A renúncia do Papa alemão Joseph Ratzinger

Vaticano

Na semana passada, o mundo foi surpreendido por uma notícia que abalou a Igreja Católica em todo o mundo: a renúncia do Papa alemão Joseph Ratzinger, o 265º papa da história. A última vez que um Papa renunciou do cargo foi há quase 600 anos, em 1415, quando o Papa Gregório XII anunciou a saída do cargo para encerrar uma disputa com um candidato rival. Há registros de papas anteriores que também renunciaram ao cargo.

O Papa mora no Vaticano ou Cidade do Vaticano, conhecido oficialmente como Estado da Cidade do Vaticano. Ali está a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima, cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo, tanto por população quanto por área.

No dia seguinte ao fato supracitado, o reverendo Hernandes Dias Lopes, escreveu um artigo a respeito do assunto. “O momento é oportuno para fazermos algumas reflexões sobre a posição que o papa ocupa. É o papa o cabeça da igreja, a pedra fundamental sobre a qual a igreja está edificada, o supremo mediador e o substituto do Filho de Deus, como preceitua a dogmática romana?” Ele responde a esse questionamento utilizando a Palavra de Deus. Leia o resumo de suas considerações.

Jesus é o cabeça da igreja (Efésios 5.23). Nenhum homem, por mais culto ou piedoso, poderia ser o comandante da igreja universal. Somente Jesus tem essa honra. Jesus é a pedra sobre a qual a igreja está edificada. O contexto de Mateus 16.18 está todo voltado para a Pessoa de Cristo. O próprio Pedro deixou claro que Jesus e não ele é a pedra sobre a qual a igreja está edificada. No começo do seu ministério Pedro disse que Jesus é a pedra (Atos 4.11) e no final do seu ministério, quando escreveu sua primeira carta, tornou a enfatizar esse mesmo fato (1 Pedro 2.4-8). Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. O título concedido aos papas, “Sumo Pontífice”, significa supremo mediador. Essa expressão não cabe a nenhum líder religioso, pois a Bíblia é categórica em afirmar que só existe um Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo (1 Timóteo 2.5). Jesus enviou o Espírito Santo como seu substituto. O título atribuído aos papas de substituto do Filho de Deus, também, não pode ser concedido a nenhum homem. O substituto do Filho de Deus não é o papa, nem qualquer outro líder religioso, mas o Espírito Santo (João 14.16). Jesus é o dono da igreja. Foi o próprio Jesus quem disse a Pedro que ele mesmo edificaria a sua igreja (Mateus 16.18). A igreja é Deus, pois foi comprada com o sangue de Jesus (Atos 20.28). Jesus é o edificador da igreja. Nós somos os cooperadores de Deus, mas é Deus mesmo quem edifica a sua igreja. Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja” (Mateus 16.18)Jesus é o protetor da igreja. A igreja não caminha vitoriosamente à parte da assistência e proteção de Cristo. Ele disse: “… e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Os inimigos da igreja são muitos e perigosos, mas Jesus é o nosso escudo e protetor.

Portanto, irmãos,

  •  Oremos pelo Vaticano, para que a verdade da Palavra de Deus adentre pelos umbrais da Santa Sé e alcance os corações que ali residem.
  • Oremos para que o espírito de idolatria seja derrotado.
  • Oremos para que Deus liberte os milhões de fiéis que são assíduos às muitas romarias idólatras do nosso país.
  • Oremos para que a verdade do Evangelho alcance milhões de pessoas ao redor do mundo.

População: 832

Área: 0,44 km²

Moeda: Euro

Localização: área murada dentro de Roma

:: Atilano Muradas  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s