Orientações para discipulado na prática
Algumas orientações
- O discipulado precisa ter Hora, Dia e Local – HDL
- Ele precisa ser feito com propósito –
- 30 minutos – vida pessoal (coisas do coração)
- 30 minutos – vida ministerial (célula, discípulos, Igreja local)
- Quem não fez o Acompanhamento Inicial é necessário que inicie por ele.
- 1. Quanto à Célula:
- Cuidado para a célula não ser muito longa, isto pode agradar a uns e desagradar a outros. Principalmente os mais novos, eles não voltam na próxima semana. O ideal é a célula durar no máximo 1 hora e meia.
- Demonstre que você se importa com cada discípulo. Se ele faltar à célula ou ao culto, diga a ele o quanto ele fez falta.
- Somente poderá ser liberado para liderar célula quem já fez o Treinamento de Líderes de Células – TLC, o CBL, e que continua a frequentar os cursos da EMG, e que tenha um bom testemunho de vida cristã.
- O líder deve estimular o debate sobre a pregação de domingo, cuidado para não monopolizar a conversação.
- O líder de célula deve procurar seu supervisor de setor no TADEL para que ele lhe repasse as fichas das decisões por Jesus, para que estas pessoas sejam visitadas o mais rápido possível, e convidadas a frequentar a célula.
- Quanto ao Discipulado:
- O líder deve garantir que cada pessoa esteja participando da célula, seja discipulada pessoalmente. Um grande desafio é ter sempre discipuladores treinados, prontos para adotar os novos filhos que vão sendo gerados.
- Cuidado para que o líder ou sua esposa/marido não terminem discipulando todo mundo. Precisamos tirar o foco principal da pessoa do líder, como se somente ele ou ela fossem capazes de discipular bem. Os auxiliares e irmãos maduros podem cuidar muito bem dos recém-chegados, e devem ser encorajados para isto.
- O discipulado não deve ser apenas uma terapia da alma, voltado somente para as necessidades pessoais do discípulo. Ele deve levar o discípulo a crescer também na visão da igreja, ser um crente responsável e reprodutivo.
- O discipulador deve garantir que o discípulo esteja cumprindo fielmente as lições do Acompanhamento Inicial.
- Quanto ao Batismo:
- Oriente o discípulo a passar pelo batismo após o Encontro com Deus na Visão do MDA, pois no Encontro ele vai ter uma experiência com Deus e sua fé será solidificada.
- Garanta que todos façam o Curso de Membresia, pois desta maneira conhecerão a fundo a visão da igreja e se tornarão membros ativos, responsáveis e produtivos.
- Pode haver exceção, se o discípulo está preparado, você entende que ele está apto para o batismo, mas ainda não foi possível passar pelo Encontro, ele poderá ser batizado. Ele fará o Encontro depois.
- Certifique-se que seu discípulo não tenha vícios e que está andando em vitória, e faça com ele a lição 5 do Acompanhamento Inicial: A Entrevista Pré-Batismo.
- Quanto ao Encontro Com Deus na Visão do MDA:
- O líder de célula não deve enviar para o Encontro pessoas despreparadas, com pouco tempo de conversão e sem acompanhamento de discipulado.
- O Encontro Com Deus na Visão do MDA não é para conversão, e sim para consolidaçãodo discípulo. Salvo Algumas exceções!!!
- Encoraje os membros maduros da sua célula, que já fizeram o Encontro, a servirem como encontreiros.
- Somente poderá servir quem estiver frequentando a célula e com a aprovação de seu líder de célula.
- Não deverá servir quem estiver com dívidas, problemas emocionais ou barreira com algum irmão.
- Quanto à Escola Ministerial Glória – EMG:
- Todo discípulo que passar pelo Encontro deverá matricular-se no CBL – Curso Básico de Liderança – EMG.
- A Escola Ministerial Glória começa com o CBL, e continua com os demais níveis.
- Cada nível de crescimento nas células equivale a um nível da Escola, por isso não pare de fazer as classes!
- A Escola Ministerial tem chamada, e o aluno deve repor a aula perdida.
- Quanto aos Ministérios da Igreja:
- Somente poderá participar de algum ministério da igreja quem estiver em célula e tiver a bênção de seu líder.
- Se alguém está fazendo parte de algum ministério (louvor, dança, Ministério Infantil, Acolhimento, Conselheiros, torre de Oração, etc.), mas não está frequentando a célula regularmente e com compromisso, e nem sendo discipulada, o líder de célula deverá comunicar ao líder do ministério para este ser afastado.
- Se as atividades do ministério impedem que a pessoa seja fiel às reuniões da célula e do discipulado, ela deve dar um tempo no ministério e se dedicar ao que é prioridade. Depois ela pode voltar ao ministério, com bem mais frutos.
- Quanto à Transferência de Célula:
- Existem casos e casos. Dependendo da situação, um discípulo poderá se transferir de uma célula para outra, mas deverá comunicar ao seu líder e pedir a bênção. Deve pedir a bênção mesmo dentro da mesma área ou setor.
- Não receba discípulo de outra célula sem que o antigo líder e o discipulador saibam e abençoem.
- Quanto aos cultos:
- O líder de célula não deve faltar aos cultos de domingo, salvo em caso muito especial. Se possível, esteja em mais de um culto, pois assim você tem contato com mais pessoas de sua célula e pode ganhar novos membros.
- O líder deve ajudar na ordem do culto e permanecer todo culto em oração, pois você foi chamado para ser um líder de excelência. Pode fazer isso ajudando como conselheiro na hora do apelo.
- O líder de célula também pode ajudar no Ministério de Acolhimento.
Pr Andre H T Ribeiro
Assuntos para o Discipulado Ministerial
30 set. 14
Uma consideração sobre “Orientações para discipulado na prática”