CONFLITOS E CONFRONTOS
“… corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”.II Timóteo 4:2
Paulo como discipulador. I Tes 2:5
Vs 5 A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha.
- Nunca usou linguagem de bajulação.
Conversa mole, deixar de dizer a verdade em amor.
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- 3:12, “Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”.
- Nunca deixe de confrontar ou corrigir em amor um discípulo
- Só confronta quem ama
- Eu tinha um discipulo que um dia ele me disse “eu te admiro porque tu tens coragem de confrontar a gente”.
- Isso não é coragem é amor.
- Quando nossos discípulos errarem é uma oportunidade para corrigi-los
- Porque é tão difícil confrontar alguém?
- Medo de que as pessoas não vão nos gostar.
- Medo de ser mal entendido.
- Medo de ser rejeitado.
- Medo de piorar a situação.
- Medo do desconhecido.
- Medo de ser transparente.
- Falta de prática.
II.Algumas Formas Erradas de Lidar com uma situação que requer correção.
- Eu estou certo – Vencer a qualquer custo.
- Sempre vire o rosto – Paz a qualquer custo.
- Ignore a realidade – Não vejo nada, não ouço nada.
- Evite o confronto a qualquer custo – o levita na história do Samaritano
- Artilheiro do Campeonato – Faz mais gol, esperar errar mais.
- Sempre se renda – humildade a qualquer custo, (realmente é humildade falsa).
- Pedir uma outra pessoa para cuidar do problema
- Deixar o confronto para amanhã
- Pensar que não adianta tentar resolver o problema.
III como confrontar
- Ore muito antes
- Confronto Sanduíche
- Seja humilde, brando e amoroso. Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
- O mais rápido possível.
- Fale a verdade em amor com mansidão
- Aborde um assunto por vez.
- Não sobrecarregue a pessoa com uma lista de assuntos.
- Seja específico.
- Em particular e nunca em público
- Diga o porque que esse assunto é importante para você
- Somente lide com aquilo que a pessoa pode mudar.
- Evite uma atitude de superioridade
- Evite palavras tais como nunca e sempre
- O que fere não é o que foi dito mas com foi dito.
- Benefícios do confronto
Lembre-se: confronto é necessário!
- Pv 9:8 Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende
O sábio, e ele te amará.
- 28:23, “O que repreende ao homem achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua”.
- Trate a pessoa com muito amor e carinho, mas você não está errado em confrontá-la, pois o confronto é necessário!
- Mantenha uma atitude humilde, e peça até perdão pela maneira pela qual você confrontou alguém (se confrontou numa forma errada), mas não pelo confronto em si.
- Devemos enxergar os benefícios da transparência e do confronto.
- Nos traz um entendimento melhor do problema
- Produz transformação na vida dos envolvidos.
- Realmente faz o relacionamento crescer.
- Nunca esqueça as palavras de encorajamento. Faça questão de que a pessoa entenda que seu confronto foi baseado no amor que tem por ela. Cada vez que nós confrontamos uns aos outros e somos transparentes, criamos uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos.
- Uma vez que houve um confronto, sempre faça questão de voltar e verificar que não haja nenhum ressentimento ou mágoa depois, e encoraje novamente a pessoa confrontada. Se o problema continuar, então procure seu líder.
- De olho na reação
A reação é mais séria do que o erro que levou a correção
- Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
Ex de Saul e Davi.
- Provérbios 10:17 O caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado.
- Provérbios 12:1 Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.
- Provérbios 13:1 O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão.
- Provérbios 13:18 Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.
- Provérbios 15:5 O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência.
- Provérbios 15:10 Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá.
- Provérbios 15:31 Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada.
- Provérbios 15:32 O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.
- Provérbios 17:10 Mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato.
- Provérbios 27:5 Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto.
- Eclesiastes 7:5 Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato.
Nem de intuitos gananciosos
6 Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros.
7 Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos;
8 assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós.
9 Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus.
10 Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.
11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós,
12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
“… corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”.II Timóteo 4:2
Pergunta – “Quando foi a última vez que você perdeu sono e qual foi o motivo?”.
Resposta – A maioria das vezes será um problema entre você e uma outra pessoa ou seja uma questão de relacionamentos.
Mateus 18:15
Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
- Algumas Observações em relação a Conflito
- Conflito é inevitável.
- Conflito é difícil.
- Porque é tão difícil confrontar alguém?
- Medo de que as pessoas não vão nos gostar.
- Medo de ser mal entendido.
- Mede de ser rejeitado.
- Medo de piorar a situação.
- Medo do desconhecido.
- Medo de ser transparente.
- Falta de prática.
- Como lidamos com conflitos vai determinar nosso sucesso.
- Algumas Formas Erradas de Lidar com Conflito
- Eu estou certo – Tentar vencer a qualquer custo.
- Sempre vire o rosto – Paz a qualquer custo.
- Ignore a realidade – Não vejo nada, não ouço nada.
- O Chorão – Ninguém entende os meus problemas
- Evite a qualquer custo – o levita na história do Samaritano
- Sempre se renda – humildade a qualquer custo, Humildade falsa
- Culpe o outro
- Abusar de sua autoridade
- Contratar alguém para resolver – pistoleiro
III. Causas de Conflito
- Natureza humana.
- Pessoas contenciosas.
- Pessoas amarguradas ou feridas.
- Pessoas carnais.
- Má liderança.
- Os Dez Mandamentos Para Resolução de Conflitos
- Resolva conflito em particular e nunca em público.
- Resolve conflitos o mais rápido possível.
- Nossa tendência é de:
- Evitar o conflito.
- Deixar o confronto para amanhã.
- Pensar que não adianta tentar resolver o problema.
- Pedir uma outra pessoa para cuidar do problema.
- Aborde um assunto de cada vez.
- Não sobrecarregue a pessoa com uma lista de assuntos.
- Seja específico.
- Descreva para a pessoa o que você percebe que ele/a está fazendo que está criando o problema.
- Seja específico, descrevendo como você está se sentindo.
- Diga o porque que esse assunto é importante para você.
- Pergunte o que pode ser feito para corrigir o problema?
- Somente lide com aquilo que a pessoa pode mudar.
- Evite uma atitude de superioridade.
- Fale a verdade em amor com mansidão.
- Seja humilde.
- Atitudes erradas são a razão principal porque conflitos não são resolvidos. Raramente é o problema em si, mas a atitude das pessoas em relação ao problema.
- Evite palavras tais como nunca e sempre.
- Procura primeiro entender e então ser entendido.
- Uma boa forma de entender melhor alguém é ouvir satisfatoriamente a posição dela antes de dar a sua.
- Uma outra forma é falar assim: “Eu estou percebendo a situação assim, ajude-me a entender a forma como você está percebendo o problema.”
- Lembre-se: confronto é necessário!
- 3:12, “Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.”
- 28:23, “O que repreende ao homem achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.
- Trate a pessoa com muito amor e carinho, mas você não está errado em confrontá-la, pois o confronto é necessário!
- Mantenha uma atitude humilde, e peça até perdão pela maneira pela qual você confrontou alguém (se confrontou numa forma errada), mas não pelo confronto em si.
- Devemos enxergar os benefícios da transparência e do confronto.
- Nos traz um entendimento melhor do problema
- Produz transformação na vida dos envolvidos.
- Realmente faz o relacionamento crescer.
- Elogie a pessoa por sua transparência.
- Nunca esqueça as palavras de encorajamento. Faça questão de que a pessoa entenda que seu confronto foi baseado no amor que tem por ela. Cada vez que nós confrontamos uns aos outros e somos transparentes, criamos uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos.
- Uma vez que houve um confronto, sempre faça questão de voltar e verificar que não haja nenhum ressentimento ou mágoa depois, e encoraje novamente a pessoa confrontada. Se o problema continuar, então procure seu líder.
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