O ROMANCE REAL EM AÇÃO

O ROMANCE REAL EM AÇÃO

A. Como começar um romance real?

Alguns aspectos são importantes para um começo no Romance Real. Antigamente se estabelecia uma idade para que os jovens pudessem iniciar o namoro. Hoje, com o decorrer dos tempos e a mudança na cultura, não se faz mais tal coisa. Porém, ainda assim existem pais que estabelecem uma determinada idade para que seus filhos venham a poder namorar. Mas, do que adianta ter idade e não ter maturidade, não ter perspectivas, não saber exatamente o que você quer da vida?

Vejamos alguns requisitos importantes para se começar um Romance Real:

1. Salvação. Ambos os jovens ou adultos devem ser verdadeiramente salvos, ou seja, ambos já devem ter aceitado a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador pessoal (João 3.16; Lucas 19.10; Romanos 10.9-10).

2. Maturidade física e espiritual. Não devem ser crianças, pois maturidade é importante e essencial no relacionamento entre duas pessoas (Efésios 4.13; I Coríntios 14.20).

3. Comunhão com Deus. Primeiramente Deus deve estar sendo uma fonte de luz em sua vida, uma fonte de vigor espiritual. Se não tiver comunhão com Deus, nunca será abençoado em qualquer tipo de relacionamento (I João 1.6-7).

4. Estudos. Já terminou os estudos? Ainda deseja estudar mais? É muito mais difícil formalmente depois de casado. Você tem alvos de se formar ou fazer algum curso especial? Faça antes ou discuta o assunto com a pessoa com quem você vai se casar. Alguns cursos são caros, levam muito tempo, e se você vai estudar depois de casado, é bom entender desde cedo como isso será administrado, tanto em termos de tempo como de finanças.

5. Situação financeira. Tem um emprego fixo? Dá pra sustentar uma família? Já tem onde morar (sem ser na casa dos pais ou dos sogros)? Já tem as coisas necessárias para viver – fogão, cama, mesa, geladeira, sofás, etc.?

6. Jovem espiritual. É bom saber algumas coisas sobre os hábitos espirituais da pessoa, como por exemplo:

• Estuda a Bíblia todos os dias?

• Gosta de falar com Deus? Sabe ouvir a voz de Deus?

• Tem costume de pedir e esperar a orientação de Deus para fazer decisões, não só em coisas grandes, mas as pequenas também?

• Sabe discernir entre a voz de Deus e do inimigo das nossas almas?

• Faz o possível para ir às vigílias? Participa das reuniões de oração?

• É fiel em todas as reuniões da igreja ou facilmente arruma uma desculpa para não ir?

• Qual a conversa dele quando está com pessoas descrentes? Está falando sobre Jesus (Mateus 12.34)?

• Como se comporta em casa com sua família? Está demonstrando todo o fruto do Espírito Santo?

• É esforçado no trabalho material e espiritual? É esforçado nos estudos e na igreja (Lucas 16.10)?

• Está dando um bom testemunho, não só na igreja, mas também no emprego e escola? O que seu patrão e professor dizem sobre que tipo de pessoa é?

• É batizado nas águas e também no Espírito Santo? Está andando todos os dias cheio do Espírito Santo?

• Está pondo os princípios Bíblicos em prática?

• Usa roupa modesta? É moderado no vestir e agir?

• Glorifica a Deus no seu jeito de agir com outros?

• Como reage quando está jogando bola?

• Sabe controlar dinheiro? Tem dívidas? É Íntegro?

7. O rapaz inicia. Em nosso tempo moderno é “comum” uma moça querer iniciar um namoro. Mas isso fere o princípio bíblico. Mesmo num Romance Real, o rapaz é o líder, é ele quem deve iniciar, é ele quem deve pedir à moça para orar e procurar saber a vontade Deus.

8. Permissão dos pais. Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o Romance Real. Isso demonstra confiança e honra dos filhos para com seus pais. A Bíblia diz que os filhos devem obedecer e honrar os seus pais, mesmo que não sejam salvos. Um relacionamento que os pais não apóiam, geralmente resulta em muitas dificuldades. Isso não significa que os pais são a autoridade final no relacionamento, significa que estão querendo a bênção paterna para o relacionamento.

9. Apoio dos seus líderes espirituais. Abra o jogo com seus líderes antes de abrir o jogo com a moça. Seus discipuladores, seu pastor. Os seus líderes vão poder lhe dar muita ajuda e orientação. Seja bem honesto e transparente com eles. Isso é importante e muitas vezes negligenciado pelos cristãos. O pastor de ambos deve apoiar e dar sua bênção. Pode ser que o discipulador e o pastor vejam coisas que eles não estão vendo e por isso é importante receber o apoio, o conselho deste servo de Deus.

10. Comunicação e visitas. Deve-se procurar estabelecer um determinado ritmo nas visitas do rapaz à casa da moça: é claro que não todos os dias. Estabelecer uma boa comunicação entre ambos.

11. Confiança dos pais. No decorrer do namoro, devem procurar ganhar e manter a confiança dos pais. Verificar como é a relação entre a pessoa e seus pais. Procurar ser sensível para qualquer mudança.

12. Paz completa no seu espírito. Você precisa sinceramente sentir aquela paz que somente Deus pode lhe dar no seu espírito (Colossenses 3.15). Enquanto você sentir dúvidas, espere mais no Senhor. Não se apresse por qualquer medo (de perdê-la, ou idade, finanças, etc.). Sempre espere que Deus lhe dê aquela paz completa (João 14.27). Também, quando é de Deus e o tempo está certo, as coisas vão se encaixar. Se todos os preparos estão em ordem, mas nada está dando certo, talvez seja Deus dizendo que deve esperar mais um pouco. No tempo certo, com a pessoa certa, as bênçãos de Deus serão óbvias e tudo vai dar certo!

B. A continuação do romance real

1. O interesse deve estar voltado para a personalidade da pessoa, a parte imaterial. É importante que isso esteja bem claro na mente dos romanceados.

2. O interesse deve ser estabelecido na parte espiritual da pessoa, não em seu corpo físico, não no dinheiro que o outro tem, não no carro, na casa, na popularidade, na beleza, etc. A parte espiritual é a mais importante sobre todas. Mais uma vez: quanto mais próximos estiverem de Deus, mais próximos estarão um do outro. O contrário também é verdadeiro: quanto mais longe estiverem de Deus, mais longe ficarão um do outro.

3. Reconheça que cada cristão é chamado de propriedade particular, pessoal, peculiar de Deus (I Pedro 2.9). O namorado que não respeita tal fato está desrespeitando os princípios de Deus e o próprio Deus, bem como a pessoa, a família dela, a Palavra de Deus e o futuro casamento.

4. Evitar contato físico. Todo jovem gostaria de receber um carinho, beijos e abraços da pessoa com quem está envolvido. Porém, deve-se esperar. Procure a todo custo evitar continuar contatos físicos, como beijos, tocar o corpo, etc. Isso pode provocar desejos sexuais que não podem ser satisfeitos devidamente antes do casamento (I Tessalonicenses 4.3-8; I Coríntios 7).

Por causa de todos esses princípios bíblicos cremos que a parte física durante a amizade especial não deve ir além do que talvez segurar as mãos, ou inexistir totalmente, nem mesmo pegar nas mãos. Depois de confirmarem a vontade de Deus e ficarem noivos, também devem ter pouco envolvimento físico, pelas mesmas razões já dadas. Normalmente, tanto a amizade especial como o noivado devem ser períodos relativamente curtos se estiverem seguindo todos os princípios bíblicos que temos estudado nestas lições sobre Romance Real. Logo os dois, se Deus confirmar a Sua vontade, se casarão e, então, poderão gozar de todas as alegrias físicas para o resto de sua vida conjugal.

5. Existem condições onde a freqüência de visitas deve ser limitada. Isso exige paciência por parte de ambos. Algumas vezes a saúde, doença, serviço militar, estudos, trabalhos, deveres pessoais impedem que estejam juntos. Sejam pacientes nessas horas.

6. Cautela com o modo de se vestir, cautela em sua conversa, cautela em seu comportamento e mesmo nos gestos. Lembre-se de semear um ambiente agradável em que vale a pena estar juntos.

7. Evitar ficar sozinhos em ambientes fechados e por muito tempo. Procure estar em atividades com outros jovens, ou seja, procure envolver seus amigos em suas atividades.

C. Os perigos da troca de carícias

1. Mata a espiritualidade de ambos os jovens envolvidos no Romance.

2. Pode fazer com que fiquem cegos para os valores verdadeiros, as virtudes de cada um.

3. Pode fazer com que abaixem os padrões da moralidade.

4. Pode conduzir para a realização do ato sexual não permitido por Deus antes do casamento.

5. Pode conduzir para a depravação, destituição da dignidade.

6. Pode conduzir para o desenvolvimento de um desejo de satisfação não natural.

7. Pode causar frustração, nervosismo e ansiedade.

8. Pode conduzir para um casamento errado, com a pessoa errada.

9. Pode conduzir para contrair doenças.

10. Pode conduzir ao desrespeito mútuo.

D. Uma estória de amor

Paulinho e Terezinha

Em certa igreja evangélica havia um rapaz chamado Paulinho e uma moça chamada Terezinha. Paulinho tinha nascido de novo há uns quatro anos e a Terezinha há uns três. Os dois faziam parte de células homogêneas e uma juventude animada da igreja, e os dois se davam bem com todo mundo. Era uma mocidade alegre em que os jovens, juntamente com toda a igreja, tinham muito amor uns para com os outros — era realmente a FAMÍLIA de Deus.

Nessa época o Paulinho tinha 22 anos e Terezinha, 20 anos. Era o segundo ano em que Paulinho estava empregado numa fábrica. Ele começou a orar, pedindo a Deus que revelasse com quem deveria casar-se. Depois de bastante tempo, toda vez que orava, parecia que Terezinha vinha no pensamento dele. Ele começou a observar a Terezinha. Ele já a conhecia há vários anos e sabia que ela era uma moça muito espiritual, mas queria ver se ela realmente daria certo com ele. Ele também começou a pedir conselhos do seu discipulador e de um dos pastores da igreja com muita experiência. Depois ele pediu o conselho dos seus pais. Tudo estava indicando que era da vontade de Deus que ele se casasse com ela.

Um dia, ele estava orando sobre isso e pensou o seguinte: “Eu creio que Deus quer que eu me case com a Terezinha. Tem base Bíblica; nós dois somos crentes espirituais e estamos preparados para casar — Os meus pais e outros líderes espirituais estão todos de pleno acordo (Efésios 6.1-3, Hebreus 13.17, Provérbios 11.14). Temos idade, estudos e situação financeira suficiente. Eu, sinceramente, sinto uma paz completa no meu espírito quando penso em casar-me com ela (Colossenses 3.15). Glória a Jesus! Agora vou orar para que Deus mostre como devo explicar tudo isso a ela”.

Até agora Paulinho não tinha falado nada com Terezinha, mas continuava tratando-a com amor fraternal igual a todas as jovens. Finalmente chegou o grande dia! Paulinho conversou com a Terezinha em particular e explicou-lhe tudo que ele estava pensando e sentindo. Ele ficou maravilhado quando escutou a Terezinha dizer que já por algum tempo ela gostava dele também. O seu respeito pela Terezinha aumentou quando ela explicou-lhe que gostaria de tomar algum tempo para orar e procurar a vontade de Deus antes de começar a “amizade especial”. Ele concordou e falou para a Terezinha que ela não precisava apressar-se, mas que devia tomar o tempo que fosse necessário.

Terezinha, então, levou tempo orando e jejuando e também procurando conselhos dos pais e dos líderes espirituais. Depois de algumas semanas ela disse a Paulinho que também cria que era da vontade de Deus que se casassem. Eles então começaram uma amizade especial para confirmar a vontade de Deus. Logo depois eles noivaram e se casaram. Hoje vivem MUITO felizes com JESUS!

E. Mais alguns conselhos práticos

• Nunca se case com alguém que não seja cristão (2 Coríntios 6.14-18; Amós 3.3).

• Ore para saber a escolha de Deus (Salmo 37.5; Provérbios 3.6).

• Evite casar sob pressão (Romanos 12.1-2). Não case pensando que sua vida se endireitará depois do casamento. Não case com alguém pelo qual não tenha respeito.

• Não case cedo demais ou de repente (Tiago 1.4-5). Procure ver sua relação com Deus, os hábitos da pessoa, os pais, o modo de vida.

• Não case tendo uma perspectiva errada do sexo (Gálatas 5.16-25). Alguns casam para desfrutar do sexo, mas casamento não é apenas sexo; muito mais está envolvido.

• Casamento é para sempre, ou seja, “até que a morte os separe” (Gênesis 2.24; Romanos 7.1-3; Mateus 19.6).

Conclusão

Concluindo esse assunto, por enquanto, é bom dizer que muitos jovens cristãos estão sofrendo com a solidão e o medo de ficarem sozinhos. E uma barra, porém, o Pai sabe que você sofre e com amor quer tratar isto na sua vida. A sua necessidade de um relacionamento precisa ser suprida primeiramente com Jesus. O Pai providenciou um meio da união do Filho com você através da sua morte na cruz para que você tivesse vida n’Ele.

Nós nascemos separados de Deus, solitários no mundo e capazes de somente seguir a onda das coisas mundanas e ao Pai agradou nos levar à inclusão no corpo de Cristo para nos fazer um com Ele na sua morte e depois ressurreição, como diz Romanos 6:4: “De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos em vida nova’

O primeiro relacionamento que você precisa é com o nosso amado Jesus, com Ele sendo sua vida nova. Você não precisa andar às cegas, pois Ele vai dirigir sua vida a um relacionamento legal.

Saiba que com Jesus não há furo, Ele sabe o melhor para você. Espere na graça do Senhor. E seja feliz !

Anúncios

92 comentários sobre “O ROMANCE REAL EM AÇÃO

    • Lazaro disse:

      Pastor. Sou da liderança dos adolecentes aqui da igreja. Queria ver com o senhor se nao manderia material, estudo, videos, alguma coisa para passar a visao do romance real. Meu e-maii: lazarobaixo@hotmail.com
      Se puder, agradeço.
      Fica na paz.

  1. Tonny Rodrigues disse:

    cara vocês não estão sendo muitos radicais não?na Biblia fala de namoro santo,mas não fala que não pode namorar,se afastarem as pessoas já não estarinham forçando um casamento,pelo fato deles querem estar juntos?certo que e necessariíssimo que acha um controle dos desejos sexuais mas isso e de cada um.Você estão dizendo que namoros em outras igrejas não funcionam?os casamentos de outras igrejas sem essa visão não são abençoado pro Deus?Deus deve estar acima de tudo,pedir orientação a Ele,saber da vontade Dele,mas apenas saber o nome da pessoa?não ter um convívio pra saber dos abito da pessoa,das maninhas,olhando no meio dos outros se tem uma visão muito superficial da pessoal e preciso o particular entre eles pra quer junto com Deus esterem se conhecendo,estarem se apaixonando,se protegendo.

    • Paz,
      Tonny, isso não é uma imposição é apenas uma direção. E com certeza, longe de mim afirmar que os casamentos celebrados em outras igrejas não são abençoados.. longe mesmo…… não é isso! Não sei quantos anos você tem, porém, nos dias em vivemos o impulso sexual é algo explorado de forma intensa pelos meios de comunicação, outdoors, revistas, televisão, internet então.. nem se fala.. eu tenho 32 anos, quando eu tinha 16 anos pornografia era só na fita cassete ou nas revistas, hoje em dia é muito fácil e de graça! Creio que há um abalo na questão sexual. Você me perguntou:
      Você estão dizendo que namoros em outras igrejas não funcionam?
      os casamentos de outras igrejas sem essa visão não são abençoado por Deus?

      entre outras coisas que você colocou…
      NÃO.. NÃO É NADA DISSO…
      NÃO ESTOU AFIRMANDO nada disto, e que fique bem claro!!!!!
      Só estou dizendo que esta direção é mais saudável… agora na Visão do Romance Real, há sim uma aproximação

      O Romance Real é justamente um período para conhecer o futuro “marido ou esposa”. O Romance Real tem como objetivo apresentar um modelo bíblico de relacionamentos entre rapazes e moças cristãos com vistas ao casamento. São diretrizes santas e seguras pelas quais dois jovens podem ir da fase do conhecimento até o casamento, sem ceder às pressões do sistema mundano que domina a juventude atual.

       Romance Real é um processo pelo qual um rapaz e uma moça espirituais chegam ao ponto de crer que Deus “revelou” a Sua vontade para se casarem (depois de cumprirem todos os preparos) e concordam em se aproximar mais nas áreas espiritual, social e emocional, por um tempo relativamente curto, para confirmarem a vontade de Deus para suas vidas.
      Toda a sua vida futura terá a ver com essa escolha. Moradia, emprego, vida financeira, as demais decisões, nascimento e criação de filhos, etc, etc, todos terão a participação (positiva ou negativa) do cônjuge que você escolheu.

      Agora, só finalizando… Se você ou outras pessoas tem uma maneira diferente de se relacionar, e tem certeza que Deus esta aprovando isto…. Glória a Deus por isso… que fique bem claro que o Romance Real é apenas uma direção!
      Deus continue abençoando sua vida em Nome de Jesus!!

      Att,
      Pr Andre Henrique Torres Ribeiro
      Igreja Batista da Glória – Londrina Pr

      • noerivan disse:

        Ola pastor Andre, paz
        sou pastor de jovens no interior da Bahia, como posso adquirir esse material do romance real completo pra ministrar aqui para nosso jovens?
        O Senhor poderia nos ajudar?
        meu email é: noerivan@gmail.com
        obrigado!!

    • ariel disse:

      Cara realmente o romance real não eh moleza mas assim eu já fui de igreja tradicional onde namorei e não tive nenhum acomcelhamento nem orientação …e não foi por falta de buscar…e adivinha…cai em pecado com a menina..o romance real nos previne disso e acredito q deus realmente nao se agrada de ver dois jovens ou adultos mesmo se pegando se abrazando pelos cantos ai…só penso issoo

    • carlos cezar dias da silva disse:

      a Paz Pastor .o senhor pode enviar para meu e-mail o conteudo do Romance Real: cesafogo21@yahoo.com.br
      sou da IGREJA DE CRISTO EM BELFORD ROXO DO RIO DE JANEIRO
      E NOSSA IGREJA TAMBEM TRABALHA COM ROMANCE REAL.
      DESDE JA AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

  2. Bruno disse:

    Realmente é difícil, um beijo é visto como ato de imoralidade. Só Jesus foi perfeito, não sou e nunca serei, porém, posso dar meu melhor. Entretanto considero radical demais algumas coisas que foram citadas. Que atire a primeira pedra quem ao menos nunca beijou sua namorada (o) antes de se casar?

  3. graça e paz. eu estou vivendo o romance real..! estou com muita paz no coração por que eu seu que meu DEUS está a frente da descisão da minha vida e da minha futura esposa.. .: entrego tudo em tuas mãos DEUS!

  4. fe disse:

    que pena voltamos na epoca da caverna,existe um monte de imposiçao como nao fazer sexo nao beijar.beijar e demostraçao de carinho,afeto e nao ato proibido de jesus beijava
    outros homens no rosto como um afeiçao entre as pessoas.e sexo tbem e importante
    imagina casar com uma pessoa que sexualmente nao goste!!que terror para essa pessoa em pastor!!!!nao imagina jesus fazendo isso com ninguem,por isso deu o livre abitrio!!

    • Querida Fê, não neste sentido de voltarmos a “idade primitiva”…. mas foi muito bom o seu questionamento. Deixa eu falar em relação ao beijo primeiro. Com certeza Jesus cumprimentava as pessoas com “ósculo santo” tradução beijo. Esse beijo, não é o sensual, mas o beijo respeitoso, como um comprimento, igual nos dias de hoje. Quando chegamos num ambiente e achamos que temos liberdade o suficiente, cumprimentamos as pessoas com um beijo. Certo? A gora existem aqueles beijos que são diferentes deste tipo de beijo, que isso fique bem claro. Sobre beijo a Bíblia diz: O ato de chegar os lábios fechados a alguém ou a alguma coisa e em seguida abri-los com pequeno ruído. // O beijo de carinho, Gn 27.26,27; Lc 7.38; de reconciliação, Gn 33.4; 2 Sm 14.33; de despedida, Gn 31.28; Rt 1.14; de homenagem, Sl 2.12; 1 Sm 10.1; de amor fraterno, Rm 16.16; 1 Co 16.20; 2 Co 13.12; 1 Ts 5.26; 1 Pe 5.14; de traição, 2 Sm 15.5; Mt 26.48; Pv 27.6; de idolatria, 1 Rs 19.18; Jó 31.27; Os 13.2.

      Rm 16:16 – Saúdem-se uns aos outros com o beijo santo. Todas as igrejas de Cristo saúdam vocês.

      Este é um dos texto com esta referencia. Este beijo de carinho e afeto.
      De todas as coisas que escrevo e posto, parto do contexto bíblico.
      Em relação ao sexo, estudos dizem que as separações nos dias atuais se dão com casais que já se conheciam sexualmente antes do casamento. Isso não é uma regra, porém é o que diz as pesquisas. Quando aconselhamos alguns casais, percebemos que o princípio ou “contexto de relacionamento” não observou alguns cuidados que a Bíblia diz que devemos ter.Vi recentemente uma reportagem :

      Muito boa por sinal, muito esclarecedora a respeito deste assunto!

      Quando casamos, não casamos para sermos felizes, casamos para tornar a outra pessoa feliz, partindo deste princípio, o Sexo é a consequência de um bom relacionamento. Não sou contra o sexo.. aliás.. sexo é maravilhoso… porém para aqueles que ainda não casaram cremos nas Promessas de Deus e na Bênção de Deus para o casamento…o livre arbítrio é definido por:
      [Do lat. liberum arbitrium ] Liberdade de escolha. Capacidade que possui o ser humano de pensar, ou agir, tendo como única motivação a sua vontade. Em linguagem filosófica, é o instituto moral e ontológico que nos faculta escolher entre o bem e o mal.

      Quando vamos nos preparar para um emprego, por exemplo, nos preparamos tanto, estudamos, nos reservamos. Quando alguns estão se divertindo, outros estão se preparando, dão valor, estão levando a sério. Hoje em dia os valores estão invertidos. Creio que relacionamento, sexo e outras coisas em relação a Família são muito importante. Hoje em dia a sociedade acha “primitivo” vivermos o que a Bíblia ensina, porém, sendo a Palavra de Deus.. como cremos.. que a Bíblia é a Palavra de Deus… Ela nos abençoa quando não só observamos mas colocamos em prática estes princípios em nossa vida.

      o Romance Real é uma sugestão de como começar um relacionamento de forma correta… mutos partem para o sexo e deixam de observar que realmente este pretendente é de fato. Como ele ou ela trata a mãe, ou o pai… se esta pessoa é responsável ou não… se ela acredita nas mesmas coisas que você acredita.. como poderão andar dois juntos se não estiverem de acordo?
      Resumindo: SÃO princípios de segurança que ajudam os pretendentes a começarem observando as coisas pelo lado certo. Este assunto é muito abrangente… mas espero ter esclarecido. No Amor de Cristo Pr. Andre

  5. kauane aluska disse:

    Desde que conheci de perto o plano do romance real eu apoiei pq eu msm já vivi muitas decepções relacionadas a namoro por não levar em conta os conselhor bíblicos, essa visão na minha concepção além de ser uma maneira de estar de acordo com os conselhos de Deus é uma forma de evitar decepção de ambas as partes, por exemplo em um namoro meu no passado eu me senti usada, apenas um objeto de prazer momentâneo, que não me fazia crescer, mas graças a Deus ele me mostrou e trouxe de volta o seu caminho, apoio e aconselho se for da vontade de cada pessoa fazer pois valerá a pena, naa que Deus faz é se pensar, se ele permitiu essa visão tomar tanta proporção quanto está agora em boa parte do mundo é pq ele sabe que é o melhor a ser feito, como eu fl até msm pra evitar decepções mas isso cabe a cada um escolher.

  6. mônica disse:

    show pastor, a visão do romance real é fera mesmo , que muitos solteiros recebam as orientações e decidam por fazer , Deus Abençoe #edificandovidas#

    • Creio que a partir dos 18 anos — é nesta idade que comumente as questões principais da vida de alguém — FACULDADE, PROFISSÃO já estão quase resolvidas — aí fica mais fácil. É claro que envolve muitas outras questões… e cada pessoa tem uma realidade e contexto de vida — mas creio que se tratando de questões essenciais para o sucesso pessoal, 18 anos creio ser uma idade onde mais responsabilidades são confiadas é o início de uma vida adulta com maturidade.
      Tudo o que somos é decido neste período.. não sei se ajudei — É muito importante que seus pais, pastor e discipuladora estejam por dentro do assunto — tudo o que começa bem, terminará bem!!!! — Deus abençoe!!! – Pr Andre

  7. pollyy cavalcantr disse:

    Olá pastor meu nome e poliana, quero tiagradecer primeiramente pelo o imenso previlegio de nos ensinar tudo q o senhor tem pra nos… muito grata pastor deus abençoe sua vida…
    sabe pastor gostaria de saber tudo sobre o Romance Real quero viver o melhor de deus na minha sou uma jovem muito sonhadora que creio que os sonhos de deus pra minha vida são bem maiores que os meus… e quero viver cada um delis debaixo da cobertura do senhor…!!!
    E gostaria de poder ter os materias do Romance Real
    será que o senhor poderia mim enviar pelo meu e-mail e este meu e-mail polly09cavalcante@gmail

    • Olá querida, PAZ — viver os princípios do Romance Real é valorizar a verdadeira identidade que Deus deu a cada um —príncipes e princesas!!! —- manterei contato –Deus abençoe poderosamente sua vida –PAZ

  8. pollyy cavalcante disse:

    Amém…!!! Pastor eu creio que os planos Do senhor!! sobre a minha vida são os melhores e estou decidida a viver o melhor de Deus, e viver um pedacinho do céu aqui na terra para a minha vida. E Deixar de viver o natural do mundo, pra viver o sobre natural de Deus… que o Senhor!!! Jesus. Multiplique mais e mais seus planos aqui na terra pastor. Que você possa viver cada dia mais o poder de Deus na sua. Vida Deus abençoe!!!
    Grata!!!!!

  9. pollyy cavalcante disse:

    Amém…!!! Pastor eu creio que os planos Do senhor!! sobre aminha vida são os melhores e estou descidida a viver o melhor de deus, e viver um pedacinho do céu aqui na terra para a minha vida. E Deixar de viver o natural do mundo, pra viver o sobre natural de deus… que o senhor!!! jesus. Multiplique mais e mais seus planos aqui na terra pastor. Que você possa viver cada dia mais o poder de deus na sua. Vida deus abençoe!!!
    Grata!!!!!
    Olha pastor este e o meu e mail_ polly09cavalcante@gmail.com
    Deus_abençoe

    • Paz, Tiago —- manterei contato via e-mail — Deus continue te abençoando e que o Espírito Santo faça parte dos detalhes de toda sua jornada no Romance Real. Grande Abraço – Pr Andre

  10. Simone Vieira disse:

    Graça e Paz Pastor, ..
    Eu estou em oração com um irmão para entramos em Romance Real, gostaria de adquirir o material para reforçar nossos entendimentos sobre os princípios e desejos de Deus para nós, Que Deus continue te abençoando !
    #SouMDA

  11. Fiama disse:

    Olá, Pastor André!

    Que alegria poder ter a oportunidade de ler um texto que ao mesmo tempo se torna explicativo, esclarecedor, sem maldade, sem frieza e com vivência do Espírito Santo.
    Eu sou católica, porém convivo com muitas pessoas de outras religiões e com o tempo aprendi a respeitar e a colher cada gesto e palavra boa de cada pessoa pode nos dar. Seja ela de outras religiões que não a minha.
    Esse final de semana, eu descobri sobre o Romance Real, fiquei maravilhada e também assustada. Mas ao mesmo tempo quero descobrir e aprender mais, sobre o verdadeiro direcionamento que Deus tem para mim.
    Deixo meu e-mail para contato, envio de materiais e se possível alguma outra orientação que o Senhor possa me direcionar.
    fiama_ferrero@hotmail.com.

    Desde já agradeço.

    Paz e bençãos!

  12. Rose Gonçalves disse:

    Paz Pastor, realmente o romance real veio para trazer valores que já estavam perdidos, sou Pastora de uma Igreja na visão Mda, e adotamos o romance real aqui não como regra, mas para quem quer quer viver o melhor de Deus no seu casamento. infelizmente não tive esse privilégio, fui muitos anos de uma Igreja tradicional onde o namoro era algo normal e não tinham esse cuidado em relação a isso.tive um namoro mundano onde o sexo era algo normal p nós, me casei com toda essa carga de erros, pecados e maldições,por muitos anos meu casamento foi horrível, mesmo já sendo Pastores, até que um dia ele quase chegou ao fim,mas aí conhecemos a visão MDA e foi um divisor de águas em nossa vida e por isso eu defendo o Romance real, porque se eu e meu esposo tivemos o conhecido antes teríamos evitado tantos desgaste no nosso casamento que quase chegou ao fim.Sou casada a 11 anos e a somente seis anos vivo um casamento abençoado.Exclusive hoje estaremos dando uma palestra para nossos jovens sobre o romance real…Deus abençoe… PAZ

  13. Miriam disse:

    Pastor meu nome é Miriam, gostaria muito de receber esse material por email… Pois estou prestes a começar a fazer o Romance Real… Gloria Deus pela sua vida! Pois o Rance Real é somente para príncipes e princesas ( filhos do verdadeiro Rei Jesus Cristo)

  14. Tanya disse:

    Paz Pastor André,

    Meu nome é Tanya, sou líder de jovens da Comunidade Cristã Casa em Curitiba.

    Gostaria muito de ter o material sobre o Romance Real para passar aos Jovens/Adolescentes da Igreja.

    O Pastor poderia enviar?

    Segue meu e-mail e muito obrigada: tanya.kneipp@gmail.com

    Att
    Tânya

  15. tomnilton ubiratan santos ferreira junior disse:

    A PAZ DO SENHOR PASTOR ANDRE ….. MEU NOME E TOMNILTON JUNIOR estou começando minha vida ministerial na IMFC (IGREJA MISSIONARIA DA FAMÍLIA CRISTA) MANAUS amazonas ……CREIO QUE O SENHOR E UM GRANDE HOMEM USANDO POR DEUS e PAI DE MULTIDÕES gostaria de aprender essa visão. e estrategias de grande importância para o desenvolvimento de futuros jovens e adultos de nossa nação …………. fico no aguardo de sua resposta ………….. tenha um ótimo dia ….

  16. Reginaldo Carlos disse:

    A PAZ PASTOR, GOSTEI GOSTEI MUITO DO TRABALHO. SOU PASTOR LOCAL EM MINHA IGREJA E TENHO PRECISO TRABALHAR NESTA ÁREA COM MEUS JOVENS. POR GENTILEZA, ME ENVIA O TRABALHO COMPLETO NO EMAIL ABAIXO.
    regis.carlosmata@gmail.com

    DEUS O ABENÇOE POR ESTE TRABALHO E TE DE INSPIRAÇÃO PARA SEMPRE COMPARTILHAR DO CONHECIMENTO OBTIDO.

    FICA NA SANTA PAZ DO NOSSO SENHOR.

    Reginaldo

    • Querido pastor, em primeiro lugar muito obrigado pelo acesso, em segundo lugar este material faz parte do Livro família Cristã que faz parte da Escola Ministerial Paz, do Pr Abe Huber — quando eu comprei o material foi em uma ocasião em que eu estava participando da conferência lá em Fortaleza —- caso queira maiores informações, peço por favor, que mantenha contato com nossos amados colegas da Igreja da PAZ Fortaleza —– http://www.mdashop.com.br/v3/

  17. Gabriel Aguido Fraga disse:

    Graça e Paz a todos.
    Existe quem não concorde com esse tipo de relacionamento, e quem o vê com os olhos espirituais. Olhando com os olhos deste mundo realmente, parece loucura. Eu, por exemplo, resolvi há 6 meses iniciar o romance real com minha noiva simplesmente para honrar a Deus, pois pelo pensamento também pecamos (Mateus 5:27-28). Para a honra e glória de Deus, essa escolha tem nos rendido frutos, que tenho certeza que colheremos no nosso breve casamento. Tenho 21 anos, passamos 3 meses em oração um pelo outro até que iniciamos o nosso namoro (ainda pegávamos nas mãos, pelo menos) em Janeiro – 2015. Após iniciarmos nosso relacionamento, se passaram três meses até a confirmação de Deus sobre o nosso relacionamento no mesmo ano. Desde então, noivamos e entramos no Romance Real, onde nem nas mãos pegávamos mais. Vamos casar em novembro, e o nosso primeiro beijo (acredite quem quiser) será diante do altar, permissão e presença de Deus, quando diante dos homens fomos declarados marido e mulher. Toda honra e toda glória pertencem ao Altíssimo.

    Ótimo material, seguimos completamente todos os “pré-requisitos” para estarmos onde estamos hoje. Site completo. Que Deus abençoe a vida de cada leitor.

    Se possível, gostaria de receber o material por e-mail: gabriel_aguido@hotmail.com

    Fiquem na paz de Deus,

    Gabriel Aguido
    Comunidade Batista Maanaim – Osasco – SP.

  18. William disse:

    Graça e paz . Tava com duvidas sobre romance real pr. material excelente.. Tinha namorado da forma habitual mundana mais cedo já, mas não deu muito certo pq não conhecia muito ela, faltava ela me contar mais coisas , conhecer mais ela… Hoje vejo que o romance real eo melhor pra todos.. Pois a pessoa que vc vai escolher vai ser pro resto da vida Me magoei, fiquei um pouco frustrado.. Agora eu escolhi esperar no tempo de Deus..
    Graça e paz pastor.. Belas dicas

  19. Pr. André, a Paz do Senhor!
    Amei este post e quero saber mais sobre o Romance Real… é realmente uma inspiração, e tem me influenciado muito! Por favor, tem como enviar o material de estudo completo para mim? Desde já, agradeço! Deus o abençoe ricamente!
    P.S.: meu email é gilmarasd24star@gmail.com

  20. mirele garces disse:

    graça e a paz pastor
    Quero li agradecer por tudo que foi falado, e QUERO fazer o Romance Real,quero ter o relacionamento santo.#muito show#

  21. Lilian Ribeiro disse:

    Graça e Paz Pastor!
    Gostaria de saber se e obrigado a mulher esta trabalhando para começa o Romance Real. Pois minha igreja implanto o romance real agora. O rapaz com quem quero começa a fazer o romance real tem um vida financeira estável. porem eu estou procurando emprego, isso impede ?

    desde já obrigado,

    • Lilian — PAZ querida —
      De maneira alguma isso é um impedimento — o período do Romance Real é um tempo onde os pretendentes se concentram em orar e se conhecerem — “não fisicamente”. Em relação as questões econômicas vocês devem conversar a respeito —
      Ao considerar alguém para se casar é necessário encontrar respostas a estas questões: Como ele ou ela é? Como é quando fica nervoso/a? Como trata os pais? Como é na hora em que é contrariado/a? É um tempo em que as circunstâncias mostrarão quem é a pessoa na qual estão interessados.

      As questão econômica é mais um combinar entre os pretendentes do que um regra. Há família em que só o marido trabalha, por outro lado, as vezes, os dois precisam trabalhar.

      Não sei se ajudei. Deus continue te abençoando.

      Pr Andre H T Ribeiro

  22. Rafaela Ferreira disse:

    Senhor Pastor, sou de família tradicional católica, eu adorei a iniciativa do Romance Real, fico muito feliz de ver pessoas tomando essa iniciativa, independente da minha religião, quero agradecer pela postagem, me inspirou a crê mais e mais nos planos do meu Deus.

  23. sr. pastor, estou em um namoro cristão, e minha namorada vai se mudar pra um local bem distante, e vai ficar um pouquinho mais dificil pra nos vermos. como devemos se comportar nessa situaçao?pode atrapalhar?

    • Querido irmão,
      Creio que a distância, na perspectiva do Romance Real não é empecilho, mas uma oportunidade de testar os corações em relação a intensão de um namoro com Objetivo que caminha rumo ao casamento. A melhor maneira de se comportar nesta situação é colocar diante de Deus todos os detalhes desta situação, conversar de maneira franca, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo em relação ao casamento. De verdade, o que importa é o amor, a comunicação, o respeito, a santificação e o objetivo. Ninguém que vai iniciar um projeto chamado FAMÍLIA, caminha sem objetivo. LEMBRANDO:
      “Muitos Propósitos há no Coração do Homem; mas o Conselho do SENHOR Permanecerá” (Provérbios 19:21)

      Grande Abraço — PAZ

  24. Ione disse:

    Boa tarde Pastor,

    Sou Ione, gostaria de saber mais sobre o romance real, gostaria que me tirasse algumas dúvidas. Quero fazer a vontade de Deus em minha vida, preciso de orientação. Pois sou muito sonhadora.

    Meu e-mail: iony.com@gmail.com

    Graça e paz Pastor, fique com Deus.

  25. Drielle disse:

    Muito bom. O pastor da minha igreja me orientou esse assunto, pois é um direcionamento para o relacionamento e tenho dúvidas ainda. Mas agora estou entendendo muitas coisas importantes, pois baseado na bíblia a palavra de Deus é de que precisamos. Obrigada muito esclarecedor tudo isso. Deus abençoe o sr. Pastor grandemente!

  26. Lorena Samay disse:

    Olha eu acredito no romance real, que o romance real é pra queles que oram é buscam a Deus.
    Não para aqueles que querem tapar o sol com a peneira ou que sao apresadinhos ou que acham que o qur estao fazendo e a melhor forma.
    O romance real cerve apenas para aqueles que querem casar certo que oram que jejuam.
    Se voce nao faz isso o romance real não cerve para você.
    Eu como ministra de louvor e membra da igreja da paz de santarém falo a vcs jovens que e melhor vc esperar em Deus do que acha que tudo o que o pasto falo aqui e radical ou da idade da pedra.
    Sab pq?
    Pq tudo o que ele falo e com base na biblia não nas palavras dele.
    Amem
    E saiba que o beijo é a peparacao ou a pre ação para o sexo.
    Entao se você beija, você sente vontade de pratica o ato sexual.
    Fuja do mal fuja do pecado fuja.
    A palavra de deus dis : resistia ao diabo e ele fugira de vos.

  27. Ademix disse:

    Boa Noite Pastor, estamos iniciando na visão MDA e temos uma resenha com os jovens da igreja em breve. Onde um dos temas mais comentados será o Romance Real, gostaria que se possivel o Sr pudesse me encaminhar algum material sobre esse assunto, apesar de sua postagem ser bem esclarecedora. Mas como temos alguns casais de jjovens no ministerios, temos que tratar esse assunto com cautela, ate pra nao “chocar” pelo fato de ser novidade.
    Aguardo seu contato, fica na paz.

    Meu e-mail é – ademix01@gmail.com

  28. Joálem Oliveira de Andrade disse:

    O ministério realmente é uma bênção, pois tem o potencial maravilhoso de conservar ou devolver a santidade, o primeiro amor aos jovens. Algo que nos dias de hoje está escasso.
    Gostaria muito de desenvolver esse ministério em minha igreja, pois estamos na visão do MDA à dois anos e seria um encaixe ideal.
    Aguardo contato se possível. Boa noite a todos e a paz!!!

    • Fabíola, PAZ — este material faz parte do livro Família Cristã — que utilizamos aqui em nossa igreja — todo conteúdo do Romance Real está aqui neste Blog.
      Estes Links lhe ajudarão na pesquisa
      Baixe o Ebook ANTES DE DIZER SIM do Jaime Kemp – ROMANCE REAL

      Este material é o ROMANCE REAL ministrado na Escola Ministerial no Livro ” Família Cristã – Romance Real

  29. Graça e Paz Pastor !
    Pastor sou líder fo ministério de louvor, estou querendo passar este DNA do Romance Real aos meus filhos espirituais, teria como o senhor me abençoar mandando-os em meu e-mail ?
    Ficarei grato !
    Vale ressaltar que para quem realmente quer viver em uma vida em santidade com Deus, essa visão veio do trono, porque igual meu Pr° diz que relacionamentos são assim como ferro de passar roupa, acende em cima esquenta em baixo, então para quem tem foco em Cristo e preza a santidade esta e uma bela visão mas sempre terão críticos, porem cada um age conforme acha que vale apena, abraço Pr° André que Deus lhe abençoe cada dia mais !

  30. Bruna disse:

    Muito maravilhosa essa visão, minha igreja tem a visão do MDA. quando entreguei minha a Jesus conheci o romance real e decidi vive-lo, após um tempo conheci um rapaz na igreja com a mesma visão que a minha, vivemos o romance real durante 1 ano e 5 meses e casamos, nos abstemos totalmente do contato físico antes do casamento e Deus nos honrou e tem nos honrado muito! Vale a pena! Deus é fiel!

  31. Pablo disse:

    Bom dia Pr André, sou pastor em Goiás e gostaria de receber algum material via e-mail para ministrar com nossos jovens aqui.

  32. Luana rosa disse:

    Olá Pastor, paz.
    Vivo o Romance Real a mais de um ano e a mais ou menos 1 mês fiquei noiva, e Deus fez uma reviravolta em minha vida e hoje Honro a Deus vivendo o RR. Eu gostaria de receber o material completo, primeiramente para estudar cada dia mais para poder passar o conteúdo para muitos jovens, creio que com a visão certa nossa geração será tomara pela visão da palavra.
    Desde já agradeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s