo a grande comissão como ele nos ordenou em Mt. 28.19 e Mc. 16.15

A IGREJA PRIMITIVA PRATICAVA DOIS TIPOS DE EVANGELISMO:

1-O EVANGELISMO EM MASSA:

Atos 8.5 – E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.

Atos 8.6 – E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;

Atos 8.7 – Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.

Atos 8.8 – E havia grande alegria naquela cidade.

2-O EVANGELISMO PESSOAL:

Atos 8.34 – E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?

Atos 8.35 – Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

Atos 8.36 – E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

Atos 8.37 – E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Atos 8.38 – E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

PAULO PRATICAVA OS DOIS TIPOS DE EVANGELISMO:

Atos 20.20 – Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,

Atos 20.21 – Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

A PERSEGUIÇÃO DA IGREJA PRIMITIVA:

Atos 8.1 – Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária.

Atos 8.4 – Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.

O PAPEL DO PASTOR E DAS OVELHAS:

Os apóstolos ficaram em Jerusalém, enquanto todos os outros foram dispersos. Esta foi à forma como Deus planejou a maneira da igreja agir:

Os líderes foram colocados na igreja para equipar os santos para a obra do ministério que é de todos.

O pastor cuida do rebanho e o alimento para que este esteja sadio e pronto para gerar novas ovelhas.

Efésios 4.11 – E ele mesmo deu, uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Efésios 4.12 – Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

“Os líderes devem fazer o seu papel de ensinar os membros a fazerem o papel deles de ganhar almas, gerando novas ovelhas que aumentarão o rebanho”.

RAZÕES PARA PARTICIPAR DA GRANDE COLHEITA

1-PORQUE JESUS DEU SUA VIDA PELA COLHEITA

Lucas 19.10 – Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

I Timóteo 1.15 – Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.       

1.1-ELE DESAFIOU HOMENS A FAZEREM O MESMO:

O PRIMEIRO GRUPO:

Mateus 4.19 – E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

O SEGUNDO GRUPO:

Mateus 28.19 – Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Mateus 28.20 – Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.                          

1.2-ELE FOI ONDE AS PESSOAS ESTAVAM:

Lucas 15.2 – E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.

Lucas 14.23 – E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.

1.3-OS DISCÍPULOS FIZERAM EXATAMENTE O QUE JESUS ORDENOU:

Atos 5.42 – E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.                              

1.4-A ORDEM DE JESUS É “VÁ ATRÁS DOS PERDIDOS E TRAGA-OS PARA MIM”:

Lucas 14.23 – E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.

II Coríntios 5.18 – E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

II Coríntios 5.19 – Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Romanos 10.13 – Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.

Romanos 10.14 – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?

Romanos 10.15 – E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

“Todos nós devemos participar da colheita e sermos ganhadores de almas porque Jesus nos deu exemplo”.

2-PORQUE GRANDE É A SEARA E A COLHEITA TEM SIDO PEQUENA

Mateus 9.36 – E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

 Mateus 9.37 – Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.

2.1-JESUS CHAMOU TRABALHADORES PARA ENVIAR A SEARA

Mateus 10.1 – E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.

Lucas 10.1 – E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.

Lucas 10.2 – E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.

Lucas 10.19 – Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

2.2 – OS PEIXES ESTÃO NOS LAGOS E OS FRUTOS ESTÃO NA CEARA:

-Muitos perdidos não vão às igrejas

-Muitos religiosos não vão a igrejas

hindus não vão á igrejas

mulçumanos não vão às igrejas

xintoístas também não vão à igreja

budistas também não

“Então é a igreja que tem que ir até eles, onde quer que estejam”.

Lucas 14.23 – E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.                                                                                                                                         

2.3-SE NÃO FIZERMOS A COLHEITA ELA PODE SE ESTRAGAR:

I Coríntios 7.29 – Isto, porém, vos digo irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;

2.4 – A COLHEITA DEVE SER PLANEJADA E MOBILIZADA

TRÊS PASSOS PARA A COLHEITA:

VER A SEARA

Jesus viu a seara e agora ele quer que vejamos:

Mateus 9.36 – E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

João 4.35 – Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.

ORAR POR OBREIROS

Jesus orou por obreiros, agora ele quer que também oremos.

Lucas 6.12 – E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.

Lucas 6.13 – E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

Lucas 10.2 – E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.

ESCOLHER E TREINAR OS OBREIROS

Ele escolheu e treinou os seus discípulos e quer que também os treinemos.

Lucas 6.13 – E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

Atos 6.3 – Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.

“Todos nós devemos participar da colheita de almas porque a seara é grande e a colheita não pode ser pequena”.

3-PORQUE OS TRABALHADORES DA SEARA INDA SÃO POUCOS

Isaías 6.8 – Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.                                                           

3.1-SÃO BILHÕES DE PESSOAS QUE PRECISAM OUVIR

A população mundial cresce mais ou menos 100.000.000 de pessoas por ano. Calcula-se que 40% dessas pessoas ainda nunca ouviram falar do evangelho

3.2-A IGREJA NÃO ESTÁ FAZENDO O SEU PAPEL COMO DEVERIA.

Amós 8.11 – Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.

Existem milhares de comunidades, vilas e cidades, onde nunca um cristão foi lá pregar. Calcula-se que um em cada 500 líderes se dispõe a pregar o evangelho onde ainda não foi pregado.

Romanos 15.20 – E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;

II Coríntios 10.16 – Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado.

Pedro disse que Deus não quer que os homens se percam, mas que venham a arrepender-se.

II Pedro 3.9 – O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

TRÊS MOTIVOS PORQUE OS TRABALHADORES SÃO POUCOS

1-PORQUE A IGREJA ESTÁ DORMENTE

Provérbios 10.5 – O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.

2-PORQUE A IGREJA ESTÁ OMISSA

Tiago 4.17 – Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

3-PORQUE A IGREJA NÃO TEM OUVIDO O CLAMOR DOS PERDIDOS

Jeremias 8.20 – Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.  

CONCLUSÃO

Devemos participar da colheita de almas porque o trabalho é grande e os trabalhadores ainda são poucos. Este é um tempo especial de Deus para a colheita de almas; mas ele precisa de pessoas disponíveis, que estejam dispostas a obedecer ao seu chamado de pregar o evangelho e fazer missões no lugar onde fomos plantados por Ele.

Uma consideração sobre “DESPERTANDO A IGREJA PARA A GRANDE COLHEITA”

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.