Princípios versus Modelos

Princípios versus Modelos

Joel Comiskey

Muitos pastores acreditam que se acharem o modelo ideal encontrarão a chave para o seu sucesso. Eles devem ter ouvido algum pastor de uma igreja em células crescente dizer algo como, “Tudo que você tem a fazer é seguir o que estou fazendo e sua igreja irá crescer”. Você está instruído, então, a voltar múltiplas vezes e aprender o procedimento correto. Mas este é o caminho correto a seguir?

A realidade é que princípios – não modelos – produzem frutificação. Princípios sempre passam por cima de modelos. Princípios permitem a flexibilidade e se aplicam a uma vastidão de situações. Os modelos são culturalmente limitados. Modelos são inflexíveis e sempre requerem o conjunto exato de circunstâncias para funcionarem. Princípios se aplicam a qualquer denominação, cultura ou situação. As igrejas em células que crescem são inovadoras e quebram os moldes.

David Cho, por exemplo, se convenceu da estratégia de célula em seu leito de morte. Ele percebeu que o conselho de Jetro a Moisés em Exodo 18 se aplicava à sua própria situação. Então, ele leu sobre as igrejas nas casas no livro de Atos, e Deus o deu a visão de começar os grupos nos lares. Ele teve de inovar e ajustar sua estrutura na medida em que ele avançava por ser pioneiro nesses caminhos. Ele seguiu o Espírito de Deus com base nas escrituras.

A Igreja Eloim fez algo similar. Eles se empolgaram muito com o ministério de células após visitarem a igreja de Cho na Coréia, mas eles perceberam que teriam de adaptá-lo à cultura Salvadorenha. O exato modelo de Cho não funcionaria para eles. Eles decidiram que cada célula ia precisar de uma reunião de planejamento semanal para preparar-se para os encontros. Esta foi uma das chaves para liberarem a frutificação em sua própria cultura.

Valores vêm de verdades bíblicas enquanto que os princípios vêm do que as igrejas em células vêm realmente fazendo (prática). Modelos vêm da aplicação de valores bíblicos e princípios da igreja em células no seu próprio contexto. A fórmula deve ser a seguinte: valores bíblicos + Princípios testado através do tempo = modelos contextuais. No entanto, após chegar a seu próprio modelo, ele nunca deve ser promovido como “o” modelo. Os valores e os princípios devem sempre ser promovidos.

Durante o mês de setembro, experientes pastores de igrejas em células vão escrever 20 blogs no tópico princípios versus modelos. A programação é:

– Semana 1 (de 4 a 10 de setembro): Falaremos sobre valores bíblicos + Princípios testado através do tempo = modelos contextuais.

– Semana 2 (de 11 a 17 de setembro): O mundo da igreja em células tem sido abalado negativamente com os construtores de templos e aqueles que querem que todos sigam “seu modelo”. Eu chamo este fenômeno de “doença do modelo”. O movimento de igreja em células tem aprendido a necessidade de se mover juntos como um movimento baseado em princípios.

– Semana 3 (de 18 a 24 de setembro): Estaremos compartilhando estes valores bíblicos e princípios-chaves. Alguns dos valores bíblicos são: comunhão, sacerdócio de todos os crentes, evangelismo relacionado, e multiplicação. Princípios-chaves: oração, pastor mais velho guiando a visão da célula, células como base da igreja, e uma clara definição de célula.

– Semana 4 (de 25 de setembro a 1° de outubro): Algumas igrejas em célula se tornam modelos (não todas) na medida em que trabalham os valores e princípios no seu próprio contexto. Falaremos a respeito de alguns desses modelos que, por sua vez, estão promovendo os valores e princípios.

Espero que você seja encorajado a aplicar princípios que te ajudem a desenvolver seu próprio modelo. Pergunta: Por que você acha que princípios são tão importantes e devem preceder modelos? Qual a sua experiência nesta área?

Joel

Anúncios

Um comentário sobre “Princípios versus Modelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s