As três armadilhas do sucesso

As três armadilhas do sucesso

2Cr 26:15-17 (15) Em Jerusalém, construiu máquinas projetadas por peritos para serem usadas nas torres e nas defesas das esquinas, máquinas que atiravam flechas e grandes pedras. Ele foi extraordinariamente ajudado, e assim tornou-se muito poderoso e a sua fama espalhou-se para longe. (16) Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, ao seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso. (17) O sumo sacerdote Azarias, e outros oitenta corajosos sacerdotes do Senhor, foram atrás dele.

 

2Cr 26:17 ​Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do SENHOR, homens da maior firmeza; JFA(RA)+

 

2Cr 26:18-21 (18) ​e resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para este mister; sai do santuário, porque transgrediste; nem será isso para honra tua da parte do SENHOR Deus. (19) ​Então, Uzias se indignou; tinha o incensário na mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu na testa perante os sacerdotes, na Casa do SENHOR, junto ao altar do incenso. (20) ​Então, o sumo sacerdote Azarias e todos os sacerdotes voltaram-se para ele, e eis que estava leproso na testa, e apressadamente o lançaram fora; até ele mesmo se deu pressa em sair, visto que o SENHOR o ferira. (21) ​Assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do SENHOR; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.

 

Não acredita que um pregador prepara uma mensagem para o povo antes de provar esta mensagem

 

Isolamento

Ativismo

Complexo de onipotência

Isolamento

Depois da divisão dos reinos

  • Juda teve 16 Reis

Uzias – Jeová é minha força, o rei mais bem sucedido, filho de amazias, VS. começou a reinar com 16 anos – foi bem sucedido nas campanhas militares.

hb.  Jeová é a minha força : Um filho de Amazias e rei de Judá, conhecido também, pelo nome de Azarias, 2 Rs 15.1-13. Seu bom reinado de 52 anos, 2 Cr 26. Entrou no templo para queimar incenso e foi atacado de lepra, 2 Cr 26.16. Nos seus dias profetizaram Isaías, Oséias e Amós, Is 1.1; Os 1.1; Am 1.1. O terremoto nos dias de Uzias, Am 1.1; Zc 14.5. Ver  Reis

 

Uzias era engenheiro, agricultor, ele tinha uma genealidade militar.

O sucesso alcançado fez com que sua fama se espalhasse pelas neações vizinhas chegando até ao Egito.

VS. quando chegou no auge do seu reinado ele sucumbiu a sedução do poder e se perdeu – o fim da sua liderança foi marcado pelo distanciamento – aquele que procurou viver longe de Deus – ficou longe da família, dos amigos, do templo, de Deus.

Algumas perguntas nos faz repensar nossa própria liderança

 

Porque ele não terminou como começou?

Porque muitos começam bem e se perdem no final?

Como seremos lembrados?

Qual o legado que deixaremos para as próximas gerações – mais importante do que deixar uma herança é deixar um legado.

O sucesso é como uma pirâmide – no inicio do reinado de Uzias, ninguém o conhecia, ele não tinha provado nada, e nesse tempo ele estava na parte baixa da pirâmide – onde há um espaço amplo onde cabe amigos – um grande espaço.

 

Ele começa a ser observado e percebido, ele começa a subir alguns degraus do sucesso. Ele vai crescendo na sua respeitabilidade – quanto mais o líder vai subindo nesta pirâmide o espaço vai diminuindo – a busca do poder leva ao isolamento.

 

O sucesso quase sempre destrói relacionamentos, afasta quem nos fala a verdade e atrai bajuladores hipócritas para afagar nosso ego afim de nos satanizar. Jesus, Paulo nunca permitiram que o sucesso erga muros e cercas.

 

Lc 18:35-43 (35) ​Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas. (36) ​E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo. (37) ​Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno. (38) ​Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! (39) ​E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (40) ​Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: (41) ​Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver. (42) ​Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou. (43) ​Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.

Jesus olha para seus acessores – discípulos – se vocês não me ajudem

 

A solidão é o prelúdio do desastre – faltou para Uzias um mentor, VS. 5 – enquanto ele tinha um mentor com o espírito profético – o que fala o que precisa ouvir (Zacarias) e não o que gostamos de ouvir. A partir daí começa a tragédia em sai vida.

Uma vida não supervisionada não é vivida com responsabilidade.

 

Cuidado – por enquanto estamos pastoreando ovelhas, cuidado para não ser pastor de porcos – filho pródigo.

 

Prestação de contas – um cordão de três dobras não se quebra com facilidade, prestar contas dificuldade a tentação de errar, evita encobrirmos o pecado.

 

Moisés – Jetro

Jousé – Moisés

Ló – Abraão.

Paulo prestava conta para a Igreja de Antioquia.

 

Quem esta pastoreando a sua alma – quem te pastoreia? Você tem um conselho fical da sua alma, do seu coração. Levanta novos Zacarias na vida de muitos Uzias.

 

Ativismo como um aplacador de consciência

Uzias era um líder acima da média

Qualquer pessoa que ganha a notoriedade que Uzias ganhou terá um grande problema com a agenda.

Quando se esta no topo da pirâmide, atrapalha

-Com Deus

-Com sigo mesmo

-Com a família

VS. 15 – atinge o ápice do seu governo

 

Deus sempre tem mais para fazer através de mim do que por mim

Ap.2:1-7 – Sindrome de Uzias

 

Lideres como Uzias correm um sério risco de ser um peixe fora d’água – não vive, mais morre.

Deveríamos ler Malaquias

O perigo de estar fazendo a obra de Deus sem andar com Deus, tornaram-se profissionais.

O sucesso pode intoxicar o líder com a fumaça do poder.

 

Quanto tempo oramos antes de dormir?

Quantas vezes jejuei?

 

Nosso ativismo nos leva longe da fonte e nosso fim pode ser como Uzias, leproso, longe da família, dos amigos, sofrendo com a dor do remorso. Qual é o tamanho da sua vida de oração.

 

Piedade profissionalizada.

Tenho porém contra Ti – JESUS DIZ:

NÃO ORA COMO ORAVA

NÃO JEJUA COMO JEJUAVA

NÃO PRIORIZA MINHA PALAVRA

 

O ativismo

1-      Fadiga crônica sem causa orgânica

2-      Depressão

3-      Deterioração do desempenho do trabalho

4-      S

5-      Seticismo  e deseperança

6-      Não diz mais obrigado

7-      Não acredita mais em ninguém

8-      Irritabilidade, impaciente

9-      Mau humor crônica

10-   Uma mente exausta não produz

 

Nossas prioridades estão desalinhadas

O importante vem antes do urgente,

 

Complexo de onipotência

Quando o homem chega no nível em que Uzias chegou ele corre um sério risco de desenvolver dentro de si um complexo de onipotência – o Advogado do Diabo. (orgulho meu pecado preferido – diabo)

 

O maior pecado de Uzias era não reconhecer que seu sucesso vinha da bondade e misericórdia do Senhor, ele deixou seu coração ser tomado pela presunção. O orgulho o impediu de ouvir a voz de Deus. o aplauso do sucesso impede de ouvirmos a voz do sublime trono.

 

Como pode um homem se considerar acima da Lei?

Lv. 10, Nm.12:16

Sindrome de Lucifer – tenho crédito de Deus para pecar – é um perigo um pastor pastorear com o orgulho. Uzias tentou acender fogo do altar no altar, isso foi imoral diante de Deus – tudo por causa do orgulho.

 

É terrível quando enxergamos somente para fora e deixamos de olhar para dentro.

Não somos produtores da graça, somos consumidores da graça. A graça só o eterno produz, gera. Não estamos acima das escrituras.

 

Se perdermos a visão da Glória do Trono – deixamos de ser o referencia digno, ninguém gosta de seguir uma liderança leprosa.

Quantos querem olhar para dentro de si hoje para ver se esta coisa maligna

 

Sua vida pessoas contem pecados oculto, seja de decisão, estilo de vida?

A maneira como você trata o pecado revela seu relacionamento

Deus usa um vazo pequeno e não suja.

 

Você tem conflitos de interesse?

 

Será que um homem piedoso pode se deixar satanizar?

Ap 3:14-22 (14) ​Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: (15) ​Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! (16) ​Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; (17) ​pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. (18) ​Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. (19) ​Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. (20) ​Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. (21) ​Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. (22) ​Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 

Nada pior do que estar em uma igreja onde Deus saiu de cena.

 

Uzias resistiu os sacerdotes.

O teu fim poderá ser melhor do o seu começo

 

Isaias o que você acho de tudo o que aconteceu do seu primo Uzias?

  • Nunca perca a Visão do alto e sublime trono
  • Não perca a Visão da Glória da Santidade – que precisa ser o centro da minha espiritualidade. Isso não me deixar ser cúmplice dos pecados da minha congregação
  • A Santidade de Deus tem que fazer com que eu enxergue meu status diante de Deus – sou um homem de impuro lábios. Aí de mim que vou perecendo – brasa viva do altar é tirada para tocar Isaias por meio do serafim – as iniquidades foram tiradas e os pecados perdoados.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s