PODER, FÉ E OBRAS – Visão Celular

PODER, FÉ E OBRAS nas células!!

Presença de Deus

 

“Estevão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo” (Atos 6.8).

 

 

INTRODUÇÃO

 

Em Mateus 17, os discípulos tentaram expulsar um demônio de uma criança, porém falharam. Quando eles a trouxeram a Jesus, Ele pode curá-la.

 

Os discípulos perguntaram a Jesus, “Por que nós não pudemos expulsá-lo?” Jesus respondeu:

 

“E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível” (Mateus 17.20).

 

Neste incidente, Jesus compartilhou um princípio-chave do poder espiritual: o poder deve operar em fé para realizar as obras de Deus. A fé é a resposta do homem ao poder de Deus: “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9.23).

 

Este capítulo trata da relação entre poder, fé e obras.

 

 

 

A DEFINIÇÃO

 

Fé significa crer e ter convicção de algo. Crer significa ter confiança. As palavras “fé, crer e confiança”, todas elas significam a mesma coisa na Escritura.

 

A Bíblia define a fé como: “… a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1).

 

A fé dá convicção que as coisas prometidas no futuro são verdadeiras e que as coisas que não se vêem são reais.

 

A fé não é igual a “mente sobre a matéria” que se ensina em algumas religiões. “A mente sobre a matéria” ensina que o homem pode superar todos os problemas no mundo real (o mundo da matéria) usando a sua mente, razão ou vontade. Estes ensinamentos estão centrados no homem. Eles confiam no eu e não em Deus. “A mente sobre a matéria” não é baseada na Palavra de Deus. A fé é centrada em Deus, não centrada no homem. A fé não é algo que o homem produz através do auto-esforço de sua própria mente.

 

A fé de que a Bíblia fala não é fé natural, uma que é confiar nas coisas no mundo natural que você tem aprendido pela experiência que é normalmente confiável. Por exemplo, fé que a cadeira na qual você está sentado lhe sustentará.

 

 

OS TIPOS BÍBLICOS DE FÉ

 

Há tipos diferentes de fé descritos nas Escrituras:

 

A FÉ SALVADORA:

 

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.1).

 

A fé salvadora envolve o verdadeiro arrependimento do pecado. Você deve ouvir, deve crer e pessoalmente deve aceitar a mensagem do Evangelho. A fé salvadora requer uma resposta pessoal para com Deus.

 

A fé é um dom de Deus aos homens que lhes permite serem salvos:

 

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2.8).

 

Você não pode ser salvo sem a fé:

 

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16.16).

 

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

 

 

A FÉ SANTIFICADORA:

 

“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.20).

 

A fé santificadora é a fé que lhe permite viver uma vida santa depois de receber a Jesus como Seu Salvador. Você deve experimentar a fé salvadora para receber a fé santificadora.

 

 

A FÉ DEFENSIVA:

 

A fé é uma das armas para a defesa contra seu inimigo espiritual, Satanás:

 

“Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno” (Efésios 6.16).

 

Satanás atacará sua fé enviando flechas de incredulidade em sua m ente. A fé em Deus proporciona uma defesa espiritual a estes ataques.

 

 

O DOM DA FÉ:

 

Há um dom espiritual da fé dado pelo Espírito Santo:

 

“Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar” (I Coríntios 12.8-9).

 

Uma pessoa que tem o dom espiritual da fé tem uma habilidade especial de crer em Deus. Ele sabe que Deus vai fazer o impossível. Ele exerce esta fé inclusive quando outros ao redor dele não crêem.

 

 

O FRUTO DA FÉ:

 

A fé não é algo que você pode desenvolver. É um fruto espiritual desenvolvido em sua vida pelo Espírito Santo:

 

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade,

bondade, fidelidade” (Gálatas 5.22).

 

A fé como um fruto é o caráter. É uma atitude de fé para com Deus. Desenvolve-se através do processo de Sua vida dentro de você trazendo o crescimento espiritual. Enquanto nem todos têm o dom espiritual da fé, o fruto da fé deve ser evidente nas vidas de todos os crentes. É uma qualidade necessária para experimentar o poder espiritual.

 

 

OS NÍVEIS DE FÉ

 

A Bíblia revela que há vários níveis de fé. Jesus falou das pessoas que não usam sua fé e são incrédulas (Mateus 17.17). Ele falou daqueles com fé pequena (Mateus 6:30; 8:26; 14:31; Lucas 12:28) e daqueles com grande fé (Mateus 8:10; 15:28; Lucas 7:9).

A Bíblia ensina que cada pessoa tem uma certa quantidade ou medida de fé que lhe é dada como um dom de Deus:

 

“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Romanos 12.3).

 

Porém, como você aumenta esta medida de fé ao nível que permitirá o fluxo do poder de Deus?

 

 

COMO AUMENTAR A FÉ

 

A Bíblia diz como aumentar a fé:

 

“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10.17).

 

Você aumenta sua fé através de ouvir a Palavra de Deus. A fé salvadora vem por ouvir a Palavra de Deus. Você deve ouvir a Palavra de Deus primeiro para poder arrepender-se do pecado e receber a Jesus como o Salvador. Você não pode experimentar o poder espiritual a menos que você tenha experimentado a fé salvadora.

 

Depois que você é salvo, o ensinamento bíblico e a pregação continuam aumentando a fé. Quando mais você ouve a Palavra de Deus, tanto mais sua fé aumentará. Esta fé continuará conformando-o à imagem de Jesus pelo processo de santificação.

 

Santificação é viver uma vida santa. Você deve viver honradamente para experimentar

o poder espiritual. Continuar no pecado conhecido impedirá o fluir do poder de Deus em sua vida.

 

Quanto mais a fé aumenta, m ais fácil será viver uma vida santa e defender-se contra os ataques espirituais do inimigo. Cristãos sem poder são cristãos derrotados. Até mesmo uma quantidade pequena de fé é muito poderosa:

 

“E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível” (Mateus 17.20).

 

 

 

 

FÉ, OBRAS E PODER

 

É fácil ver como a fé afeta o fluxo do poder de Deus em sua vida. Sem a fé, você está em perigo de meramente haver escutado as palavras sem experimentar seu poder:

 

“Porque também a nós foram anunciadas as boas novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram” (Hebreus 4.2).

 

Porém, há também uma relação vital entre fé, obras e poder. Para experimentar o poder, você deve ter fé. Para demonstrar o poder você deve ter fé. Para que a fé e o poder sejam eficazes na divulgação do Evangelho, eles devem ser demonstrados pela obras. Tiago escreveu:

 

“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2.14, 17-18, 26).

 

Fé e obras estão tão estreitamente relacionadas como estão o espírito e o corpo. Estevão estava cheio de fé e poder que lhe permitiram fazer grandes obras:

 

“Estevão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”

(Atos 6.8).

 

As obras de fé são feitas com poder:

 

“Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé” (2 Tessalonicenses 1.11).

 

Deus quer fazer obras de fé com o poder em você e através de você. Quando você exerce a fé, ela une o poder de Deus às suas obras. “Ao que crê”, disse Jesus, “tudo será possível”

Anúncios

2 comentários sobre “PODER, FÉ E OBRAS – Visão Celular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s