O PRINCÍPIO DA HONRA

 

 

O PRINCÍPIO DA HONRA

Pv. 3.9-10

 

INTRODUÇÃO

 

O verbo honrar significa distinguir, fazer diferença. É isto que Deus espera de nós. Mais do que qualquer coisa que imaginamos, ele espera que o honremos. As escrituras nos mostram gente como Caim que fez algo ao Senhor sem, contudo, ser aceito, uma vez que havia algo errado em suas atitudes quanto à dignidade de Deus. Existem muitos princípios na palavra de Deus:

 

1-O princípio da fé. Hb. 11.6

2-O princípio da revelação. Ef. 1.17-19

3-O princípio da autoridade. Rm. 13.1

4-O princípio da ordem. Hb. 1.2-3

5-O princípio da sabedoria. Pv. 1.7

6-O princípio da semeadura. Gl. 6.7

7-O princípio da fidelidade. Lc. 16.10

😯 princípio da honra. Rm. 13.7

 

1-O PRINCÍPIO DA FÉ.

Hb. 11.6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

 

2-O PRINCÍPIO DA REVELAÇÃO.

Ef. 1.17-19 “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder”.

 

3-O PRINCÍPIO DA AUTORIDADE.

Rm. 13.1-2 “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação”.

 

4-O PRINCÍPIO DA ORDEM.

Hb. 1.2-3 “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas”.

 

5-O PRINCÍPIO DA SABEDORIA.

Pv. 1.7 “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.

 

6-O PRINCÍPIO DA SEMEADURA.

Gl. 6.7 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.

 

7-O PRINCÍPIO DA FIDELIDADE.

Lc. 16.10 “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”.

 

😯 PRINCÍPIO DA HONRA.

Rm. 13.7 “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra”.

 

APÉCTOS IMPORTANTES DO PRINCÍPIO DA HONRA.

 

I-A HONRA FAZ DEUS ACREDITAR EM NÓS.

 

1-O conselho que Deus nos dá por meio de Salomão é o de honrar ao Senhor com nossos bens. O que está em questão aqui é a manifestação da honra e não os bens em si. O uso dos bens é só um meio para expressar esta honra. Um dos maiores exemplos está no que Deus pediu a Abraão (Gn. 22:1-10). Na hora de imolar o filho, Abraão foi impedido de fazê-lo, e o Senhor deixou claro que só queria a expressão da honra, e não privá-lo de seu filho. Ao pedir justamente o que Abraão mais amava o Senhor estava lhe dando uma oportunidade de honrá-lo tremendamente. E foi isso que aconteceu.

 

Gn. 22.1-11

 

 “Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: – Estou aqui. 2 Então Deus disse: – Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício. 3 No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado… 9 Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10 Em seguida pegou a faca para matá-lo. 11 Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do Senhor o chamou, dizendo: – Abraão! Abraão – Estou aqui – respondeu ele. 12 O Anjo disse: – Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. “Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho”.

 

II-A DESONRA PROVOCA PERDA E DESCRÉDITO AO SENHOR.

 

1-Vemos o mesmo princípio revelado de forma inversa, quando Ananias e Safira trouxeram uma oferta de alto valor, mas com a motivação errada e recheada de mentira. O que aconteceu? Deus se agradou? De forma alguma! Em atos 5:1-5, diz que o Senhor o julgou pelo que fizeram. O Senhor não queria o dinheiro deles e sim uma atitude de honra. Honrar significa distinguir, fazer diferença. Portanto o Senhor deseja ser distinguido de todas as demais coisas em nossas vidas, mesmo as que temos como mais preciosas.

 

At.5.1-11

 

1 “Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno 2 “e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso. 3 Então Pedro disse a Ananias: – Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno? 4 Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso? Você não mentiu para seres humanos – mentiu para Deus! 5 Assim que ouviu isso, Ananias caiu morto; e todos os que souberam do que havia acontecido ficaram com muito medo. 6 Então vieram alguns moços, cobriram o corpo de Ananias, levaram para fora e o sepultaram.7 A mulher de Ananias chegou umas três horas depois, sem saber do que havia acontecido com o marido. 8 Aí Pedro perguntou a ela: – Me diga! Foi por este preço que você e o seu marido venderam o terreno? – Foi! – respondeu ela. 9 Então Pedro disse: – Por que você e o seu marido resolveram pôr à prova o Espírito do Senhor? Os moços que acabaram de sepultar o seu marido já estão lá na porta e agora vão levar você também. 10 No mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Os moços entraram e, vendo que ela estava morta, levaram o corpo dela e o sepultaram ao lado do marido. 11 E toda a igreja e todos aqueles que souberam disso ficaram apavorados.

 

III-PORQUE DEUS DESEJA SER HONRADO?

 

1-Sabemos que o Senhor é infinitamente perfeito. Logo, não tem nenhum problema com rejeição, auto-rejeição falta de aceitação. Então porque ele busca tanto ser honrado? Deus o faz pelo simples fato de que deseja que nós sejamos abençoados. O Reino de Deus funciona por princípios. E um dos princípios que o Senhor estabeleceu é o da honra:

 

I Sm. 2.30b. “Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo”.

 

2-Deus não está atrás de nossas ofertas, e sim da honra que deve ser expressa por meio dela. Quando a oferta não demonstra a honra que ele espera, então ela passa a estar numa condição de não ser aceita por.

 

Ml. 1.6-11

 

“O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? – diz o Senhor dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? 7 Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do Senhor é desprezível. 8 Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? – diz o Senhor dos Exércitos. 9 Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa? – diz o Senhor dos Exércitos. 10 Tomara houvesse entre vós quem feche as portas, para que não acendêsseis, debalde, o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oferta. 11 Mas, desde o nascente do sol até ao poente, é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar lhe é queimado incenso e trazidas ofertas puras, porque o meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos Exércitos”.

 

IV – COMO É HONRAR COM A ATITUDE CERTA

 

1-Ao instituir as ofertas, Deus esperava ser honrado através delas; ele jamais buscou a oferta em si. Através do profeta Malaquias, o Senhor está nos dizendo que preferia o templo fechado a receber uma oferta que não expressasse honra. Nos dois níveis de relacionamentos com Deus em que nos enquadramos (O DE FILHO E O DE SERVO), espera-se que haja honra. A honra não se atém à oferta em si, mas no anseio de expressar amor e valor ao Senhor. Um exemplo deste princípio está em Mc. 14:3-9

 

Mc. 14.3-9

 

“Jesus estava no povoado de Betânia, sentado à mesa na casa de Simão, o Leproso. Então uma mulher chegou com um frasco feito de alabastro, cheio de perfume de nardo puro, muito caro. Ela quebrou o gargalo do frasco e derramou o perfume na cabeça de Jesus. 4 Alguns que estavam ali ficaram zangados e disseram uns aos outros: – Que desperdício! 5 Esse perfume poderia ter sido vendido por mais de trezentas moedas de prata, que poderiam ser dadas aos pobres. Eles criticavam a mulher com dureza, 6 mas Jesus disse: – Deixem esta mulher em paz! Por que é que vocês a estão aborrecendo? Ela fez para mim uma coisa muito boa. 7 Pois os pobres estarão sempre com vocês, e, em qualquer ocasião que vocês quiserem, poderão ajudá-los. Mas eu não estarei sempre com vocês. 8 Ela fez tudo o que pôde, pois antes da minha morte veio perfumar o meu corpo para o meu sepultamento. 9 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: em qualquer lugar do mundo onde o evangelho for anunciado, será contado o que ela fez, e ela será lembrada”.

2-O que esta mulher fez? Certamente ela honrou ao Senhor com sua atitude, e permitiu que, através de seu ato, o senhor também pudesse honrá-la. Estamos estudando acerca desta mulher por ordem de Jesus. E isto nos foi ordenado por ele para que tivéssemos o que aprender nesta área, mas também para que esta mulher jamais fosse esquecida por aquilo que fez.

 

3-Se a honra que o Senhor nos concede está ligada à honra que para com ele praticamos, então podemos dizer que esta mulher, Maria de Betânia, conseguiu ir fundo em sua atitude. Em geral este texto é usado para falar acerca de adoração, e isto é também uma atitude de adoração; mas o que a maioria dos crentes não percebe é que seu contexto envolve valores materiais e não música. Este é um tipo de adoração silenciosa, mas que certamente enche o coração de Deus.

 

4-Os magos vieram de muito longe; do oriente a Jerusalém para adorar o menino que nascera na manjedoura, eles manifestaram uma atitude de honra expressa através de suas ofertas: ouro incenso e mirra.

CONCLUSÃO.

 

Nestes dias de festa, com quais presentes podemos honrá-lo! A sua vida é o bem mais precioso que você tem e digna de honra. Faça de sua vida uma oferta ao Senhor. Honre ao Senhor entregando sua vida totalmente a Ele. Honre-o com o melhor de seu tempo. Honre-o com o melhor de seus bens. Honre-o com o melhor de seu serviço.

 

3 comentários sobre “O PRINCÍPIO DA HONRA

  1. abinadabe jorge de lima disse:

    gloria a Deus fui muito edificaor Jesus Cristodo sou pastor e vou aplicar este encinamento na igreja do Senhor Jesus

  2. abinadabe jorge de lima disse:

    fui muito edificado sou pastor e vou aplicar este enssino na igreja do Senhor Jesus descupe os erros de cima eu tava sem oculos kkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s