Encorajamento para lideres de célula-TADEL

Encorajamento para lideres de célula

Resultado de imagem para encorajar

Texto: Isaías 41:10 – não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

  1. Não temas, porque eu sou contigo
  • Não temer as dificuldades do dia a dia que são muitas
  • Não ter medo de prosseguir
  • Não tenha medo dos problemas do ministério
  • Não tenha medo dos problemas das pessoas

 

  1. Não te assombres, porque eu sou o teu Deus
    Não permita nada te apavorar, não deixe nada te espantar, não permita que os inventos do maligno te assombrem. Tem problemas e situações que parecem que crescem para cima da gente.3. Eu te fortaleço, e te ajudo e te sustento com a minha destra fiel.

    A mão direita de Deus vai estar estendida sobre a tua vida.
    Deus promete nos ajudar para vivermos para ele, promete nos ajudar como lideres servindo no seu Reino.

    Claro que algumas vezes não é fácil desbravarmos algumas situações, porém Deus nos ajuda.

    Veja este exemplo: Atos 27:25 – Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois eu confio em Deus que sucederá do modo porque me foi dito.

O apóstolo Paulo estava viajando neste navio como prisioneiro, por alguns dias grandes temporais cairão contra o navio ao ponto de arrebentar com todo o navio, sem dar a eles nenhuma esperança de sobreviverem.

Atos 27:20 – E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal toda a esperança de salvamento.
Veja isso! Um prisioneiro falando para todos os passageiros – 276 pessoas!
Tende bom ânimo, ninguém vai morrer, pois eu confio em Deus!

Paulo era um prisioneiro!

Nós também somos prisioneiros em Cristo Jesus. Estamos prendidos pelo seu amor, por isso, todos nós como cristãos, e principalmente líderes de células precisamos ser fonte de inspiração para todas as pessoas.

 

Falando de fé, falando a linguagem de Jesus (Marcos 9: 23)

  • Tudo é possível ao que crer.
  • Tudo posso naquele que me fortalece.

Todo líder de célula precisa ser fonte de inspiração para todos os seus membros, família, etc.

Todo líder de célula deve ser uma pessoa de fé.

Hb. 11: 1 – Ora, a fé é a certeza de coisas que se espera e a convicção de fatos que se não vêem.

 

Todos os líderes devem: viver a fé, falar em fé, encorajar todos a crescerem em Deus e vencerem todos os gigantes que aparecerem em sua frente.

Funções que o líder de célula precisa desenvolver com entusiasmo

  1. Discipular com muito entusiasmo os seus auxiliares.

Quantos?

Depende do seu tempo e de sua ambição espiritual.

Não esquecendo que a ordem do Mestre é: Fazei discípulos.

Pedro, Tiago e João.

  1. Cuidar das ovelhas

Atos 20: 28-29 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. 29 Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.

O líder: visita, aconselha e ora pelos membros da célula.

É responsável de cuidar da célula como um pastor cuida do seu rebanho. Afinal a Igreja toda está nas mãos dos líderes de célula.

  1. Conhecer as ovelhas

Pv. 27: 23 – Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; cuida bem dos teus rebanhos;

 

O líder de célula deve procurar conhecer cada pessoa que chega na célula. Deve promover encontros privados para conhecer melhor as pessoas e fazer descobertas acerca delas.

 

  1. Procurar as ovelhas

Lucas 15: 4-5 – 4 —Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la.5 Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros.

 

O líder da célula que perceber que tal ovelha deixou de frequentar a célula, ele deve cair em campo a procurar a sua ovelhinha querida que deve ter se trançado em algum mato.

  1. Alimentar as ovelhas

Sl. 23: 1-3 – O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará. 2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas. 3 O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.

 

Na reunião da célula não pregar, mas fazer com que todos possam  compreender claramente a palavra de domingo pregada na igreja.

  1. Proteger as ovelhas

João 10: 10 – “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.”

 

Na Igreja em células cada dez membros em média estão sob os cuidados e orientação de cada líder que é o pastor da célula e um auxiliar que são os responsáveis pela proteção do rebanho.

Pessoas problemáticas são comuns em grupos pequenos, e o líder da célula precisa ser diligente cuidando para que o comportamento delas não afete negativamente o seu rebanho.

Conclusão

Isaías 41: 10 – não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Uma consideração sobre “Encorajamento para lideres de célula-TADEL”

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.