O ESPÍRITO SANTO TRANSFORMA A SUA VIDA

O ESPÍRITO SANTO TRANSFORMA A SUA VIDA

1. QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

O Espírito Santo é o Espírito de Deus, (Mateus 28:19).

Ele é o Consolador, que sempre estará conosco e dentro de nós. (João 14:16,17).

Deus o Pai e o Filho fazem morada dentro de nós através do Espírito Santo (João 14:23).

 

2. QUEM TEM O ESPÍRITO SANTO?

Deus dá o Espírito Santo somente para quem é Seu Filho.

(Gálatas 4:6,7; Romanos 8:9).

Quem habita agora em seu corpo? Espírito Santo (I Coríntios 6:19).

Todos que são guiados pelo Espírito de Deus são Filho de Deus (Romanos 8:14-16).

 

 

 

Atenção Discipulador: Nos próximos 2 itens, enfatize a importância do tempo sozinho com Deus (TSD) e como devemos pedir a ajuda do Espírito Santo para orar e entender a Palavra de Deus. Pergunte-lhe se ele entende o que é o tempo sozinho com Deus e se ele já está praticando.

3. O ESPÍRITO SANTO AJUDA VOCÊ A ORAR.

Todo dia você deve tirar tempo para estar sozinho com Deus, falando com Ele (Mateus 6:6).

Não sabemos orar como convém. Por isso o Espírito Santo nos assiste em nossas orações. Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26,27).

Devemos orar em todo tempo no Espírito (Efésios 6:18).

Devemos vigiar e orar para não entrarmos em tentação (Mateus 26:41).

 

4. O ESPÍRITO SANTO AJUDA VOCÊ A ENTENDER A PALAVRA DE DEUS.

É muito importante para você tirar tempo todo dia para meditar na Palavra de Deus, para que você possa aprender a vontade de Deus para sua vida. Quem obedece a Deus é abençoado por Ele. Quando você deve meditar na Palavra de Deus? dia e noite (Josué 1:8)

Porque devemos guardar a Palavra de Deus em nosso coração? Para não pecar contra Deus (Salmo 119:11)

Não precisamos só de pão (comida) para viver, mas precisamos de toda palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:4). O céu e a terra passarão, mas a Palavra de Deus não passará (Lucas 21:33).

A Palavra de Deus é a verdade. O que a verdade faz para nós? Nos liberta (João 8:31,32)

Não devemos ser somente ouvintes da Palavra de Deus, mas também praticantes (Tiago 1:22).

Muitas vezes não entendemos a Palavra de Deus. Quem foi enviado pelo Pai para nos ensinar todas as coisas que o Filho nos ensinou? O Espírito Santo (João 14:26)

5. O PECADO ENTRISTECE O ESPÍRITO SANTO.

Não devemos entristecer ou apagar o Espírito de Deus com pecado em nossa vida (Efésios 4:30-32; I Tessalonicenses 5:19).

O pecado atrapalha nosso relacionamento com Deus (Isaías 59:1-2).

Deus perdoa a pessoa que confessa o seu pecado?

Sim (Salmo 32:1-5)

Não devemos esconder nosso pecado, mas confessá-lo para alcançar misericórdia (Provérbios 28:13).

Atenção Discipulador: Comente com o seu discípulo:

Nós confessamos nossos pecados a Deus para sermos perdoados.

(I João l:9); porém muitas vezes para sermos curados do problema é necessário confessarmos nossos pecados para nosso líder espiritual (nosso discipulador, dirigente, ou outro líder que o dirigente concordar) para que ele possa nos ajudar.

(Tiago 5:14-16, Hebreus 13:17).

 

Atenção Discipulador: Você deve explicar para o Novo Convertido que ele poderá fazer isto com o discipulador (você), com o dirigente, ou com qualquer outro líder que o dirigente concordar. Diga-lhe que ele poderá se abrir com você se ele quiser. Assegure-lhe que você vai ser de total confiança e que você vai ajudá-lo a crescer espiritualmente. Todos nós temos áreas em que precisamos de outra pessoa. Explique-lhe que você (o discipulador) também procura ser aberto com a sua liderança (o dirigente ou alguém concordado com ele), e que você se sente honrado em ajudá-lo, se ele quiser se abrir sobre qualquer área de sua vida. Você não deve fazer o Novo Convertido sentir-se forçado a confessar pecados; isto é uma coisa totalmente voluntária à medida que o Espírito Santo fizer a obra. Seja prudente. Se o seu discípulo (o Novo Convertido) se abrir sobre um pecado sério, e se você não souber como ajudá-lo a vencer o pecado, pegue sua permissão para levar o assunto ao dirigente ou outro líder na igreja que o dirigente concordar. Assim você poderá marcar uma reunião entre você, o discípulo, e o outro líder. Lembre-se, quando seu discípulo confessar algum pecado para você, você não pode falar com ninguém, a não ser com a permissão dele.

 

Você deve ter uma atitude humilde na presença de Deus, sempre pedindo que Ele purifique o seu coração de todo pecado

(Salmo 139:23,24).

 

6. O ESPÍRITO SANTO DÁ O PODER NECESSÁRIO PARA VENCER O PECADO.

Sem o poder do Espírito Santo, ninguém pode ser livre do poder do pecado.

Nossa carne é fraca, e fazemos coisas erradas sem querer. Ao mesmo tempo, não fazemos coisas boas, mesmo querendo.

(Romanos 7:18-20).

A pessoa que é controlada pela carne não pode agradar a Deus (Romanos 8:8).

Uma pessoa que é controlada pelo Espírito de Deus é livre da escravidão do pecado (Romanos 8:1,2,9-11).

Na vida cristã dependemos do Espírito Santo para tudo, inclusive para obter vitória contra o poder do pecado.

Não vencemos o pecado por nossas próprias forças, mas pelo Espírito do Senhor (Zacarias 4:6). Para não satisfazer os desejos da sua carne, você precisa andar no Espírito (Gálatas 5:16).

Uma vida controlada pela carne resulta em muito pecado (Gálatas 5:19-21).

Quais são os resultados de uma vida controlada pelo Espírito Santo? Amor, alegria, paz longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5:21-23)

 

7. VOCÊ DEVE ESTAR CHEIO DO ESPÍRITO SANTO EM TODO MOMENTO.

Não devemos estar dormindo espiritualmente. A vida é curta, e devemos aproveitar todo momento, fazendo a vontade de Deus em nossas vidas. A vontade de Deus é que estejamos cheios do Espírito (Efésios 5:14-18).

É fácil perceber quando alguém está cheio do Espírito Santo, porque ao invés de se preocupar, sentir medo, reclamar, criticar, etc., ele fala e canta louvores a Deuse sempre dá graças a Deus por tudoamando e servindo as pessoas (Efésios 5:18-21).

 

8. VOCÊ DEVE SER TESTEMUNHA DE JESUS PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO.

Nós precisamos do poder do Espírito Santo para sermos testemunhas de Jesus (Atos 1:8). Não devemos fazer nada para Deus sem sermos revestidos com o poder do Espírito Santo (Lucas 24:49).

Depois que os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo, eles saíram anunciando a Palavra de Deus com intrepidez (Atos 4:31).

O Apóstolo Paulo não usava sua própria sabedoria e palavras bonitas para convencer o povo. Ele pregava pelo poder do Espírito (I Coríntios 2:4,5; I Tessalonicenses 1:5).

Paulo operava sinais e prodígios (milagres) pelo poder do Espírito Santo (Romanos 15:18-20).

O próprio Jesus era ungido pelo Espírito Santo para evangelizar, libertar e pregar (Lucas 4:18,19).

 

9. PRECISAMOS DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO PARA FAZER A OBRA DE DEUS.

Devemos estar operando nos dons do Espírito Santo que Deus dá para cada um dos Seus filhos. Assim como um corpo humano tem muitos membros para funcionar direito, Deus deu dons diferentes para cada um de nós que somos membros do Seu Corpo, mas o Espírito é o mesmo.

Todos os dons são necessários (I Coríntios 12:12-23).

Todo filho de Deus tem um ou mais ministérios, e todos devem estar usando e desenvolvendo os dons para o avanço do Reino de Deus. Quais são alguns dos dons do Espírito Santo? Palavra de Sabedoria, Palavra de Conhecimento, Dons de Cura, Discernimento de Espíritos, Fé, Operações de Milagres, etc. (I Coríntios 12:7-10)

Toda obra deve ser feita pelo poder do Espírito Santo.

(Mateus 7:21-23).


10. RECEBA AGORA O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO.

O Pai Celestial sabe dar boas dádivas aos Seus filhos. O que Ele dará para Seus Filhos se eles Lhe pedirem? O Espírito Santo (Lucas 11:13).

Para receber o batismo no Espírito Santo, você precisa pedir ao Pai.

Recebemos o batismo pela fé (Marcos 11:24). Depois devemos aplicar a fé para ficar cheio d’Ele a todo o momento (Efésios 5:18).

Faça a oração de Lucas 11:13, crendo que você está recebendo o batismo no Espírito Santo, de acordo com Sua promessa. Se você fez esta oração, não duvide da promessa de Lucas 11:13, e creia que você já está batizado no Espírito Santo.

 

Atenção Discipulador: Faça uma oração encorajando o discípulo a repetir frase por frase, pedindo ao Pai o batismo no Espírito Santo, e recebendo pela fé, e agradecendo a Deus por ser batizado no Espírito Santo.

 

Você está batizado no Espírito Santo! Você já tem o poder dentro de você para ser testemunha de Jesus (Atos 1:8), através dos dons do Espírito Santo. Creia nisto! Tudo é feito pela fé, até o uso dos dons que já foram dados livremente para você quando você recebeu o batismo no Espírito Santo.

 

A primeira manifestação do Espírito que foi dado aos discípulos no dia de pentecostes, foi Falar em outras línguas (Atos 2:1-4).

Agora, para os dons se manifestarem na sua vida, continue liberando a sua fé: Você pode orar em línguas (Atos 2:4; Atos 10:44-47) e praticar os dons do Espírito Santo seguindo as Suas direções.

 

Atenção Discipulador: Ore com o discípulo para que ele possa apropriar-se das línguas. Você está cheio do Espírito Santo: Ele é a Fonte de todos os dons. Não esqueça que agora, pelo Nome de Jesus e pelo poder do Espírito Santo, Deus há de usar você com poder sobrenatural (Marcos 16:17, 18).

 

11. COMO COMPARTILHAR JESUS COM OS OUTROS NO PODER DO ESPÍRITO SANTO.

Agora que você está cheio do Espírito Santo, você tem o poder dEle para falar de Jesus a outros (Atos 1:8).

 

É importante que:

a. Você corajosamente fale de Jesus a outros, dependendo inteiramente do Espírito Santo.

b. Você leve seus parentes, amigos, e vizinhos a célula e a igreja.

c. Aprenda com seu discipulador a levar pessoas a Cristo.

Um comentário sobre “O ESPÍRITO SANTO TRANSFORMA A SUA VIDA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s