A ALTIVEZ DO HOMEM DIANTE DA VONTADE DE DEUS

 

A ALTIVEZ DO HOMEM DIANTE DA VONTADE DE DEUS

Texto: João 3:22-30

22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. 23 Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado. 24 Pois João ainda não tinha sido encarcerado. 25 Ora, entre os discípulos de João e um judeu suscitou-se uma contenda com respeito à purificação. 26 E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro. 27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada. 28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor. 29 O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim. 30 Convém que ele cresça e que eu diminua.

 

INTRODUÇÃO

O texto através de João Batista nos ensina lições importantes de como procedermos na vida cristã e que simplesmente a finalidade de cada um, não é de dar glória a si mesmo e sim de transferi-la para Deus.

O PRINCÍPIO DA RENÚNCIA

Lucas 9:23 – Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

 

– QUE DIMINUA O EU. (Colossenses 2:18) – Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,

– QUE DIMINUA A JUSTIÇA PRÓPRIA. (Romanos 10:3) – Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.

 

– QUE DIMINUA A NATUREZA DO PECADO. (Salmo 51:2) – Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.

 

PRECISO RENUNCIAR A MIM MESMO, POIS CRISTO QUE VIVE EM MIM

Gálatas 2:20 – logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

 

A ÚNICA ESPERANÇA DE GLÓRIA QUE PODEMOS TER É CRISTO EM NÓS

Colossenses 1:27 – Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;

 

DEUS NÃO DÁ SUA GLÓRIA A NINGUÉM

Isaías 42: 8 – Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.

 

O CARÁTER É FORJADO NO DESERTO

Þ   Abraão – Teve sua fé provada por muitas vezes nos desertos da vida.

Þ   Povo de Israel no Egito – Antes de chegarem à Canaã passaram pelo deserto para ter suas atitudes corrigidas e para se livrarem do Egito que existia dentro deles.

Þ   Moisés – Mesmo depois de tanto luxo na casa de Faraó seu caráter se revelou e foi tratado por Deus no deserto.

Þ   Jesus – Lucas 4. 1O Filho de Deus foi ao deserto como exemplo para nós para sabermos que podemos vencer as tentações no deserto.

 

JOÃO BATISTA NOS ENSINA UMA LINDA LIÇÃO DE HUMILDADE

– SEMPRE SOUBE QUAL SERIA SUA MISSÃO– 28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor.

– NUNCA SE DEIXOU INFLUENCIAR– 28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor.

– CUMPRIU SUA MISSÃO E SE RETIROU– 30 Convém que ele cresça e que eu diminua.

JOÃO BATISTA VEIO AO MUNDO PARA ANUNCIAR A CRISTO E NADA MAIS DO QUE ISSO.

JOÃO BATISTA VEIO PARA PROCLAMAR JESUS E NÃO EXALTAR A SI MESMO.

Provérbios 25:2 – A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.

 

Conclusão

Se quisermos ser grandes no reino de Deus precisamos entender que ser grande em seu Reino significa ser o menor, significa se humilhar, significa que muitas vezes o deserto será visitado para que o caráter de Cristo seja forjado em nós.

Devemos ter o mesmo objetivo de vida que teve João Batista e desejar que Jesus, cresça e que cada um de nós diminua. Não haja concorrência entre nós e o Senhor, pois qualquer concorrência com o Todo Poderoso é uma grande tolice, pois só a Ele a honra, a glória e o poder. Ele é excelso e exaltado, não há ninguém que se compare a Ele. Somos seus filhos, seus cooperadores nesse mundo, somos responsáveis por levar sua mensagem de amor e viver de modo digno de sermos chamados pelo seu nome.

Não a nós Senhor, não a nós, mas a Ti TODA A GLÓRIA!!! 

Um comentário sobre “A ALTIVEZ DO HOMEM DIANTE DA VONTADE DE DEUS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s