CONFLITOS E CONFRONTOS

CONFLITOS E CONFRONTOS

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           “… corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”.II Timóteo 4:2

 

Paulo como  discipulador. I Tes 2:5

Vs 5 A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha.

  1. Nunca usou linguagem de bajulação.

Conversa mole, deixar de dizer a verdade em amor.

.

  • 3:12, “Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”.
  1. Nunca deixe de confrontar ou corrigir em amor um discípulo
  • Só confronta quem ama
    • Eu tinha um discipulo que um dia ele me disse “eu te admiro porque tu tens coragem de confrontar a gente”.
    • Isso não é coragem é amor.
    • Quando nossos discípulos errarem é uma oportunidade para corrigi-los
  1. Porque é tão difícil confrontar alguém?
  • Medo de que as pessoas não vão nos gostar.
  • Medo de ser mal entendido.
  • Medo de ser rejeitado.
  • Medo de piorar a situação.
  • Medo do desconhecido.
  • Medo de ser transparente.
  • Falta de prática.

II.Algumas Formas Erradas de Lidar com uma situação que requer correção.

  1. Eu estou certo – Vencer a qualquer custo.
  2. Sempre vire o rosto – Paz a qualquer custo.
  3. Ignore a realidade – Não vejo nada, não ouço nada.
  4. Evite o confronto a qualquer custo – o levita na história do Samaritano
  5. Artilheiro do Campeonato – Faz mais gol, esperar errar mais.
  6. Sempre se renda – humildade a qualquer custo, (realmente é humildade falsa).
  7. Pedir uma outra pessoa para cuidar do problema
  8. Deixar o confronto para amanhã
  9. Pensar que não adianta tentar resolver o problema.

III como confrontar

  1. Ore muito antes
  2. Confronto Sanduíche
  3. Seja humilde, brando e amoroso. Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
  4. O mais rápido possível.
  5. Fale a verdade em amor com mansidão
  6. Aborde um assunto por vez.
  7. Não sobrecarregue a pessoa com uma lista de assuntos.
  8. Seja específico.
  9. Em particular e nunca em público
  10. Diga o porque que esse assunto é importante para você
  11. Somente lide com aquilo que a pessoa pode mudar.
  12. Evite uma atitude de superioridade
  13. Evite palavras tais como nunca e sempre
  14. O que fere não é o que foi dito mas com foi dito.
  15. Benefícios do confronto

Lembre-se: confronto é necessário!

  • Pv 9:8 Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende

O sábio, e ele te amará.

  • 28:23, “O que repreende ao homem achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua”.
    1. Trate a pessoa com muito amor e carinho, mas você não está errado em confrontá-la, pois o confronto é necessário!
    2. Mantenha uma atitude humilde, e peça até perdão pela maneira pela qual você confrontou alguém (se confrontou numa forma errada), mas não pelo confronto em si.
    3. Devemos enxergar os benefícios da transparência e do confronto.

 

  • Nos traz um entendimento melhor do problema

 

  • Produz transformação na vida dos envolvidos.

 

  • Realmente faz o relacionamento crescer.

 

  1. Nunca esqueça as palavras de encorajamento. Faça questão de que a pessoa entenda que seu confronto foi baseado no amor que tem por ela.  Cada vez que nós confrontamos uns aos outros e somos transparentes, criamos uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos.

 

  1. Uma vez que houve um confronto, sempre faça questão de voltar e verificar que não haja nenhum ressentimento ou mágoa depois, e encoraje novamente a pessoa confrontada. Se o problema continuar, então procure seu líder.
  2. De olho na reação

A reação é mais séria do que o erro que levou a correção

  1. Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.

Ex de Saul e Davi.

  1. Provérbios 10:17 O caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado.
  2. Provérbios 12:1 Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.
  3. Provérbios 13:1 O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão.
  4. Provérbios 13:18 Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.
  5. Provérbios 15:5 O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência.
  6. Provérbios 15:10 Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá.
  7. Provérbios 15:31 Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada.
  8. Provérbios 15:32 O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.
  9. Provérbios 17:10 Mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato.
  10. Provérbios 27:5 Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto.
  11. Eclesiastes 7:5 Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato.

Nem de intuitos gananciosos

6  Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros.

7 Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos;

8  assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós.

9  Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus.

10 Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.

11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós,

12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

 

 

“… corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”.II Timóteo 4:2

 

Pergunta – “Quando foi a última vez que você perdeu sono e qual foi o motivo?”.

 

Resposta – A maioria das vezes será um problema entre você e uma outra pessoa ou seja uma questão de relacionamentos.

 

Mateus 18:15

Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.

 

  1. Algumas Observações em relação a Conflito

 

  1. Conflito é inevitável.

 

  1. Conflito é difícil.

 

  1. Porque é tão difícil confrontar alguém?

 

  • Medo de que as pessoas não vão nos gostar.

 

  • Medo de ser mal entendido.

 

  • Mede de ser rejeitado.

 

  • Medo de piorar a situação.

 

  • Medo do desconhecido.

 

  • Medo de ser transparente.

 

  • Falta de prática.

 

  1. Como lidamos com conflitos vai determinar nosso sucesso.

 

  1. Algumas Formas Erradas de Lidar com Conflito

 

  1. Eu estou certo – Tentar vencer a qualquer custo.

 

  1. Sempre vire o rosto – Paz a qualquer custo.

 

  1. Ignore a realidade – Não vejo nada, não ouço nada.

 

  1. O Chorão – Ninguém entende os meus problemas

 

  1. Evite a qualquer custo – o levita na história do Samaritano
  2. Sempre se renda – humildade a qualquer custo, Humildade falsa

 

  1. Culpe o outro

 

  1. Abusar de sua autoridade

 

  1. Contratar alguém para resolver – pistoleiro

 

III.        Causas de Conflito

 

  1. Natureza humana.

 

  1. Pessoas contenciosas.

 

  1. Pessoas amarguradas ou feridas.

 

  1. Pessoas carnais.

 

  1. Má liderança.

 

  1. Os Dez Mandamentos Para Resolução de Conflitos

 

  1. Resolva conflito em particular e nunca em público.

 

  1. Resolve conflitos o mais rápido possível.

 

  • Nossa tendência é de:

 

  • Evitar o conflito.

 

  • Deixar o confronto para amanhã.

 

  • Pensar que não adianta tentar resolver o problema.

 

  • Pedir uma outra pessoa para cuidar do problema.

 

  1. Aborde um assunto de cada vez.

 

  • Não sobrecarregue a pessoa com uma lista de assuntos.

 

  1. Seja específico.

 

  1. Descreva para a pessoa o que você percebe que ele/a está fazendo que está criando o problema.

 

  1. Seja específico, descrevendo como você está se sentindo.

 

  1. Diga o porque que esse assunto é importante para você.

 

  1. Pergunte o que pode ser feito para corrigir o problema?
  2. Somente lide com aquilo que a pessoa pode mudar.

 

  1. Evite uma atitude de superioridade.

 

  1. Fale a verdade em amor com mansidão.

 

  1. Seja humilde.

 

  1. Atitudes erradas são a razão principal porque conflitos não são resolvidos. Raramente é o problema em si, mas a atitude das pessoas em relação ao problema.

 

  1. Evite palavras tais como nunca e sempre.

 

  1. Procura primeiro entender e então ser entendido.

 

  1. Uma boa forma de entender melhor alguém é ouvir satisfatoriamente a posição dela antes de dar a sua.

 

  1. Uma outra forma é falar assim: “Eu estou percebendo a situação assim, ajude-me a entender a forma como você está percebendo o problema.”

 

  1. Lembre-se: confronto é necessário!

 

  • 3:12, “Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.”

 

  • 28:23, “O que repreende ao homem achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.

 

  1. Trate a pessoa com muito amor e carinho, mas você não está errado em confrontá-la, pois o confronto é necessário!

 

  1. Mantenha uma atitude humilde, e peça até perdão pela maneira pela qual você confrontou alguém (se confrontou numa forma errada), mas não pelo confronto em si.

 

  1. Devemos enxergar os benefícios da transparência e do confronto.

 

  • Nos traz um entendimento melhor do problema

 

  • Produz transformação na vida dos envolvidos.

 

  • Realmente faz o relacionamento crescer.

 

  1. Elogie a pessoa por sua transparência.

 

  1. Nunca esqueça as palavras de encorajamento. Faça questão de que a pessoa entenda que seu confronto foi baseado no amor que tem por ela.  Cada vez que nós confrontamos uns aos outros e somos transparentes, criamos uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos.

 

  1. Uma vez que houve um confronto, sempre faça questão de voltar e verificar que não haja nenhum ressentimento ou mágoa depois, e encoraje novamente a pessoa confrontada. Se o problema continuar, então procure seu líder.

 

 

 

 

3 comentários sobre “CONFLITOS E CONFRONTOS

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