4 – NOVA CRIATURA LIÇÃO 4

Lição 4

A NECESSIDADE DE UM ARREPENDIMENTO GENUÍNO

Pelo conceito comum, arrependimento é entendido como um sentimento de tristeza em relação aos pecados cometidos ou remorso. No entanto, é muito importante entendermos com clareza o que é arrependimento. Nós estamos rodeados de conceitos do mundo e de conceitos religiosos que não definem exatamente nosso problema para com Deus.  Eles também não descrevem que arrependimento é acima de tudo uma mudança total e completa em nossa maneira de viver.

Arrependimento é mudança de atitude (Marcos 1:14-15).

Este é o principal aspecto do arrependimento, porque nosso maior problema para com Deus não está nas coisas erradas que fazemos (atos), mas sim na nossa atitude interior de independência e rebelião para com Deus. Na verdade, todos os nossos atos são decorrentes de uma atitude e uma disposição interior que temos em relação a Deus. Quando minha atitude é de independência, ou seja, “eu faço o que eu quero”, ”eu sou dono do meu nariz”, obviamente os meus atos e as coisas que eu faço no dia a dia não vão agradar a Deus. Mas quando mudamos nossa atitude de independência para uma atitude de dependência e submissão, mudam também os nossos atos.

Atitude anterior: rebelião,  independência > faço o que me dá na cabeça.

Atitude nova: submissão > dependência > estou sujeito a Cristo e Sua Palavra em tudo.

Arrependimento é mudança de reino (Colossenses 1:13). Significa renunciar a Satanás e às trevas e se entregar a Jesus e servi-Lo em tudo. Essa mudança implica em seguir outro rei, outras leis, outros princípios, outros valores, outro estilo de vida. Eis aqui a diferença entre os filhos das trevas e os filhos da Luz.

Situação anterior: Império das trevas > Vivo segundo o curso deste mundo e as paixões da carne > Miséria, tristeza, falsidade, sensualidade, briga, idolatria, lascívia, vícios, vingança, ódio, angústia, revolta, culpa.

Situação Nova: Reino da luz, reino do Filho do Seu amor > Vivo de acordo com Sua palavra e a Sua Vontade > Paz interior, prosperidade, liberdade, amor, perdão, amizade, pureza, alegria.

Arrependimento é não ter mais prazer no pecado: Uma pessoa genuinamente arrependida não se deleita mais no pecado, pois sua natureza foi mudada. Se vier a pecar outra vez, o seu coração não tem mais prazer e sua vontade imediata é de vencer o pecado, seguida de uma profunda tristeza segundo Deus, pelo ato praticado.

Situação Anterior: Natureza pecaminosa > Insensibilidade > Prazer no pecado > Vontade de continuar.

Situação Nova: Natureza recriada > Sensibilidade > Tristeza segundo Deus > Desejo por mudança > Vontade de vencer.

2 comentários sobre “4 – NOVA CRIATURA LIÇÃO 4

  1. graça e paz!
    Pr. André, gostaria de saber se o senhor poderia postar o estudo nº 3 da série nova criatura. Ou talvez o senhor poderia me dizer onde conseguí-lo. Desde já agradeço e que Deus te abençoe!!!
    Pr. Wilson Rosolini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s