Discipulado e Evangelismo por Angel Manuel Hernández Gutiérrez

Discipulado e Evangelismo

por Angel Manuel Hernández Gutiérrez

www.misionmoderna.com

Líquens são organismos que crescem em locais duros, áridos onde nada mais vai crescer. Líquens são uma simbiose orgânica que une um fungo com uma alga e juntos criam um ambiente muito fértil e produtivo. Da mesma forma, discipulado e evangelismo devem ser uma simbiose que cria uma união natural na célula o que resulta em crescimento permanente. A célula deve edificar os santos e ministrar aos descrentes. Evangelismo e discipulado devem estar sincronizados, como podemos ver em I Corintios 3:8 “… o que planta e o que rega são um.” Em outras palavras, ambos estão sincronizados.

Mas como podemos alcançar isso?

Primeiro, devemos entender que a Palavra de Deus convence santos e convence pecadores. Devemos acreditar que cada palavra sem exceção é útil para esse propósito, como podemos ler em II Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.” Em outras palavras, toda escritura discipula e evangeliza ao mesmo tempo. Sempre elaboro as lições pensando nos “novos crentes” (as pessoas recém convertidas). Fazendo isso, presumo que o ouvinte não tem profundo conhecimento bíblico, e com isso em mente, posso ensinar profundamente em qualquer tópico. Porque não presumo que o ouvinte tem vasto conhecimento bíblico, minhas lições alcançam tanto os descrentes como os crentes. Por exemplo: se ensino sobre sacrifício e uso Abel como exemplo, não presumo que todos do público sabem quem é Abel, então dou informações de fundo sobre ele.

Segundo, devemos entender que o Espírito Santo é quem nos convence do pecado (João 16:8). Isso significa que a salvação de uma alma num encontro de célula não depende de nós, nem mesmo do próprio pecador, mas depende da persuasão do Espírito Santo (Romanos 9:15-17). O líder de célula deve cooperar com o Espírito Santo, preparando a atmosfera da célula através da adoração e oração, então a graça da salvação será derramada e criará o momento apropriado para salvação, como diz II Coríntios 6:1,2 “E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão; Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação.” Digo a vocês, agora é a hora do favor de Deus, agora é o dia da salvação. Também sabemos que Deus trouxe as novas pessoas ao encontro de célula (Atos 2:47) o que significa que o Espírito Santo tem começado seu trabalho naquela pessoa mesmo antes dela chegar à célula.

Terceiro, é muito importante fazer um chamado à salvação quando você termina sua reunião de célula. A maneira como fazemos isso em nossas reuniões de célula é aquele no final da reunião, perguntamos diretamente à pessoa nova se ela quer entregar sua vida a Cristo e recebê-lo como salvador pessoal. É muito incomum que alguém recuse esse convite e mesmo quando recusam na reunião de célula, comumente dirão “sim” na reunião de celebração do domingo.

Cada célula deveria edificar o crente e converter o descrente, como Dr. Cho, pai do movimento moderno de células, tem ensinado desde os anos 1950.

Pensamentos?

Angel

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.