Recursos para ajudar a construir uma boa lição. Por Angel Manuel Hernández Gutiérrez

Recursos para ajudar a construir uma boa lição.

Por Angel Manuel Hernández Gutiérrez

WWW.misionmoderna.com

O líder de um grupo de células deve ter a liberdade de adaptar a lição às idiossincrasias do grupo. Não obstante, o pastor deve desenvolver e dar a cada líder um esboço ou guia para evitar que os novos líderes cometam erros doutrinais. Sabemos que a Igreja primitiva do Novo Testamento fez um grande esforço para preservar a doutrina pura pelo que lemos em Atos 2:42 “E permaneceram firmes na doutrina dos apóstolos”. Esta é uma das razões pelas quais eu acho que os líderes de célula devem receber o esboço do sermão.

Em nossa igreja, preparamos líderes em menos de nove meses depois de sua conversão. Concedido, há pontos positivos e negativos. Positivamente, aproveitamos da paixão que existe em um novo Cristão. Negativamente, entretanto, percebemos que o líder pode não possuir as respostas a perguntas controversas. Ainda assim oferecemos treinamento adicional de liderança (Colossenses 1:10), alguns líderes ainda necessitam de conhecimento teológico mais profundo, o que só pode ser resolvido pela contínua exposição à Palavra de Deus. Dando a cada líder o esboço do sermão, acreditamos que podemos evitar maiores problemas doutrinais (Romanos 14:1).

Outra vantagem de se seguir o esboço do sermão é que isso ajuda a igreja inteira a manter a mesma unidade doutrinal (1Pedro 3:8). Por exemplo, digamos apenas que meu tópico é oração. Se cada um dos 260 grupos de células cobrirem o tópico da oração, veremos um significativo crescimento da oração. Falando de serviço ou evangelismo, o impacto na sociedade será enorme.  As escrituras, de fato, ensinam que é melhor que se siga uma mesma mentalidade (Filipenses 3:16). Como outros têm mencionado, digo aos nossos líderes de células para basearem o ensinamento da célula na Palavra de Deus, preferencialmente naquilo que o pastor disse.

Por muitos anos usamos o sermão do domingo como base para nossa lição de célula, mas percebemos que as pessoas precisam de mais diversidade (Atos 15:32, 20:2). Decidimos criar lições específicas para as células, assim poderíamos todos estudarmos a Palavra de Deus capítulo por capítulo. Pedi conselho ao pastor Mario Veja, que é um expert nisso. A igreja dele segue o mesmo padrão. Um resultado dessa mudança tem sido um maior interesse na participação em ambos os serviços (células e celebração). Antes de fazermos essa mudança, as pessoas escolhiam entre participar da célula ou da celebração, mas não de ambos.

Lembre-se que uma grande lição é baseada em questões dinâmicas e interativas. As questões aumentam o nível de interesse e participação, o que faz a lição ainda mais rica. Cada lição sempre deve ser iniciada por uma síntese geral, porque introduzirá o contexto bíblico aos membros e demonstrará que a lição foi preparada de antemão, ao invés de improvisada no local.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s