UMA ATITUDE DE FÉ DIANTE DOS DESAFIOS

UMA ATITUDE DE FÉ DIANTE DOS DESAFIOS

Pr Argenildo Carvalho – Igreja da PAZ – Santarém

d0b70-paisagens

Nm. 13.1-3; 17-21; 25-331 Então disse o Senhor a Moisés: 2 Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel. De cada tribo de seus pais enviarás um homem, sendo cada qual príncipe entre eles. 3 Moisés, pois, enviou-os do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; eram todos eles homens principais dentre os filhos de Israel. 17 Enviou-os, pois, Moisés a espiar: a terra de Canaã, e disse-lhes: Subi por aqui para o Neguebe, e penetrai nas montanhas; 18 e vede a terra, que tal é; e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se pouco ou muito; 19 que tal é a terra em que habita, se boa ou má; que tais são as cidades em que habita, se arraiais ou fortalezas; 20 e que tal é a terra, se gorda ou magra; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. Ora, a estação era a das uvas temporãs. 21 Assim subiram, e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate. 25 Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra. 26 E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 27 E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. 28 Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do Negebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão. 30 Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela.31 Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos. 32 Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos.

INTRODUÇÃO: Antes de entrarem na Terra da Promessa, os Israelitas teriam que conquistá-la através do desafio de expulsar os inimigos que a ocupavam por séculos. Assim são os desafios que estão diante de nós. Eles entenderam que nasceram para ser um povo dominante, mas sua mentalidade e sua atitude destruíam suas conquistas. Temos que ter a atitude correta diante das conquistas do nosso dia-a-dia.

I. COMO REAGIMOS DIANTE DOS DESAFIOS?

Diante dos desafios na vida iremos manifestar uma dessas duas atitudes:

1. Podemos ver os desafios como uma carga, um peso, um fardo pesado.

2. Podemos ver os desafios como uma oportunidade para conquistar algo.

A diferença está na mentalidade que carregamos e nas atitudes que manifestamos diante desses desafios.

A ATITUDE DO CRENTE MENDIGO

Ele pode ter um pequeno desafio, mas vê aquilo como um grande problema. Isso acabará roubando da pessoa a sua alegria e fazendo-o se sentir miserável e derrotado.

A ATITUDE DO CRENTE DE FÉ

Ele pode ter um grande desafio, mas sabe que Deus está no controle e que Ele está trabalhando por trás das cortinas; ele desenvolve a expectativa de um vencedor.

II. COMO ELES VIRAM O DESAFIO DE CONQUISTAR A TERRA?

1. DEZ ESPIAS VIRAM O DESAFIO COMO UM PROBLEMA

28 Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão. 30 Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela.31 Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos. 32 Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos.

ELES PROCLAMARAM A SUA DRROTA

“[…] O povo é muito poderoso…”.

“[…] As cidades são fortificadas e grandes…”.

“[…] A terra é cheia de gigantes…”.

“[…] A terra está cercada de inimigos…”.

“[…] O povo é mais forte do que nós…”.

“[…] A terra devora os seus habitantes…”.

“[…] Nos vimos diante deles como gafanhotos…”.

“[…] Eles também nos viam como gafanhotos…”.

2. JOSUÉ E CALEBE VIRAM O DESAFIO COMO UMA OPORTUNIDADE

30 Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela.

“[…] Chega de desculpas…”.

“[…] Vamos subir contra eles…”.

“[…] Vamos conquistar aquela terra…”.

“[…] Nós podemos prevalecer…”.

“[…] Deus está do nosso lado…”.

“[…] Essa é a promessa de Deus…”.

III. PORQUE ALGUNS VÊEM PROBLEMAS E NÃO OPORTUNIDADE

1. Porque olham para as circunstâncias ao seu redor

Ex. Pedro andando e afundando sobre as águas. Às vezes os nossos olhos são os maiores inimigos da fé.

2. Por causa da lembrança de experiências fracassadas

Muita coisa mudaria em nossas vidas se apagássemos nossas lembranças negativas. Eles foram escravos no Egito e isso os fez concentrar na síndrome do sofrimento

3. Por pensarem e sentirem que o pior poderá acontecer

Uma mentalidade escrava não pensa que é possível; já vê o mal chegando perto.Muitas pessoas podem fracassar por causa daquilo que estão pensando e sentindo.

4. Por que não querem ter o desconforto de ter que se preparar

Ex. da águia que empurra seus filhotes para que possam aprender a voar. Deus nos leva ao crescimento através dos desafios que Ele põe diante de nós.

5. Por que isso meche com o sistema de crenças que está dentro de nós

Os dez espias pensavam que tomar aquela terra era suicídio e pedir para morrer.Jesus desafiou seus discípulos a mudarem sua forma de pensar e causarem grandes mudanças (Lc. 5.1-11).

Só conseguiremos mudar o que está do lado de fora se primeiro mudarmos o que está do lado de dentro de nós.

IV. MENTALIDADE DE GIGANTE VERSUS MENTALIDADE DE GAFANHOTO

Dez espias misturaram os fatos com a falta de fé e levaram o povo a duvidar.Josué e Calebe misturaram os fatos com uma grande fé e tiveram uma vida vitoriosa e possuíram a terra.

DAVI TINHA UMA MENTALIDADE DE GIGANTE

1 Samuel 17.32 – “Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”.1 Samuel 17.45-46 – “Davi, porém, disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o SENHOR o entregará nas minhas mãos.”

CONCLUSÃO: Como você encara os desafios que estão diante de você? Esse ano, temos grandes desafios diante de nós. Uma multiplicação de 100% de nossas células. Um alvo de trinta reais por célula de adultos semanais para o Projeto Catedral do Amor 2013. Estamos diante da Terra Prometida; ou teremos a atitude dos dez espias, ou teremos a atitude de Josué e Calebe.

Anúncios

Um comentário sobre “UMA ATITUDE DE FÉ DIANTE DOS DESAFIOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s