A FORMAÇÃO DE UM LÍDER

 

A FORMAÇÃO DE UM LÍDER

 

Pv 28: 2 Por causa da transgressão da terra, mudam-se freqüentemente os príncipes, mas por um, sábio (ter discernimento, percepção, compreensão, ser inteligente, discreto, ter compreensão)e prudente, (saber por experiência )se faz estável a sua ordem.

 

Uma liderança boa e forte: isso é o de que mais precisa o mundo de hoje. Para qualquer lugar que olhamos hoje há necessidade de bons lideres.

 

Não são novos os segredos para a formação de líderes bons. Neemias, um homem que viveu por volta de 450 anos a.C, é um exemplo fantástico a ser copiado.

 

Os benefícios produzidos por uma liderança boa é sólida: “… a ordem se mantém com um líder sábio e sensato”.

 

Observe, em particular, que a palavra fala de um governante sábio e de uma ordem que permanece.

 

Só por meio de uma liderança boa e firme acharemos estabilidade. Vejamos agora alguns princípios básicos da liderança.

 

1. NADA ACONTECE ATÉ QUE HAJA UM LÍDER.

 

É uma lei da vida. Assim a história demonstra.

 

Enquanto não apareceu um homem chamado Martin Luther King e disse “tenho um sonho”, movimento dos direitos Civis dos Estados Unidos não era nada.

 

Nada teria acontecido se um Jovem não tivesse coragem de contar seu sonho, mesmo que fosse tão absurdo, como foi o sonho de José do Egito, que alimentou o mundo com o trigo mais fino.

 

Nada teria acontecido se um jovem com apenas 25 anos não tivesse sonhado em plantar milhares de igreja bacia amazônica, possivelmente não teríamos o avivamento que estamos tendo hoje em Santarém. Lucas Huber.

 

No livro de Juizes, no ultimo versículo, temos um resumo muito triste: “Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhes parece certo”. Onde não há uma liderança apaixonada pelo aquilo que faz, o resultado é a esterilidade, confusão e desorientação.

 

2. LIDERANÇA É INFLUÊCIA.

 

Em uma só palavra: liderança é influencia, para o bem ou para mal. O Apostolo entendia isso ele aconselha Timóteo, a ser padrão dos fieis.

 

1 Tm 4: 12 Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.

 

Se não estiver havendo influencia não há liderança. Porque a verdadeira liderança influencia. Quanto maior a esfera de nossa influência, tanto maior é nossa responsabilidade.

 

Os grandes líderes influenciam-nos a irmos a lugares que nunca iríamos por conta própria e a fazermos coisas de que nunca tínhamos pensado que fossemos capazes de fazer

 

O certo é que você crendo ou não você é um modelo. A questão não é se você é ou não um líder. A pergunta é: você é um bom líder?

 

3. O FUNDAMENTO DA LIDERANÇA É O CARÁTER, E NÃO O CARISMA.

 

É provável que você tenha visto um bom número de líderes com muito carisma, cujo ministério não durou muito tempo porque careceram de caráter.

 

Pessoas carismáticas têm um encanto pessoal e isso os sustenta por um tempo, mas, no fim, manifesta-se nele a falta de caráter, destruindo assim suas vidas e o propósito de Deus.

 

A liderança é influência, e sem credibilidade sua influência não irá muito longe. Talvez as pessoas o sigam por um tempo.

 

  1. Fala que vai a um compromisso e não vai.
  2. Chega atrasado a um compromisso.
  3. Meia verdade é mentira.

 

Não há um tipo de personalidade concreto para os líderes. Deus quer usar todos os tipos de personalidade.

 

A liderança não é uma questão de personalidade. O que de fato, é necessário para a liderança é o caráter. É a única coisa que todos os grandes líderes têm em comum. Neemias era um homem comum, fez coisas extraordinárias para Deus porque tinha caráter.

 

A seguinte passagem nos mostra três características dos bons líderes.

 

1 – Têm uma mensagem digna de ser lembrada.

 

Hb 13: 7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.

 

Quando eles falam, as pessoas escutam. Você fala de tal maneira que deixa marcas no coração das pessoas.

 

2 – Têm um estilo de vida digno de consideração.

 

“Observem bem o resultado da vida.” A vida deles está de acordo com sua mensagem. Será que estamos vivendo o que pregamos?

 

3 – Têm uma fé digna de ser imitada.

 

“Imitem a sua fé”. Qual é a mensagem da sua vida? O que Deus quer dizer ao mundo por meio da sua vida? Se você quer ser um bom líder, precisa desenvolver uma mensagem digna de ser lembrada.

 

Levar um estilo de vida digno de ser considerado e ter uma fé digna de ser imitada.

 

4. A LIDERANÇA PODE SER APRENDIDA.

 

Todos nós temos potencial para chegar a ser grandes líderes. Os lideres não nascem prontos, eles são feitos. Aprendemos a ser líderes

 

As pessoas se convertem lideres pela forma com que respondem às circunstâncias. É necessário mais energia para cortar lenha com um machado que não está afiado que com um machado afiado. Precisamos aprender a trabalhar com mais inteligência, não com mais esforço. Ec 10:10.

Um comentário sobre “A FORMAÇÃO DE UM LÍDER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s