A TERRA DA MENTE

A TERRA DA MENTE

 A ordem do Senhor é que possuamos a terra pelo lado de dentro. A primeira terra ”pelo lado de dentro” que vamos considerar é a terra da mente. As demais são: a terra da vontade, a terra das emoções e a terra do corpo. Nosso Espírito é recriado pelo Espírito Santo, que passa a habitar nele.

Somos transformados em santuário, mas a nossa alma precisa ser restaurada. Nosso Espírito se expressa através da nossa personalidade, dos nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas atitudes, nosso corpo. E se não pusermos nossa mente em linha com a Palavra de Deus, bem como nossas emoções, nossa vontade e nosso corpo, a vida do Espírito dentro de nós será sufocada. Mas o propósito de Deus é que o inimigo permaneça do lado de fora. Chegou a hora de erradicarmos essas obras malignas, que Paulo chama “obras da carne.” Se não tem havido mudanças em sua vida, desde o seu novo nascimento, algo está errado. Quem nasce precisa crescer, desenvolver-se e caminhar, progressivamente, rumo à maturidade.

Consideremos, portanto, a situação da mente, a sede da alma. A mente, ou pensamento, ou intelecto é algo muito importante, extraordinário. Deus deu ao homem uma capacidade de pensar, raciocinar, refletir, criar. Basta olharmos para todas as construções e realizações que nos cercam e veremos as marcas dessa inteligência, dessa mente. Ele tem criado maneiras de superar muitas das suas limitações. Por exemplo: ele queria fazer com que seus pensamentos fossem gravados e criou o alfabeto, a imprensa, as máquinas; quis comunicar-se com as multidões e criou um modo de ampliar a sua voz, o que fez surgir o microfone; quis comunicar-se com outras pessoas à distâncias e criou a carroça, a bicicleta, o avião, etc.; quis vencer o problema de escuridão e descobriu a eletricidade e fez uso dela. Desde a roupa que nos cobre ao teto que nos abriga, tudo traz atrás de si as marcas dessa inteligência. Que coisa tremenda é a mente!

Mas também que coisa terrível é a mente humana sem Deus! A mente do homem está corrompida por causa do pecado que lhe é inerente. A natureza pecaminosa herdada de Adão se manifesta também em suas criações e realizações. É aí que temos as armas mortíferas que destroem seu próximo. Essas são as marcas da mente do homem, criando o bem e criando o mal.

A mente deve ser conquistada até que cada pensamento seu seja sujeito à obediência de Cristo Jesus. Em outras palavras, até que cada idéia, pensamento ou raciocínio esteja em perfeita harmonia com a Palavra de Deus. O comando da Palavra é claro:

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças” (Marcos 12.30).

ÁREA DE BATALHAS: OS PENSAMENTOS

A mente não apenas é a sede da alma, mas é também um campo de batalha. Nela alcançamos a vitória ou a derrota. Ela é tão importante que se constituiu o primeiro alvo de Satanás no Jardim do Éden. E o modo pelo qual ele iniciou seu ataque foi através de imagens e pensamentos. A imagem gera o pensamento. Em outras palavras, a imagem é a mãe do pensamento. Essas duas coisas (imagens e pensamentos) são os elementos básicos com que Satanás trabalha na mente do homem para destruí-lo. Essas imagens serão sempre geradas no reino físico e os pensamentos serão sempre misturados com o engano: um pouco de verdade e um pouco de erro, para que o homem seja levado ao engano quanto ao caráter de Deus, quanto ao próprio homem e quanto a Satanás.

Os pensamentos que o inimigo gera na mente do homem dar-Ihe-ão uma idéia distorcida de quem Deus é, de quem o diabo é e de quem o homem é. Nesses bombardeios ele pode levar o homem a dois extremos: ou ao orgulho ou à auto­ depreciação. Tanto o complexo de superioridade como o complexo de inferioridade, embora pareçam opostos entre si, têm uma só raiz: a distorção da imagem do homem, provocada por ataques inimigos na área dos pensamentos.

A principal tática de Satanás é a distorção da verdade de Deus na mente do homem. Só há um caminho de se contrapor a esse tipo de ataque: é com a Palavra da Verdade implantada na mente e no coração. Para que se possa discernir um engano há de ter um ponto de referência, e este é a Palavra da Verdade.

Um comentário sobre “A TERRA DA MENTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s