Pr. Abe Huber: Como Garantir que Todos Estejam Sendo Bem Discipulados – Inéditos – 13

Qual a primeira responsabilidade mais importante como líder de célula

 

1ª Oração

 

Orar diariamente, nome por nome por cada membro da sua célula, velar por eles, isso é responsabilidade do Líder – lembrando sempre que o trabalho que estamos realizando é espiritual e que se não tivermos a ajuda do Espírito Santo, não conseguiremos ser bons líderes de célula e nem cuidaremos bem delas (das ovelhas). ORAR POR ELES

 

Gl.4:18 – É bom sempre ser zeloso pelo bem, e não apenas quando estou presente. 19Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês. 20Eu gostaria de estar com vocês agora e mudar o meu tom de voz, pois estou perplexo quanto a vocês.

 

Quando começamos orar pelas nossas ovelhas, na medida que o Espírito Santo vai nos dirigindo, começamos a sentir como dores de parto — isso é para ganharmos almas para Jesus. Paulo esta dizendo neste texto que ele já havia sofrido dores de parto para que eles se convertessem e que agora estava sofrendo dores de parto de novo, não em gerá-los para Cristo, mas para que Cristo fosse gerado neles, para que eles crescessem espiritualmente.

 

Sempre haverá duas etapas iniciais

1º Gerar a pessoa para Cristo

2º Gerar Cristo na pessoa

 

Qual a segunda responsabilidade mais importante como líder de célula

Depois de orarmos pela pessoa é GARANTIR QUE TODAS ELAS TENHAM UM DISCIPULADOR QUE ESTÁ CUIDANDO MESMO.

Que isso esteja na prática funcionando.

 

2ª – O LÍDER DE CÉLULA É O RESPONSÁVEL PARA GARANTIR QUE TODO MEMBRO DA CÉLULA ESTEJA SENDO DISCIPULADO.

 

 

Se você líder de célula estiver orando com fervor, em espírito, todos os dias e tiver garantindo que todos os membros da célula terão um discipulado que funcione — a multiplicação acontecerá de forma natural. A multiplicação acontece em cima da saúde, ovelha sadia dá cria.

 

O LÍDER DE CÉLULA É O RESPONSÁVEL PARA GARANTIR QUE TODO MEMBRO DA CÉLULA ESTEJA SENDO DISCIPULADO.

 

Se a pessoa não tem um discipulador, com todo amor e carinho, a falha está no líder da célula, ele precisa garantir que isso aconteça na célula.

 

Exemplos práticos1

Em uma célula de jovens onde a líder (moça) que precisa garantir que o membro (moço) seja discipulado, e ela mesmo não pode discipular, ele pedirá para que alguém (dos seu setor, área) que discipule este moço para que depois ele a ajude a discipular os demais moços da célula.

 

Isso se aplica em todas as situações!

 

Não aceite esta situação, entre em crise, vá ao seu supervisor de setor, área ou distrito. Se o seu líder disser: fique tranqüilo eu vou cuidar disso, e ele não estiver cuidado, então não fique tranqüilo não. Pegue no pé dele, vai com o líder do seu líder, não podemos deixar isso cair no esquecimento. Dentro de uma semana, no máximo duas, você tem que correr a trás e garantir que todos estejam sendo bem discipulados. A pessoa só não será discipulada caso não queira e diga.

 

COMO FAZER ISSO?

MANEIRA ERRADA

Primeiro como não fazer: Se ficarmos só falando que o líder precisa garantir e não dissermos como fazer isso, nós, líderes estaremos errando. A maneira certa da muito trabalho, não podemos fugir deste trabalho. A maneira errada é havendo 10 pessoas na célula e no final o líder de célula diz que 7 pessoas deveriam ficar depois da comunhão e quando se reunissem com eles dissesse sem combinar com ninguém, agora fulano discípula você, você discípula aquele outro  e assim sucessivamente. Totalmente errado. Isso não se resolve desta maneira.

 

Estamos cuidando de pessoas e não de gado…

 

Não podemos tratar as pessoas deste jeito, temos que tratar com carinho.

 

Por Exemplo:

Eu sei que meu discípulo já está capacitado para tornar-se um discipulador, eu garanti que cumprisse com os pré-requisitos do trilho de Liderança, tendo feito nova criatura, garanti que ele concluísse o primeiro nível do Acompanhamento Inicial, que ele foi treinado nos discipulados que fiz com ele, e ele possui o perfil de um grande discipulador, porém, na prática ele não tem muitos discípulos, vamos supor que um outro irmão, um novo convertido que também está no processo. Eu não posso chegar e dizer: você está sem discipulador então você vai discipular ele e pronto e acabou! –NÃO!!!

 

 

O QUE EU FAÇO?

 

TEMOS QUE TER SABEDORIA, TEMOS QUE PENSAR ANTES!!!

 

TEMOS QUE SER SENSSÍVEIS AOS SENTIMENTOS DAS PESSOAS!!!!

 

 

Eu não posso chegar para o novo convertido e dizer: eu não falei com meu discípulo, mas se ele concordar, você poderia ser discipulado por ele.

—-Aí caso o novo convertido aceite!

Eu chego para o meu discípulo e pergunto pra ele se ele pode discipular este novo convertido, aí este discípulo começa a dizer:

— Sabe, não posso, por isso, por aquilo (apresenta muitos motivos), estou fazendo doutorado, família, emprego…

 

Aí falaremos ao novo convertido: sabe eu disse que ele (meu discípulo) poderia te discipular, mas na realidade ele não pode, ele anda muito ocupado:

Aí o novo convertido pode pensar: um… acho que ele não foi com minha cara!!!

 

 

ERRADO, MANEIRA ERRADA DE PROCEDER EM RELAÇÃO AO DISCIPULADO!!!!

 

Ou numa segunda hipótese: o novo convertido poderia dizer: ah, eu gostaria que fosse outra pessoa —– (e apresenta seu motivos).

 

Aí, neste caso eu vou ter que falar com meu discípulo (que neste caso aceitou), e dizer que o novo convertido quer outra pessoa!!!

 

TAMBÉM NÃO É LEGAL!!!

 

ENTÃO COMO FAZER?

 

MANEIRA CERTA

Vou dizer ao meu discípulo, se por acaso, aparecer alguém precisando de um discipulador (você precisa ser bem honesto, porque você não sabe se vai ter ou não, ou se a pessoa vai querer ou não), se por acaso tiver alguém, você estaria aberto para discipular mais uma pessoa?

 

Aí em outro momento, já tendo a resposta positiva do meu discípulo, na hora da comunhão na célula, estou eu conversando com o novo convertido, aí pergunto ao novo convertido:

— Humm, você não tem discipulador ainda, o que você acha do meu discípulo (tal) te discipular, talvez ele diga, eu gosto muito dele, porém eu preferiria outra pessoa, que tenha este perfil, que eu me identifique. Aí pergunto e o que você acha do “sicrano”? Aí este novo convertido responde positivamente!!!

 

Neste caso nem o meu discípulo, nem o novo convertido e o sicrano ficaram expostos – precisamos de muita sabedoria, sem ofender ninguém, sem machucar ninguém.

 

Quando a pessoa acabou de entregar sua vida a Jesus, e o líder de célula pegou na ficha do novo convertido, o nome dessa pessoa – com suas características – rapaz, solteiro, 27 anos — você como o líder da célula e já teve esta conversa, praticamente com todos da sua célula e já sabe com quem pode contar, aí fica mais fácil!!! Neste caso você pega a ficha deste novo convertido, passa para o discípulo, ou alguém da sua célula e supervisiona se este novo convertido será contactado em 24 após a sua decisão.

 

É O LÍDER DESTA CÉLULA QUE IRA GARANTIR QUE ESTE DISCIPULADO ACONTEÇARÁ DE VERDADE!!

 

Neste caso é uma pessoa que não está na célula e não tem discipulador. É bem diferente daquele que já está entrosado na célula e ainda não tem um discipulador.

 

Agora na hipótese de uma pessoa ter conduzido alguém ao encontro com Jesus, essa pessoa, caso haja disponibilidade irá discípula-la ou um dos seus discípulos.

 

O QUE GEROU É AQUELE QUE CUIDA OU GARANTE O CUIDADO

 

O BEBÊ NÃO TEM QUE QUERER TANTO!!!

 

 

É PECADO MUDAR DE DISCIPULADOR?

 

—Não!

 

Não podemos fazer que uma pessoa se sinta horrível e culpada quando isso acontece —- dizendo: ela me traiuuuuuu!!!!!

 

Isso dói, porém quando isso acontece devemos saber de alguns detalhes:

1º perguntar onde eu falhei?

2º quero te pedir perdão, eu não quero falhar mais!

3º você pode me dar outra chance de te discipular, para eu não falhar com você?

 

Caso não seja possível, isso não pode ser o fim do mundo.

 

Temos que dizer: eu prometo que com a ajuda de Jesus e do Espírito Santo não falharei mais!!!! ME PERDOE!!!

 

Temos que ser bem maduros, adultos e humildes nestas questões! Quem tiver atitude de humildade nestes caso, esta situação o coroará depois!!!

 

TEMOS QUE ENTRAR EM CRISE, ORAR, PARA TORNAR-SE UM BOM DISCIPULADOR. E quando muitas pessoas quiserem ser discipuladas por você, você também não sair dizendo sim, sim, sim – aí temos outro problema!!!

 

Você não pode, para não desagradar ninguém, ficar falando sim, sim e sim!!

E de repente você tem muitos discípulos e está discipulando eles muito mal e porcamente. É melhor discípular menos pessoas, com muita qualidade, do que muitas, mal e porcamente.

 

Há o outro lado da moeda:

Um bom discípulo não procura falhas no seu discipulador. Ele sabe que o discipulador não é perfeito em suas ações, ele procura seguir aquele discipulador nas áreas em que ele é modelo.

 

Quando alguém muda de discipulado não uma certa derrota somente para o discipulador é também uma certa derrota para o discípulo também!

O BOM DISCIPULO DEVE SABER SER DISCIPULADO POR QUALQUER DISCIPULADOR E ROMPER E VENCER.

 

Caminhar com o discipulador que Deus colocou em nossa vida é o tratamento de Deus em nossa vida: Deus faz questão de colocar alguém para te discipular que conhece menos da palavra que você, mas em outras áreas ele sabe alguma coisa que você não sabe. Deus quer ver se você vai ser tratado, vai ser humilde o suficiente para aprender com este discipulador, os tesouros que ele tem para você. Deus é soberano, se ELE colocou este discipulador sob a sua vida, você deve aprender a marchar com este discipulador que Deus te deu, aprender a sugar dele as coisas maravilhosas que ele tem para te ensinar, porque certamente ele tem várias coisas para te ensinar, cosias que você não tem. Talvez você tem outras áreas que seja bem melhor do que ele, você não deve ficar reparando nestas áreas, mais deve se concentrar naquelas áreas que ele tem para te passar.

 

Paulo declarou:

1Co11: 1Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

 

 

Paulo não disse: me imitem em tudo! Não!!! Ele sabia que ele mesmo tinha falhas, por isso ele declara, me imitem nas áreas em que eu estou imitando a Cristo.

 

UM BOM DISCIPULO TEM BONS OLHOS PARA O SEU DISCIPULADOR

 

Um discípulo que fica vendo defeito no seu discipulador, não é um bom discípulo! Olha com bons olhos –

 

Mt. 6: 22“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.

 

Se você for alguém que só fica vendo defeito, o seu corpo estará cheio de trevas.

 

Em outro caso a troca do discipulador não é motivo de derrota para ninguém. Quando alguém é “promovido” – o discipulador é um membro de célula e agora ele está se tornando um líder de célula, ele terá que discipular apensa os auxiliares, ou está se tornando um supervisor de setor, ele terá que discipular somente os líderes de célula e este discípulo não é líder de célula, aí ele terá que passar este discípulo para outro.

 

NÃO PODEMOS JULGAR QUANDO HÁ TROCA DE DISCIPULADO

 

As trocas podem ser estratégicas – alguns trabalham com casais, outros com jovens e adolescentes e as vezes estas trocas são necessárias.

 

Cada um tem seu chamado diferente

 

Não julgue e nem generalize

 

QUANDO UM PESSOA ESTÁ NA CÉLULA, VEM DE OUTRA IGREJA E ESTA BEM MACHUCADA EM RELAÇÃO A IGREJA E NEM ESTA CONGREGANDO, O QUE FAZER?

 

Para oficializar o discipulado com esta pessoa ela teria que ter a bênção e permissão do outro pastor para estar oficialmente em nossa igreja, porém uma amizade de amor e cura, não é errado, todo cristão tem esta dívida de amor com todo mundo. Um discipulado não oficial de amor e cuidado.

 

UMA AMIZADE DE AMOR E CURA NÃO PRECISA DE PERMISSÃO É UMA DÍVIDA QUE TODO CRISTÃO TEM COM OUTRO.

 

NÃO PODEMOS DISCIPULAR OFICIALMENTE OVELHAS DE OUTRO REBANHO.

 

QUANDO O DISCIPULADOR ESTÁ EM PECADO, ELE PODE CONTINUAR DISCIPULANDO?

 

Se for um pecado que não foi resolvido e ainda continua no pecado ele não deve estar discipulando ninguém. Como muito amor e carinho temos que confrontar tal situação para correção. Isso deve ser feito diretamente com este discipulador sendo orientado a procurar o seu discipulador para que isso seja curado e vença este pecado. Se disser que o discipulador já sabe e mesmo assim permite, aí temos que ir até este discipulador conversar com ele. Se o discipulador tiver uma atitude errada, você deve falar com o discipulador deste discipulador, até chegar ao líder principal, Deus…….. mas é claro que isso deverá ser resolvido.

 

QUANDO TEMOS UM DISICPULO QUE ESTA EM OUTRA CIDADE E NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO DISCIPULÁ-LO, O QUE FAZER?

 

No caso de estar numa cidade onde temos nossa igreja e que haja discipuladores, e a pessoa ficar morando nesta cidade, enquanto esta pessoa ficar morando nesta cidade é uma boa idéia, ela ser discipulada por lá, não será errado a pessoa ter dois discipuladores neste caso. E os dois discipuladores, numa santa cumplicidade, cuidar desta ovelha.

 

Cada caso é um caso!!!

 

Mudanças de rede, na estrutura da igreja.

 

Temos sempre que ouvir o coração da pessoa, do discípulo para vermos o que ele quer também.

 

UMA DAS COISAS PRINCIPAIS QUE VOCÊ VAI AJUDAR O SEU DISCIPULO A ENTENDER, FORA O RELACIONAMENTO DELE COM DEUS, COM A FAMÍLIA, É SOBRE QUEM SÃO OS DISCÍPULOS DELE, PORQUE SE VOCÊ DISCIPULAR O SEU DISCIPULO COM UM FIM EM SI MESMO, PARA APENAS CUIDAR, VENCER O PECADO, ABENÇOAR A FAMÍLIA, SEU CASAMENTO, ELE FICARÁ INTROVERTIDO E FICARÁ PENSANDO – EU, EU , EU, TEM QUE CUIDAR DE MIM, TORNANDO-SE MUITO MIMADO, ONDE O DISCIPULADOR TEM FICAR AS ORDENS 24H.

 

Não podemos gerar um discípulo introvertido, temos que trabalhar a questão da continuidade, dele discipular outras pessoas, ajudando ele tirar os olhos dele mesmo, fazendo com que ele olhe para outras pessoas.

 

Água fresca deve passar o cano deve estar limpo e desobstruído, água parada apodrece e ficando imprópria – então para ele ficar recebendo nova unção ele tem que estar dando aquela unção para os outros, ele precisa estar discipulando outros, quando começamos a cuidar de outros, crescemos.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Pr. Abe Huber: Como Garantir que Todos Estejam Sendo Bem Discipulados – Inéditos – 13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s